Qual o principal objetivo da teoria crítica e sua proposta?

Perguntado por: ipaz . Última atualização: 21 de maio de 2023
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Neste sentido, a teoria crítica visa oferecer um comportamento crítico nos confrontos com a ciência e a cultura, apresentando uma proposta política de reorganização da sociedade, de modo a superar o que eles chamavam de "crise da razão" (nova crítica ao Funcionalismo).

A Escola de Frankfurt foi uma escola de análise e pensamento filosófico e sociológico que surgiu na Universidade de Frankfurt, situada na Alemanha. Tinha como objetivo estabelecer um novo parâmetro de análise social com base em uma releitura do marxismo.

O papel de uma teoria crítica da educação é dar substância concreta a essa bandeira de luta, de modo a evitar que ela seja apropriada e articulada com os interesses dominantes.

A expressão Teoria Crítica é muito ampla em sua acepção: nomeia todas as teorias que se pautam pela negação da ordem estabelecida, pelo anti-positivismo, pela busca de uma sociedade mais justa e humana.

A Teoria Crítica tem a função de mostrar que os homens não são meros resultados do processo histórico, mas são também agentes desse processo.

Escola de Frankfurt e a Teoria Crítica
Para tanto, rompe com o dogmatismo da “teoria tradicional”, positivista e cientificista, da qual o principal atributo é a razão instrumental. Portanto, a teoria crítica busca situar-se ela mesma fora das estruturas filosóficas limitadoras.

Os principais pensadores da escola de Frankfurt reconheceram que a teoria marxista tradicional não podia explicar o desenvolvimento das novas sociedades capitalistas, nem impedi-las. Por considerarem os seguidores de Marx apenas repetidores de ideias, buscaram ir além da defesa do partido e do comunismo.

Segundo Horkheimer, a teoria tradicional fomenta a hegemonia das classes dominantes ao passo que a teoria crítica corrobora a busca pela emancipação dos sujeitos. Nesse sentido, a teoria crítica entende que a emancipação dos indivíduos acontece nas representações próprias de uma classe.

Principais características
Desenvolvimento de pressupostos e teorias a partir de uma postura crítica. Influência marxista, inclusive desenvolvem, ainda mais, as teorias de Marx sobre as relações de dominação, inserindo as atividades da indústria cultural de massa. Observação da arte e da cultura nas relações sociais.

Como já foi dito anteriormente, a Escola de Frankfurt era formada por pensadores marxistas. Desse modo, as reflexões produzidas por eles apresentam uma visão do sistema capitalista.

A teoria educacional visa à formação do homem absoluto. Através dos estudos teóricos dos grandes pensadores da educação podemos entender e enfrentar as possibilidades e os limites educacionais.

A interdisciplinaridade é, na realidade, uma característica peculiar dos esforços teóricos dos chamados “pioneiros da Administração Escolar” no Brasil, que incluem, entre outros autores além de Querino Ribeiro, Anísio Teixeira, Lourenço Filho e Antonio Carneiro Leão.

A teoria crítica do currículo é baseada na formulação do pensar contra hegemonia, o currículo crítico visa levar o sujeito a refletir para além das disciplinas, refletir sobre a política sobre a cultura que permeiam essas disciplinas, uma educação que leva para a autonomia para a emancipação.

Uma crítica nada mais é do que a manifestação de uma pessoa sobre um fato, de modo que, é colocado um assunto em cima da mesa e cabe à pessoa refletir e fazer ponderações (positivas ou negativas) sobre o mesmo.

A teoria crítica é uma abordagem alternativa ao modo de gerar conhecimento, podendo trazer avanços aos estudos organizacionais, constituindo-se num dos caminhos possíveis na busca da emancipação do homem, na direção de uma sociedade melhor e mais justa e harmônica.

A teoria social crítica de Marx é um processo que está em permanente construção e a aproximação do Serviço Social com a tradição marxista pode ser considerada o maior legado teórico da experiência reconceitualizadora da profissão, assim como a abertura para possíveis interlocução com outras áreas do conhecimento ( ...

[...] a teoria pós–crítica deve se combinar com a teoria crítica para nos ajudar a compreender os processos pelos quais, através de relações de poder e controle, nos tornamos aquilo que somos. Ambas nos ensinaram, de diferentes formas, que o currículo é uma questão de saber, identidade e poder.