Qual o problema de coluna que se aposenta?

Perguntado por: ecaetano . Última atualização: 7 de maio de 2023
4.4 / 5 6 votos

As doenças ou problemas na coluna mais comuns nos casos de aposentadoria por invalidez, são: Hérnia de disco: Essa doença se manifesta quando um nervo fica comprimido e causa dores fortes, situação que provavelmente irá se caracterizar como uma hérnia no disco da coluna.

Assim como a Hérnia de Disco ou a artrose da coluna, a Doença Degenerativa do Disco pode causar muita dor nas costas, apesar de nem sempre se manifestar com sintomas. A discopatia degenerativa é uma doença crônica, ou seja, que pode durar por muitos anos ou a vida inteira, e que não tem cura, apenas tratamento.

A hérnia lombar é uma condição em que o disco intervertebral se projeta para fora da coluna vertebral, comprimindo os nervos e causando dor. Quando a dor é incapacitante, o paciente pode ter direito a benefícios previdenciários, como o BPC-LOAS ou a aposentadoria por invalidez.

Discopatia é a maior causa de dor na coluna
A doença do disco (discopatia) e suas consequências são a maior causa de dor na coluna. A lombalgia e a dor/ tensão no pescoço são muito comuns na população contemporânea e cerca de 80% da população vai ter dor na coluna lombar ao menos uma vez durante sua vida.

Qual é o CID mais grave da coluna? CID M54 é o código para Dorsalgia, conforme a Classificação Internacional de Doenças.

O Perito Médico Previdenciário emite pareceres técnicos por solicitação do INSS, de fato quem concede o benefício é o INSS e a Lei. O perito apenas analisa se o pedido do segurado goza de veracidade e se está enquadrado na previsão legal.

Indícios que a gonartrose causa incapacidade para o trabalho
Sua artrose é grau 3 ou 4.

A localização mais comum da hérnia de disco lombar é no disco que fica entre a quarta e quinta vértebra lombar (L4/L5) e no disco que fica entre a quinta vértebra e o sacro (L5/S1).

2. Quais doenças na coluna dão direito à aposentadoria por invalidez?

  • Hérnia de disco;
  • Osteofitose;
  • Protusão discal;
  • Discopatia degenerativa;
  • Cervicalgia;
  • Espondiloartrose anquilosante;
  • Escoliose.
  • Hérnia de disco. Enquadrada entre as 5 doenças na coluna para auxílio-doença no INSS, conhecida como “bico de papagaio”, seus sintomas vão de leves a graves que podem exigir cirurgia, por exemplo. ...
  • Lombalgia. ...
  • Artrose na coluna. ...
  • Osteoporose. ...
  • Escoliose.

“As doenças degenerativas da coluna são doenças que decorrem de processos de desgaste dessas estruturas. Os acometimentos mais comuns são degeneração dos discos intervertebrais, protusões e hérnias de disco, artrose facetária ou artrose da coluna, estenose do canal vertebral e escoliose degenerativa”, afirma.

Agora pós a reforma previdenciária o valor a ser pago de auxílio-doença, chamado atualmente de auxílio por incapacidade temporária é a média de 100% dos salários de contribuição e não mais 80%, como era anteriormente.

Hérnia de disco extrusa
É um tipo de hérnia de disco mais grave do que a protusão discal. Neste caso, ocorrem deformidades no disco intervertebral, que se torna muito fragmentado. Quando há o rompimento das fibras que protegem o interior do disco, acontece o extravasamento de seu conteúdo.

Assim, o tempo de afastamento por hérnia de disco vai depender de inúmeros fatores. Mais de 95% dos casos de hérnia de disco não precisam de cirurgia e, embora seja uma patologia em que pode não haver cura, a pessoa portadora pode retornar às atividades, dependendo do caso, com o tratamento adequado.