Qual o principal país de origem dos imigrantes que chegaram a Amazônia?

Perguntado por: rbrito . Última atualização: 30 de abril de 2023
4.1 / 5 8 votos

Venezuela

O principal país de origem dos migrantes que chegaram à Amazônia foi a Venezuela. Mais de 85% dos venezuelanos que chegaram ao Brasil iniciaram seu fluxo migratório no município de Pacaraima, em Roraima. O município roraimense foi a oitava principal porta de entrada migratória no país.

Os primeiros habitantes da Amazônia foram os índios, que se relacionavam de forma harmônica com o meio, realizando suas atividades sem gerar danos à biodiversidade.

A maior entrada de imigrantes espontâneos no Brasil aconteceu entre meados do século XIX e a década de 1930. Portugueses, italianos, japoneses, alemães e árabes (sírios, turcos, egípcios, palestinos) foram os principais grupos de imigrantes que entraram no país nesse período.

De acordo com esta fonte, entre 1908 e 1910 entraram pelo porto de Belém aproximadamente 13,5 mil estrangeiros, das mais diversas nacionalidades. Destacam-se os portugueses (48,67%), os espanhóis (15,98%), os ingleses (7,18%), os turcos-árabes (4,69%) e os italianos (4,15%).

A região Amazônia/Acre, terra que já abundou a seringueira, matéria prima para a fabricação da borracha, foi atrativo para milhares de pessoas que vieram principalmente do Nordeste brasileiro em plena expansão extrativa da borracha. Nestes movimentos estão os do final do sec. XIX e meados do sec.

História do Amazonas
Após o descobrimento do Brasil, a região foi alvo de exploradores portugueses. O processo influenciou na decisão do Tratado de Madri, de 1750, que dava posse definitiva da região para a Coroa Portuguesa. O decreto de criação da Província do Amazonas foi assinado por Dom Pedro II em 1850.

A floresta provavelmente se formou durante o período Eoceno. Ela apareceu na sequência de uma redução global das temperaturas tropicais do Oceano Atlântico, quando ele tinha se alargado o suficiente para proporcionar um clima quente e úmido para a bacia amazônica.

As duas lendas mais famosas são Atlântida – ilha grega que teria sido engolida pelo mar – e Eldorado, cidade feita de ouro que estaria em algum lugar da floresta amazônica entre o estado brasileiro de Roraima e a Venezuela.

Primeiros povos e colonização europeia
A região onde atualmente se encontra o estado do Amazonas era parte integrante da Espanha, à época do descobrimento do Brasil pelos portugueses, entretanto foi ocupada e colonizada por Portugal.

Habitantes tradicionais da floresta amazônica – índios, seringueiros, castanheiros etc.

O Amazonas ganhou esse nome em 1541 por causa do explorador espanhol Francisco de Orellana, que, ao ser atacado por índios, fantasiou tratar-se de guerreiras como as da mitologia grega – numa “fábula extravagante”, observa Almeida. Mais sóbrios, os índios o chamavam de Parà-nà-guaçú, ou “semelhante ao mar grande”.

- Principais países de origem dos imigrantes que vieram para o Brasil: Portugal, Itália, Alemanha, Japão, Espanha, Suíça, China, Coreia do Sul, Polônia, Ucrânia, França, Líbano, Israel, Bolívia e Paraguai. Última revisão: 22/08/2019. Graduado em História pela Universidade de São Paulo - USP (1994).

Os primeiros imigrantes europeus não-portugueses a se estabelecerem no Brasil foram os suíços. Devido à falta de terras na Suíça, cerca de duas mil pessoas imigraram para o país entre 1818 e 1819 e se tornaram "súditas do Rei de Portugal."

A colonização do Brasil foi realizada por Portugal. Os portugueses chegaram ao Brasil por meio da expedição de Pedro Álvares Cabral, em abril de 1500. A colonização do Brasil teve três importantes ciclos econômicos: pau-brasil, açúcar e ouro.

Os Nordestinos, em especial os cearenses, foram pioneiros no povoamento mais efetivo da Região Amazônica, quando, no período do rush da borracha. Muitos desses migrantes eram flagelados e retirantes das secas que, ocupando os seringais nos vales dos rios amazônicos, dedicaram-se à atividade extrativista.

A descoberta da Amazônia ocorreu com a primeira expedição espanhola, iniciada em 1541 e capitaneada por Francisco de Orellana, que percorreu o rio desde o Peru até a desembocadura.

Os Sateré-Mawé também são encontrados morando nas cidades de Barreirinha, Parintins, Maués, Nova Olinda do Norte e Manaus, todas situadas no estado do Amazonas.

Mais de 75% dos brasilienses “nordestinos” são oriundos de quatro estados: Bahia (21,7%), Piauí (21,2%), Maranhão (18,2%) e Ceará (14,7%). Na sequência, aparecem os oriundos da Paraíba (10,3%), Pernambuco (7,2%), Rio Grande do Norte (4,7%), Alagoas (1,0%) e Sergipe (0,9%).

No Brasil, os movimentos migratórios estão mais diversificados, no entanto, os habitantes do Nordeste protagonizaram grandes fluxos migratórios com destino às outras regiões do país, sobretudo para o Sudeste.

São Paulo deve muito a mão de obra do nordestino”, ressalta o cientista social e antropólogo pernambucano Expedito Leandro Silva, que acrescenta que, apesar desse fato histórico, a importância do nordestino na construção da cidade vai além dos tijolos na parede, mas contempla também a política, literatura, música, ...

1540 – Os portugueses descobrem a Amazônia, desbravadores lusitanos chegam à região para impedir a invasão de ingleses, franceses e holandeses, que cobiçavam a floresta. 1637 – Portugal encomenda a primeira grande expedição à região, com cerca de 2 mil pessoas.