Qual o procedimento para separar água sal de cozinha carvão e álcool?

Perguntado por: bvilela6 . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.6 / 5 16 votos

Temos substâncias homogêneas : água, álcool e sal de cozinha. Logo, elas se misturam, e o carvão ficará flutuando no líquido. Para separa-las : Decantação, depois destilação fracionada, destilação simples.

Resposta. Como o sal é solúvel em água e o carvão não é, adicionaríamos água à mistura, dissolvendo apenas o sal, em seguida, faríamos uso de um funil com papel de filtro separando por filtração a mistura sal+água(que passará pelo papel) e ficando retido no papel, apenas o carvão.

Separação de misturas heterogêneas
Centrifugação - utilizando a força centrífuga, separa os componentes de acordo com a densidade. Filtração - separa substâncias sólidas insolúveis e líquidas. Decantação - separa substâncias com densidades diferentes.

catação

O processo de separação manual dos diferentes componentes (ou fases) que compõem uma mistura chama-se catação.

O processo de destilação consiste em fornecer calor a uma mistura até que o ponto de ebulição do componente de interesse seja atingido e ele passe para o estado gasoso, separando-se dos demais.

Como ocorre a destilação simples? Passo 1: adição da mistura ao balão de destilação; Passo 2: ligar a chapa de aquecimento ou o bico de Bunsen para aquecer a mistura; Passo 3: à medida que a mistura vai sendo aquecida, a água passa a sofrer o processo de vaporização, ou seja, passa do estado líquido para vapor.

A destilação é o processo de separação de misturas homogêneas mais empregado em laboratórios de Química. Essa técnica baseia-se na diferença de pontos de ebulição entre as substâncias que compõem a mistura.

Resposta. Água+óleo: destilação fracionada. Água+carvão em pó: decantação, filtração ou centrifugação.

Decantação, sedimentação, sifonação e centrifugação
Esses processos baseiam-se em um único princípio: a diferença de densidade entre os componentes da mistura. Eles costumam ser usados em conjunto para separar misturas heterogêneas de dois tipos: líquido + sólido e líquidos imiscíveis.

Ao adicionar água, apenas o sal será solubilizado pela água, e a areia formará uma fase sólida, que pode ser separada da fase líquida (água + sal de cozinha) usando um filtro simples. É importante ressaltar que esse método necessita de outros métodos auxiliares para completar a separação dos componentes da mistura.

Os métodos que permitem separar as misturas homogêneas: Destilação simples: empregada na separação de misturas homogêneas compostas por sólido-líquido. Destilação fracionada: outro método usado para separar misturas homogêneas que permite separar misturas líquidas.

Por meio de uma filtração, é possível separar a fase sólida (areia) da fase líquida (água + açúcar). Pode-se evaporar a água, restando o açúcar.

Sabemos que o óleo não se mistura com a água, logo, adicionando água sobre a mistura, o sal se dissolve e se separa do óleo.

Líquido + Líquido
Quando dois líquidos são imiscíveis entre si, pode-se utilizar um funil de bromo para separá-los. O processo de separação de dois líquidos também recebe o nome de decantação.

Os métodos de separação de misturas são técnicas utilizadas para separar cada uma das substâncias que formam uma mistura homogênea ou heterogênea. A natureza apresenta diversas substâncias importantes para o dia a dia do ser humano.

Filtração é um método utilizado na separação de misturas heterogêneas do tipo sólido-líquido ou sólido-gasoso. Por exemplo: areia e água é do tipo sólido-líquido e ar e poeira é do tipo sólido-gasoso.

Decantação corresponde ao processo de separação de misturas heterogêneas, que podem ser do tipo líquido + sólido e líquido + líquido. Tais misturas são exemplificadas, respectivamente, por água + areia e água + óleo. Esse processo é baseado na diferença de densidade entre os componentes da mistura.

A operação é conseguida através do calor, necessário para evaporar, e do frio para condensar. O princípio da destilação se baseia na diferença entre o ponto de ebulição da água (100°C) e do álcool (78,4°C). A mistura água e álcool apresenta ponto de ebulição variável em função do grau alcoólico.

A destilação simples é um importante método de separação de misturas e é utilizada para separar os componentes de uma mistura homogênea formada por um sólido dissolvido em um líquido. Veja alguns exemplos de misturas que podem ser separadas pela destilação simples: Água com cloreto de sódio (NaCl) Água do mar.

Exemplos de destilação simples
Um exemplo, é a dessalinização da água do mar. Por meio desse processo, é possível separar a água dos sais presentes no mar e, obter água potável. A separação de cloreto de sódio e água também é realizada por meio da destilação simples, uma vez que a água é mais volátil que o sal.

O sal se dissolveu na água, durante o processo a água vai ser evaporada e o sal ficará no balão de destilação. Com este processo foi possível separar o sal da água, é o mesmo que acontece nas salinas, só que lá a evaporação da água é feita ao ar livre.