Qual o problema de Estalar o pescoço?

Perguntado por: ebelchior . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.4 / 5 20 votos

Hernandez explica que estalar o pescoço não é capaz de causar um AVC: “O grande problema é quando as pessoas tentam fazer manobras muito vigorosas, muito intensas para conseguir o estalo e, numa dessas manobras, elas podem machucar essa articulação.

Hábito de estalar o pescoço não representa riscos para a saúde.

O estiramento do pescoço pode produzir a dissecção das artérias, causando problemas no fluxo de sangue cerebral e, consequentemente, o derrame.

Estralando com as mãos
Massageie lenta e delicadamente o pescoço por alguns minutos para deixar os músculos mais relaxados. Incline o queixo na direção do esterno e segure-o nessa posição por 20 segundos. Em seguida, leve a cabeça para trás e olhe para o teto por mais 20 segundos.

Quem nunca ouviu uns estalos ao virarmos o pescoço ? Estes sons crepitantes, crocantes são produzidos pelo afastamento das estruturas articulares do nosso pescoço, que provocm uma libertação repentina de gases em forma de bolhas produzindo um som audível conhecido por "estalos".

Sentado, incline lateralmente seu pescoço e com a ajuda da mão realize uma leve pressão de maneira que sinta alongar levemente a região contralateral. Mantenha 40 segundos e repita do outro lado. Num segundo momento, leve o queixo em direção ao peito e com as duas mãos empurre levemente e mantenha por 40 segundos.

Sim! A pessoa pode até mesmo quebrar o pescoço por causa de um estalo. Pacientes que têm esse hábito de forma compulsiva costumam ter lesões significativas nos processos espinhosos das vértebras cervicais.

O ato de estalar não faz mal, quando ocorre ocasionalmente ou espontaneamente, mas quando repetido com freqüência e com força na articulação estressam consideravelmente os tendões, cápsulas, cartilagens e ligamentos.

5 exercícios curtos e simples para fortalecer o pescoço

  1. Elevações de cabeça para baixo com disco. ...
  2. Elevações cabeça para baixo com disco. ...
  3. Resistência assentada com Arnês de Cabeça. ...
  4. Exercício isométrico para os lados. ...
  5. Exercício isométrico para a frente e para trás.

De maneira geral não há problema em estalar as costas, mas ainda existem alguns mitos que cercam a ideia de que o ato pode ser prejudicial à coluna. Um deles é que estalar as articulações pode ocasionar artrite, mas isso não é comprovado cientificamente.

A movimentação irregular da ATM pode provocar dor no pescoço e face, estalos e zumbido em alguns casos. Toda e qualquer disfunção nessa articulação pode levar a dores, perda do movimento e da função, denominamos DTM (Distúrbio temporomandibular).

O nervo do pescoço inflamado pode ser causado por vários problemas diferentes, sendo a lesão uma das causas mais comuns. Isso pode incluir hérnia de disco, trauma direto de uma lesão física, tal como um acidente de carro ou uma queda, ou lesões por movimentos repetitivos de atividades.

O que fazer para acabar com a dor no pescoço e no ombro?

  1. Alongamentos. Alongamentos que envolvem o pescoço relaxam os músculos e reduzem a dor e a tensão. ...
  2. Compressas de água morna. Aumentar a circulação sanguínea ajuda a relaxar os músculos e alivia a tensão nos ombros e no pescoço. ...
  3. Massagens. ...
  4. Exercícios. ...
  5. Travesseiro.

Esse movimento geralmente não traumatiza a articulação e, portanto, não 'engrossa' os dedos nem causa nenhum dano aos ligamentos, cartilagens e tendões.” No entanto, se o ato de estalar os dedos for feito de modo compulsivo, há risco de causar frouxidão ligamentar e até uma doença articular degenerativa.

E aqui é preciso observar o comportamento e consequências que esses estalos provocam. Mas, de maneira geral, é importante buscar atendimento médico ou agendar uma consulta quando existir DOR associada. Nesse sentido, é importante ressaltar que os ossos estalando com frequência também podem ser um sinal de alerta.

Esta doença é chamada de artrose primária quando motivada por fatores genéticos, ou artrose secundária quando relacionada com o envelhecimento, problemas posturais, acidentes, stress ou outras doenças. O problema das artroses nas vértebras cervicais é uma patologia muitas vezes associada ao envelhecimento natural.