Qual o problema dos jovens no ensino médio?

Perguntado por: nmarques . Última atualização: 7 de maio de 2023
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Quando o jovem chega ao ensino médio, muitas vezes os responsáveis enfrentam maior dificuldade para acompanhar os filhos no processo escolar, pois os trabalhos exigem domínio de conhecimentos específicos com maior complexidade, além do currículo apresentar maior número de disciplinas.

Saiba quais os 7 principais problemas na adolescência e como...

  • Baixa autoestima. Com a mudança no corpo, muitos adolescentes começam a fazer comparações com os amigos e colegas do seu convívio social. ...
  • Isolamento social. ...
  • Timidez. ...
  • Bullying. ...
  • Vício em tecnologia. ...
  • Amizades problemáticas. ...
  • Estresse.

Os resultados principais evidenciaram que a evasão escolar ocorre, na maioria das vezes, por causa da vulnerabilidade social, falta de adequação das propostas pedagógicas à realidade dos estudantes, ausência de políticas públicas e trabalho precoce. Palavras-chave: Ensino-aprendizagem; Abandono escolar; Jovens.

Além disso, há críticas em relação à falta de investimentos, flexibilização curricular limitada, sobrecarga dos professores, falta de clareza na implementação e desigualdade social.

A necessidade de trabalhar é o principal motivo apontado por jovens de 14 a 29 anos para abandonar os estudos, de acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua Educação, divulgada hoje (15) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Isso pode ocorrer por diversos motivos, como problemas familiares, bullying, problemas financeiros, questões socioemocionais, relacionamento ineficiente entre aluno e escola, entre diversos outros fatores.

Distrações causam a falta de interesse nos estudos
Estudar em um ambiente repleto de distrações acaba com a concentração e aumenta as chances de que seu filho não absorva aquilo a que está se dedicando. O rendimento menor, inclusive, também contribui para a falta de interesse nos estudos.

A reforma do Ensino Médio impõe inúmeros desafios, especialmente para a escola pública, como a elaboração dos novos currículos, a adaptação dos materiais didáticos, a formação e alocação dos professores, as mudanças no sistema de matrículas e a adequação da infraestrutura.

Falta de amigos. Esse é o principal dos problemas da adolescência. Muitos jovens têm dificuldade para fazer amigos e se sentem solitários, e isso pode, eventualmente, causar transtornos emocionais e mentais, além de afetar a autoestima.

Um relatório divulgado pela Organização Mundial de Saúde (OMS), no último mês, serve de alerta para pais e responsáveis por adolescentes e pré-adolescentes. Conforme o documento, a depressão é a doença que mais afeta, em todo o mundo, jovens na faixa etária de 10 a 19 anos.

A falta de profissionais qualificados, a carência de material didático, carência na estrutura física e pedagógica, a má qualidade de ensino, tudo isso faz com que a escola seja um agente contribuinte dos problemas de aprendizagem e do fracasso escolar.

Para mudar a realidade do cotidiano escolar quanto ao insucesso escolar, cabe ao professor e a escola adotarem uma postura crítico-reflexiva ao lidar com os alunos e, em especial, os educandos com uma trajetória marcada pelo insucesso escolar.

O fracasso escolar surgiu, quando a maioria da população, formado por membros das classes trabalhadoras urbanas e rurais, teve acesso à escola pública e gratuita. Situação esta que julgamos excessivamente injusta e inaceitável e sua superação requer aprofundamento e análise da questão (FORGIARINI e SILVA, 2007, p.

Outros resultados da pesquisa apontam que 83% acreditam que o novo ensino médio desenvolverá os conhecimentos, habilidades e atitudes necessárias para os jovens; 83% que as escolas brasileiras formarão jovens mais preparados para os desafios e demandas do atual mercado de trabalho; e 80% acham que promoverá a elevação ...

A Reforma do Ensino Médio não alterou as condições estruturais das escolas, mas exige dos(as) professores(as) que trabalhem mais tempo com os(as) estudantes. Os resultados dessa situação são vistos no abandono da profissão docente, adoecimento dos(as) professores e uma piora na qualidade do ensino ofertado.

Defensores da reforma argumentam que o Novo Ensino Médio poderá mudar essa realidade, e irá ampliar as possibilidades para que o aluno tenha uma formação técnica e profissional, por meio dos itinerários formativos, enquanto cursa a educação básica.

Muitos alunos não aprendem por falta de responsabilidade, e os demais não precisam ouvir sermão junto com eles. Professores estressados também não ajudam muito. Às vezes os alunos não aprendem porque têm preguiça de estudar, e outras vezes pelo tipo de aula de alguns professores.

Além da bagunça ou indisciplina, há vários fatores que podem impedir o professor de ministrar bem sua aula, como perguntas feitas durante a explanação, conversas paralelas, barulhos externos e pessoas que requisitam a atenção do professor para tratar de assuntos que deveriam ser tratados fora da sala de aula.