Qual o principal objetivo de uma empresa organização?

Perguntado por: iguterres . Última atualização: 24 de abril de 2023
4.6 / 5 10 votos

Manter ou aumentar a lucratividade do negócio. Obter maior produtividade. Oferecer um excelente serviço ao cliente. Atrair e reter capital humano.

A organização empresarial diz respeito a tudo o que acontece dentro de uma empresa, desde estratégias de marketing e comunicação com os clientes até a escala de horários de funcionários e o controle de desempenho dos mesmos.

Empresa é uma organização que realiza atividades econômicas com finalidades comerciais, por meio da produção e venda de bens ou serviços. Também conhecida como atividade empresarial, uma empresa atua na venda, produção e compra de bens ou serviços.

A organização pessoal é essencial para o melhor aproveitamento do tempo, para a criação de melhores condições de trabalho e para o desenvolvimento pessoal de qualquer pessoa. Com uma vida mais organizada, torna-se muito mais fácil encontrar soluções criativas para os mais diversos tipos de problemas.

As organizações são instituições complexas que desempenham um papel fundamental na sociedade. Elas são responsáveis por fornecer empregos, bens e serviços, e por contribuir para o desenvolvimento econômico do país. Além disso, as organizações têm um impacto significativo na cultura, nos valores e nas vidas das pessoas.

A missão organizacional é um conceito que visa determinar o propósito de uma organização (entendida como uma empresa, uma universidade, uma ONG ou um setor administrativo), ou seja, qual a sua razão de existência.

Saiba como sempre ter uma empresa organizada

  • Tenha reuniões semanais. Começamos falando sobre a organização do ponto de vista da comunicação — e esta dica vale especialmente para empresas com grandes equipes. ...
  • Invista em um software de gestão. ...
  • Tenha uma rotina de limpeza. ...
  • Aposte na guarda de documentos.

Os tipos de estrutura organizacional existentes estão inseridos em dois modelos diferentes: formal e informal.

Benefícios da organização
Uma rotina organizada traz produtividade, melhora a qualidade de vida, reduz o estresse e proporciona sensação de paz de espírito, mas os benefícios não param por aí!

A organização é peça-chave para uma maior produtividade. Por mais banal que pareça, a arrumação no ambiente de trabalho pode garantir uma maior eficácia, otimização na execução de tarefas e até aumentar a motivação no emprego. Além disso, empresas bem ordenadas passam uma sensação de confiabilidade aos clientes.

O bem mais valioso de qualquer organização é o capital humano, ou seja, as pessoas que fazem a empresa acontecer e continuar viva.

Planejamento e organização do trabalho é uma maneira de organizar as tarefas e os recursos disponíveis para alcançar os objetivos de seu negócio, seguindo as metas estabelecidas e executando as ações necessárias para isso.

Os elementos principais da estrutura organizacional incluem o grau de especialização do trabalho, a departamentalização, a cadeia de comando, a amplitude de controle, o grau de centralização e descentralização e a formalização.

A organização do trabalho constitui uma dimensão significativa do “trabalho” entendido como toda atividade social e historicamente condicionada – e, portanto, mutável – orientada à satisfação de necessidades individuais e coletivas, que combina de diversas maneiras o esforço físico e mental, cujas formas e conteúdos ...

Pilares da cultura organizacional
Nesse sentido, três elementos são fundamentais: a missão, a visão e os valores.

Como definir a visão de uma empresa?

  1. A visão organizacional deve ser objetiva, inspiradora, desafiadora e alcançável;
  2. Não há necessidade de estabelecer um prazo para alcançar a visão;
  3. Baseie-se em dados concretos.

Podemos notar que a missão representa a base de todo o planejamento, enquanto a visão está presente para direcionar o futuro da empresa e no estabelecimento de seus objetivos. Por fim, os valores têm aplicação mais prática e ditam a rotina dos colaboradores e líderes da organização.

A estrutura organizacional de uma empresa inclui os seus departamentos, ou a divisão por setores, mas também as relações hierárquicas entre eles. O conceito de estrutura organizacional não é, portanto, sinônimo nem de departamentalização, nem de hierarquia isoladamente, mas sim uma combinação entre elas.

São seis as funções organizacionais: produção ou serviços; comercial ou marketing; materiais ou logística; financeira; recursos humanos; e jurídico-legal. Estas funções devem ser integradas na organização, tanto para seu funcionamento como para o planejamento.

Uma grande empresa ou uma pequena oficina, um laboratório ou o corpo de bombeiros, um hospital ou uma escola são todos exemplos de organizações.

Estrutura organizacional linear (ou hierárquica, ou vertical) Estrutura organizacional funcional. Estrutura organizacional matricial. Estrutura organizacional horizontal.