Qual o princípio da auditoria?

Perguntado por: umata . Última atualização: 24 de abril de 2023
4.6 / 5 11 votos

Confiança, integridade, confidencialidade e descrição são essenciais para auditar. Um auditor deve ser integro e ético, não deve aceitar presentes e não se deve influenciar por elogios e subornos em uma auditoria.

Princípios de auditoria do setor público: requisitos organizacionais; princípios gerais (ética e independência, julgamento, devido zelo e ceticismo profissionais, controle de qualidade, gerenciamento e qualificação da equipe de auditora, risco de auditoria, materialidade, documentação, comunicação); princípios ...

O principal objetivo de uma auditoria é apurar os resultados e quais foram as informações apresentadas nas demonstrações financeiras e contábeis de uma empresa.

7 tipos de auditoria

  • Auditoria contábil.
  • Auditoria financeira.
  • Auditoria Fiscal e Tributária.
  • Auditoria operacional.
  • Auditoria de sistemas.
  • Auditoria ambiental.
  • Auditoria de qualidade.

As Big Four são as quatro maiores empresas de auditoria do mundo: Ernst & Young (EY), Deloitte, PricewaterhouseCoopers (PwC) e KPMG. Além de auditoria, elas são conhecidas por prestarem serviços como consultorias, análises fiscais e tributárias e auxílio com aquisições, fusões e cisões.

O objetivo de um programa de auditoria é criar uma política que seja suficientemente detalhada para que qualquer auditor externo consiga compreender quais testes oficiais foram executados, quais conclusões foram tiradas e qual o raciocínio por trás de cada uma delas.

Auditoria é um exame sistemático das atividades desenvolvidas em determinada empresa ou setor, que tem o objetivo de averiguar se elas estão de acordo com as disposições planejadas e/ou estabelecidas previamente, se foram implementadas com eficácia e se estão adequadas.

Com a auditoria, torna-se possível identificar problemas e avaliar os riscos que eles trazem, sejam motivados por erros ou fraudes. Trata-se de um procedimento que garante à gestão uma melhor compreensão a respeito da realidade da empresa e da eficácia dos diferentes processos que fazem parte da rotina dela.

Auditoria operacional foca em determinar se intervenções, programas e instituições estão operando em conformidade com os princípios de economicidade, eficiência e efetividade, bem como se há espaço para aperfeiçoamento.

Ressalta-se que uma auditoria caracteriza-se pela confiança e princípios, tornando- se ferramenta eficiente e confiável. Dessa forma, contribui para as políticas de gestão e controle, provendo as organizações de informações que possibilitem melhorar os seus processos de negócio.

A auditoria é responsável por avaliar os processos internos de uma organização. Logo, o objetivo é detectar falhas e, assim, solucioná-las. Isso contribui diretamente para melhorar o controle interno. Afinal, permite monitorar a atuação, corrigir estratégias ineficientes e promover melhorias contínuas.

Ela age de forma a averiguar todos os procedimentos internos e políticas definidas pela empresa, tornando possível perceber se os sistemas contábeis e de controles internos estão sendo efetivos e realizados dentro de critérios salutares à vida financeira da empresa.

O papel do auditor é identificar as fontes que podem gerar uma não conformidade. Entre as principais delas, estão: Falhas no atendimento aos requisitos de normas, especificações técnicas e documentos de referência, relacionados aos processos, áreas, serviços ou produtos.

Veja em detalhes as 5 etapas principais a seguir para implementar sua auditoria:

  • Planejamento da auditoria.
  • Mapeamento dos processos.
  • Análise e identificação dos riscos.
  • Formulação de controles internos.
  • Execução e revisão dos resultados.

Existem diferentes tipos de auditoria, normalmente focada em aspectos diversos do negócio: auditoria jurídica, empresarial, trabalhista, fiscal e tributária, ambiental e operacional. Entenda quais são as principais características de cada uma delas.

Conheça as maiores companhias de auditoria do mundo!

  • Deloitte Touche Tohmatsu. A Deloitte Touche Tohmatsu, mais conhecida apenas como Deloitte, foi fundada em 1845 por William Welch Deloitte, na cidade de Londres (Inglaterra). ...
  • PriceWaterhouseCoopers (PwC) ...
  • Ernst & Young (EY) ...
  • KPMG.

O checklist e o fluxograma anteriormente mencionados estão consignados no Subproduto 24. O Manual Operacional Técnico define Universo de Auditoria como o conjunto de objetos passíveis de serem priorizados para a elaboração do Plano de Auditoria Interna.

A auditoria da qualidade pode ser analisada sob dois diferentes prismas: o interno, que avalia processos, produtos e atendimento, dentre outros aspectos; e o externo, que abrange fornecedores, matérias-primas e demais aspectos nesse sentido.