Qual o problema de comer kibe cru?

Perguntado por: lzagalo2 . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.9 / 5 19 votos

Depende. Segundo o veterinário Pedro de Felício, quem não quer abrir mão desse tipo de produto, que pode apresentar contaminação por parasitoses e microorganismos, deve congelar a carne por 15 dias antes de usá-la crua.

Há até uma tendência de comer carne de boi crua, mas mesmo receitas clássicas têm seus riscos, devido à alta possibilidade de contaminação por bactérias, vírus e parasitas. "Mesmo carpaccio, steak tartare ou quibe cru, preparados com carne bovina crua, há um grande risco de contaminação", diz Flôres.

Pratos como carpaccio ou tártaro de carne podem ser deliciosos, mas serão seguros? Segundo a healthline, o maior risco é contrair uma intoxicação alimentar. Isso é causado pela ingestão de alimentos contaminados com bactérias, vírus, parasitas ou toxinas.

"É muito importante as pessoas terem cuidado ao ingerir alimentos crus ou mal passados. Eles podem ser vetores de transmissão de doenças, especialmente parasitas, bactérias e vírus", afirma Jean Gorinchteyn, infectologista do Instituto de Infectologia Emílio Ribas.

Depende. Segundo o veterinário Pedro de Felício, quem não quer abrir mão desse tipo de produto, que pode apresentar contaminação por parasitoses e microorganismos, deve congelar a carne por 15 dias antes de usá-la crua.

Os principais riscos são as contaminações por microorganismos, como enterobactérias (que vivem no trato intestinal), vírus e protozoários. Na carne bovina e de porco podem ser encontrados salmonela, a shigella e escherichia-coli.

Significado de Omófago
adjetivo, substantivo masculino Que ou aquele que se alimenta de carne crua.

Carne crua é não é indicado para consumo, e pode oferecer riscos à saúde, como doenças transmitidas por alimentos (DTA). Essas infecções, chamadas de gastrointestinais, são causadas pela contaminação por bactérias, vírus ou protozoários.

carne bovina

Os alimentos mais incriminados são carne bovina, aves, suíno e ovos crus. Salmonella é uma bactéria que causa doenças em humanos e animais, através do consumo e da ingestão de alimentos contaminados.

O frango cru pode abrigar duas bactérias: a salmonela, que é bem conhecida por causar diarréia e a campylobacter, que é responsável por problemas mais graves. Essa segunda pode desenvolver na pessoa contaminada até mesmo uma doença autoimune, que faz com que o próprio corpo ataque tecidos saudáveis.

Em Levítico 11, o Senhor fala a Moisés e Arão e estabelece quais animais podem ser comidos e quais não podem: “Você pode comer qualquer animal que tenha o casco fendido e que rumine. Há alguns que só ruminam ou só têm o casco fendido, mas não deves comê-los.

[ Culinária ] Prato composto de fatias muito finas, geralmente de carne ou peixe crus e temperados com limão e azeite. Plural: carpacci. Origem etimológica:palavra italiana. Plural: carpacci.

"A triquinelose, que provoca alterações musculares graves, por exemplo, pode estar relacionada tanto ao consumo de carne mal cozida de veados [além de onças, ursos e morsas] como de porcos, que ainda estão sujeitos à hepatite E, presente em ostras e que na Ásia e na Europa tem ganhado importância", explica Lauro ...

A carne suína é tida como uma das mais saudáveis disponíveis na nossa alimentação, de acordo com especialistas em saúde e alimentação. Ela tem menor teor de gorduras do que a carne de boi, mantendo características como o volume de proteínas, vitaminas do complexo B e ferro em sua composição.

Além de bactérias e fungos, os alimentos podem ser contaminados por vírus e parasitas e também por toxinas produzidas e liberadas por esses microrganismos. Como nem sempre essa contaminação é percebida, é importante estar atento ao prazo de validade e ao estado de conservação dos alimentos.

Carne suína malpassada também não é recomendada, pois favorece o surgimento de infecções bacterianas e infestações de parasitas no organismo.

Não pode ir para a geladeira. O quibe pronto deve ficar na geladeira, por cerca de uma hora antes de ser servido.

Cheiro característico.
Carne tem um odor próprio. Se for mais acidificado que o normal, isso pode indicar a presença de bactérias. O odor da carne, portanto, deve ser aquele cheiro característico de carne, mas de forma sutil. Se for muito intenso, também não é recomendado o consumo.

Continuar lendo Qual nome de kibe cru?