Qual o principal pilar da comunicação?

Perguntado por: dmonteiro . Última atualização: 13 de maio de 2023
4.8 / 5 14 votos

Você quer causar impacto com a sua mensagem, você quer que as coisas aconteçam através das suas palavras (ou qualquer outra forma de comunicação que possamos imaginar). E para que isso seja possível, você precisa ser assertivo, mostrando assim que você deve ser levado a sério.

Uma vez definida a ação e o projeto a serem desenvolvidos, cabe ao responsável pela Comunicação Interna definir quais deles serão responsáveis por atender aos três pilares da CI – Informar, Motivar e Conectar.

Dentro da comunicação digital, costuma-se definir o conceito como a união de 4 pilares: relacionamento, engajamento, conteúdo e presença.

A grande base da comunicação humana é o diálogo e este deve ser construtivo e pautado numa relação ganha-ganha. Se durante o processo de diálogo houver a prática do convencimento ou da persuasão sobre uma das partes envolvidas no assunto, nenhuma das duas práticas é relevante para o diálogo.

Existem princípios que nos ajudam a ser mais efetivos ao nos comunicar, relacionados à: 1] mensagem que desejamos difundir, 2] pessoa que comunica, 3] maneira de transmitir a mensagem. A mensagem deve ser positiva.

Os elementos da comunicação são: Emissor. Receptor. Mensagem.

Os elementos da comunicação são: o emissor, o receptor, a mensagem, o canal, o contexto e o código.

  • Emissor;
  • Receptor;
  • Mensagem;
  • Canal;
  • Contexto;
  • Código;

Está formado o tripé da comunicação eficaz que é baseado em: Tornar o pensamento comum. Produzir uma resposta. Persuadir.

Quando e como usar cada tipo de comunicação?

  • comunicação verbal;
  • comunicação não-verbal;
  • comunicação escrita;
  • comunicação visual.

A comunicação estratégica é uma das ferramentas mais importantes nas relações interpessoais. Ter um excelente fluxo de informações, convencer os demais, construir uma imagem positiva, motivar pessoas e diversos outros objetivos passam pela maneira como nos comunicamos.

Os pilares essenciais da comunicação empresarial envolvem a gestão da reputação, fluxos, o estudo dos cenários interno e externo, objetivos estratégicos, metas e indicadores, plano tático e operacional, acompanhamento para uma execução disciplinada, se necessário fazer novos ajustes.

A comunicação faz parte dos seres humanos desde antes da formação da sociedade e até os dias de hoje garante com que consigamos transmitir nossas ideias e pensamentos, além de resolver nossos conflitos e ajudar na construção de uma carreira profissional de sucesso.

Comunicação é uma palavra derivada do termo latino "communicare", que significa "partilhar, participar algo, tornar comum". Através da comunicação, os seres humanos e os animais partilham diferentes informações entre si, tornando o ato de comunicar uma atividade essencial para a vida em sociedade.

No processo comunicativo estão presente os elementos da comunicação que são seis: emissor, código, mensagem, canal, receptor e referente.

Função da comunicação
O termo comunicação refere-se à “ação de transmitir uma mensagem e, eventualmente, receber outra mensagem como resposta”, compartilhar informações; efetivar um diálogo; passar uma mensagem individual para o coletivo. O ser humano tem necessidade de se comunicar desde períodos pré-históricos.

O tom de voz, os gestos, uma linguagem bem falada, com conteúdo e palavras bem pronunciadas, são fatores importantes em uma conversação”. A arte da conversação é essencial para o nosso sucesso pessoal. Seja em primeiro lugar você mesmo, sem artificialismo.

O conceito de comunicação vem do latim communicare, que significa tornar comum, compartilhar, trocar opiniões, associar, conferenciar.

Segundo o site Significados, esse substantivo vem do latim “communicare”, e significa: partilhar, participar algo, tornar comum. O conceito de comunicação refere-se à troca de informações no formato de uma mensagem. O ato envolve a emissão e a recepção das informações.

Os elementos constitutivos da linguagem são, pois, gestos, sinais, sons, símbolos ou palavras, usados para representar conceitos, ideias, significados e pensamentos.

O canal é o meio no qual ou pelo qual a mensagem é transmitida: e-mail, celular, rádio, televisão, jornal,… O código é o conjunto de signos e sinais utilizados na transmissão da mensagem: língua portuguesa, língua inglesa, língua gestual, cores, sons,…