Qual o principal objetivo do artigo como as Águas-vivas queimam?

Perguntado por: ldomingues . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.1 / 5 12 votos

“Um dos focos do nosso trabalho são as águas-vivas, pois muitas delas e das caravelas – os cnidários – são urticantes para os seres humanos; elas causam o que chamamos popularmente de 'queimaduras'.

Apesar de sua bela aparência, pelas raras cores, as águas-vivas são perigosas e o contato com a mesma pode causar lesões ou até mesmo um óbito. As espécies mais perigosas são as Cubomedusas.

Segundo biólogos marinhos, as águas-vivas são da espécie medusa-da-lua, que não queima.

Não se deve tocar nas águas-vivas e caravelas, mesmo que pareçam estar mortas na areia. Em ambos os casos, a orientação é não esfregar o local da lesão ou utilizar água doce, uma vez que isso estimula os nematocistos remanescentes na pele do paciente a injetarem mais toxinas, agravando o quadro.

Eles podem ser retirados com a mão, que tem um tecido mais resistente. Mas o ideal é usar um papel para evitar algum ferimento na mão. 8 – A pessoa que foi ferida por água-viva pode pegar sol? Não é bom.

As águas-vivas são sim capazes de queimar as palmas das mãos das pessoas, basta entrar em contato, o que acontece é que é dificil elas chegarem até a mão, já que elas não ficam na superfície da água, por isso elas geralmente atacam as pernas.

“Aqui no Brasil a maioria das águas-vivas têm um veneno que não é muito forte”, observa Damaris Ortolan. Os sintomas são semelhantes a uma queimadura com fogo, por ficar queimando por vários minutos. Depois, ficam uma ardência e vermelhidão que podem durar algumas horas.

A picada da maioria das espécies resulta em uma erupção cutânea pruriginosa e dolorosa que pode se transformar em bolhas cheias de pus que, mais tarde, acabam por rebentar.

Uma espécie de cnidário conhecida como Turritopsis dohrnii consegue driblar a última e mais preocupante etapa do ciclo e, por isso, é considerada imortal.

Algumas pomadas com corticoides podem ajudar a melhora dos sintomas, mas antes de passar qualquer tipo de medicamento, prefira as orientações mais básicas: água salgada e vinagre.

Abaixo, confira os primeiros socorros em caso de queimaduras com águas-vivas ou caravelas-portuguesas: Primeiros socorros: 1) Faça compressas de água do mar gelada e aplique vinagre de cozinha para aliviar a dor e retirar parte do veneno do ferimento. Reaplique novos banhos de vinagre por 30 minutos.

As caravelas não causam “queimaduras”, mas sim um envenenamento, geralmente mais grave do que aquele causado pela maioria das espécies de águas-vivas. Seus tentáculos possuem pequenas cápsulas que injetam veneno através de micro arpões, chamados nematocistos, quando acidentalmente tocam a pele humana.

24 horas

As duas têm capacidade de envenenar até 24 horas fora da água, por isso é importante não mexer se encontrar com uma água-viva ou caravela na areia. O especialista explica que a água-viva não morde e também não provoca exatamente a queimadura. A água viva “envenena”.

irukandji

A irukandji é uma espécie pequena e altamente venenosa de água-viva com cerca de 2 cm de diâmetro, tornando-se difícil de notar na água.

Mas quais efeitos colaterais um envenenamento por água-viva pode causar? Principalmente, reações alérgicas e estas podem levar à insuficiência cardíaca, insuficiência respiratória, edema de glote e até mesmo choque anafilático.

O desenvolvimento da água-viva dura semanas até se tornarem adultas, quando recebem o nome de medusa. A partir daí o tempo estimado de vida é de três a seis meses.