Qual o problema demográfico?

Perguntado por: edantas . Última atualização: 3 de maio de 2023
3.9 / 5 15 votos

Uma das questões demográficas que mais vêm gerando debates no contexto mundial é o envelhecimento da população, resultado do controle do crescimento populacional e da elevação da expectativa de vida. Em linhas gerais, nascem menos e morrem menos pessoas no mundo do que antes.

Face a estas preocupações, podemos enumerar abaixo alguns dos principais desafios demográficos do mundo para o século XXI, a saber, a) questões alimentares, como a fome e a obesidade, b) as migrações em massa e xenofobia, c) a intolerância, racismo, machismo, homofobia e preconceitos de toda ordem, e d) o ...

Os principais dados demográficos do Brasil são levantados e divulgados pelo IBGE. O instituto contabiliza uma população absoluta de 213.317.639 habitantes (2021), os quais se distribuem por uma área de 8.510.345,538 km². Assim, sabe-se que a densidade demográfica do território brasileiro é de 22,43 hab./km².

A Demografia é uma área do conhecimento que estuda a dinâmica das populações sejam elas humanas ou não. Significa, literalmente, “estudo do povo”, pois esta palavra é a junção de "demos" (povo) e "grafia" (escrita,descrição). Também é chamada de “Geografia da População”, por se relacionar estreitamente com a Geografia.

Demografia é a ciência que tem como objeto de estudo as dinâmicas da população. Logo, é um campo do conhecimento que trata da produção e interpretação de informações diversas sobre a população em geral, a partir de meios como gráficos, tabelas e relatórios diversos.

A demografia pode afetar a produtividade através do seu impacto sobre poupança, investimento, formação de capital humano, mudanças tecnológicas, entre outros.

Melhorias e inovações na saúde, aumento da qualidade de vida, maior fluxo imigratório e maiores taxas de natalidade são fatores que influenciam no crescimento populacional.

As características demográficas correspondem a definições utilizadas na classificação de grupos sociais e indivíduos. Elas permitem compreender valores, hábitos, crenças, experiências e até mesmo acesso a bens e serviços que as pessoas acabam tendo em comum.

A transição demográfica, conforme o agrupamento das características que permeiam o crescimento natural de uma população, é dividida em quatro fases. As quatro fases são: pré-transição demográfica, aceleração demográfica, desaceleração demográfica e estabilização demográfica.

A questão do deficit demográfico gera profundos efeitos na composição econômica e até cultural de um país. O primeiro grande impacto é a redução da População Economicamente Ativa (PEA), que envolve a população empregada ou que procura por emprego, geralmente abarcando uma faixa etária entre 16 e 65 anos.

A população brasileira atual é de 190.732.694 habitantes (dados do IBGE – Censo 2010). Segundo as estimativas, no ano de 2025, a população brasileira deverá atingir 228 milhões de habitantes.

A demografia – ou Geografia da População – é a área da ciência que se preocupa em estudar as dinâmicas e os processos populacionais. Para entender, por exemplo, a lógica atual da população brasileira é necessário, primeiramente, entender alguns conceitos básicos desse ramo do conhecimento.

Conceitos demográficos são os referenciais utilizados no campo da demografia para o estudo e análise das dinâmicas populacionais. Eles são importantes porque nos auxiliam a caracterizar uma determinada população e compreender como ela evolui e a forma como esse conjunto de indivíduos se relaciona com o espaço.

A demografia tem como objetivo analisar os seguintes dados populacionais: crescimento demográfico, emigração (saída de pessoas de um país de forma espontânea ou de uma região para outra num mesmo país), taxa de natalidade (nascimentos), taxa de mortalidade, expectativa de vida, distribuição populacional por áreas, ...

O crescimento populacional ou crescimento demográfico é um conceito que corresponde ao aumento da quantidade de pessoas existentes no globo terrestre. Ao longo da história houve períodos em que o crescimento da população esteve baixo e outros em que ele aumentou consideravelmente.

Por meio do censo demográfico é possível saber o tamanho da população que vive em uma localidade, a sua distribuição espacial e o perfil dessa população, como a sua estrutura etária, a escolaridade e a composição por sexo e por etnia.

A queda da fecundidade e redução dos nascimentos ocasionou a desaceleração do crescimento populacional no Brasil. O aprofundamento de problemas socioeconômicos e a maior ocorrência de problemas ambientais são algumas das consequências da explosão demográfica.

A demografia é o ramo da geografia que se dedica ao estudo das populações e a relação delas com a sociedade. Por meio dos conceitos demográficos é possível entender a economia, a política, a cultura e até mesmo o desenvolvimento de uma nação.

Como citamos, o principal aspecto decorrente da finalização do processo de transição demográfica é o envelhecimento da população. Com a estabilização das taxas de natalidade e mortalidade, a sociedade entra em um cenário de envelhecimento natural, pois a expectativa de vida aumenta consideravelmente.

A teoria da Transição Demográfica explica uma mudança específica na dinâmica demográfica, que é a queda acentuada das taxas de fecundidade, de natalidade e de mortalidade. Essa teoria foi proposta considerando-se as relações entre o crescimento populacional e desenvolvimento socioeconômico.