Qual o principal objetivo da humanização na área da saúde?

Perguntado por: rfurtado . Última atualização: 27 de maio de 2023
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No setor de saúde, a humanização é essencial para aumentar a eficácia do tratamento e a satisfação dos pacientes que, por sua vez, passam a dar mais credibilidade à instituição e, consequentemente, indicá-la para outras pessoas.

Para o enfermeiro
A humanização na enfermagem significa acolher todas as variáveis que estejam interferindo no prognóstico do paciente, sejam clínicas, sociais, psicológicas, financeiras, psiquiátricas ou religiosas, por exemplo.

Protagonismo, corresponsabilidade e autonomia dos sujeitos e coletivos.

Humanização significa humanizar, tornar humano, dar condição humana a alguma ação ou atitude, humanar. Também quer dizer ser benévolo, afável, tratável. É realizar qualquer ato considerando o ser humano como um ser único e complexo, onde está inerente o respeito e a compaixão para com o outro (FERREIRA, 2009).

A humanização do ambiente físico hospitalar, ao mesmo tempo em que colabora com o processo terapêutico do paciente, contribui para a qualidade dos serviços de saúde prestados pelos profissionais envolvidos.

Pela humanização do Servidor de Enfermagem pretende-se alcançar entre os membros da equipe, maturidade emocional e boa estruturação da personalidade. O equilíbrio emocional e bom ajustamento da equipe, condiciona atendimento humano aos usuários do hospital.

Um serviço de saúde humanizado ajuda a melhorar a qualidade de vida dos colaboradores, pacientes e seus familiares. Afinal, o acolhimento ajuda a evitar conflitos, cenários violentos e desrespeito entre os envolvidos, reduzindo dessa forma a ocorrência de eventos negativos e estressantes.

Princípio 3: Todo cidadão tem direito a atendimento humanizado, acolhedor e livre de qualquer discriminação. O cuidado humanizado pressupõe acolhimento. Acolher é a atitude de inclusão do outro em sua singularidade, é um bom encontro que faz vínculo.

Como oferecer maior humanização em saúde?

  1. Entenda o sofrimento do paciente. Acredite: todas as pessoas que passam pelos espaços de saúde têm problemas particulares. ...
  2. Foque na satisfação dos pacientes. ...
  3. Ofereça equipe especializada e boa infraestrutura. ...
  4. Promova sempre a ética profissional. ...
  5. Priorize o tratamento individualizado.

Ouvir, compreender, aconselhar e respeitar as opiniões, queixas e necessidades dos pacientes. Essas são algumas das características do atendimento humanizado, um modelo de atenção ao paciente cada vez mais comum em consultórios, hospitais, laboratórios e diversos outros ambientes relacionados à saúde.

Humanizar significa acolher o paciente em sua essência, a partir de uma ação efetiva traduzida na solidariedade, na compreensão do indivíduo em sua singularidade e na apreciação da vida.

Gestores, médicos, enfermeiros, recepcionistas e outros funcionários podem ter um dia a dia mais leve. Em um ambiente humanizado, adota-se uma comunicação clara, objetiva e cordial. Isso contribui para melhorar as relações e facilita a execução de tarefas, pois todos entendem seu papel, sem constrangimentos.

Assim, humanizar as relações de trabalho é compreender o próximo e respeitar suas diferenças. Cada pessoa tem suas próprias necessidades emocionais e físicas. E para que ela desempenhe bem o seu papel na empresa, essas questões precisam ser atendidas.

O que é o atendimento humanizado? É uma tendência que usa critérios como a empatia e a comunicação aberta entre médico e paciente para funcionar como base nos atendimentos da área da saúde.