Qual o principal objetivo da reforma e Contra-reforma?

Perguntado por: econceicao . Última atualização: 3 de maio de 2023
4.2 / 5 3 votos

A Contrarreforma ou Reforma Católica, foi um movimento de reestruturação da Igreja Católica que culminou em 1545 com o Concílio de Trento. Seu objetivo era reformar a própria Igreja Católica e dar uma reposta ao protestantismo que estava ocorrendo no Sacro Império Romano Germânico.

A intenção da contrarreforma era espalhar a fé católica, catequizando as regiões não cristianizadas. Seu objetivo era agrupar as variações de religiões, ou então condená-los por heresia, como o caso da religião protestante.

A Reforma Protestante foi um movimento religioso que aconteceu na Europa, século XVI, fomentado por razões políticas e religiosas. O movimento teve como principal líder Martinho Lutero, um monge alemão, que por meio de 95 teses fez várias críticas à Igreja Católica e ao Papa.

A Reforma Protestante foi um movimento de reforma religiosa ocorrido na Europa, no século XVI. Esse reformismo religioso foi iniciado por Martinho Lutero, um monge alemão insatisfeito com a cobrança de indulgências pela Igreja Católica.

O resultado da Contrarreforma foi a limitação da expansão protestante e uma influência duradoura do catolicismo na América Latina, o local de maior concentração de católicos no mundo.

caroolinecorrea. Martinho Lutero foi um monge alemão que viveu entre 1483 e 1546. As 10 principais teses de Martinho Lutero são: Condenação a usura (cobrança de juros) Condenação a venda de indulgências; Salvação pela fé; Livre leitura da bíblia; Condenação ao celibato clerical.

Reforma protestante foi um movimento que surgiu no século XVI, e foi fruto da insatisfação popular com algumas atitudes da igreja católica, como: quebra do celibato, Venda de títulos eclesiásticos, uma possivel existência de prostíbulos para clérigos.

Críticas às indulgências
Bom, o ponto principal da crítica de Lutero é a questão das indulgências.

Martinho Lutero

O monge agostiniano Martinho Lutero não concordava com as práticas da Igreja e por isso teceu críticas por meio das 95 teses. Entendemos que a reforma protestante foi um movimento reformista iniciado por Martinho Lutero em 1517.

A Contrarreforma, ou Reforma Católica, foi um movimento criado pela Igreja Católica a partir de 1545, e que, segundo alguns autores, teria sido uma resposta à Reforma Protestante iniciada por Martinho Lutero.

Entre outras coisas, Lutero permitia o casamento entre os pregadores de sua igreja, proibia a adoração de ícones, adotava a fé como meio para a salvação e a livre interpretação da Bíblia.

Reformas são muito importantes na valorização do imóvel. Residências antigas podem ficar renovadas quando a reforma é bem planejada e executada.

Os principais reformadores e o seu impacto na fé cristã

  • #1 Martinho Lutero (1483-1546)
  • #2 João Calvino (1509-1564)
  • #3 Ulrico Zuínglio (1484-1531)
  • #4 John Knox (1514 – 1572)
  • #5 Jan Huss (1369 – 1415)

A intenção de Lutero era levantar um debate para que reformas dentro da Igreja acontecessem. Martinho Lutero defendia, basicamente, que a Bíblia era a única referência para os fiéis e que as pessoas conseguiriam ser salvas sem a mediação de intermediários e sem precisar dar indulgências.

A contrarreforma é entendida como a reação da Igreja Católica ao avanço do protestantismo pela Europa. Ela se deu por meio de uma série de ações realizadas pela Santa Sé, que incluíram a catequização de pessoas por meio dos jesuítas, a reativação do tribunal da Inquisição, a proibição de certos livros etc.