Qual o principal objetivo da doutrina espírita?

Perguntado por: dpinho . Última atualização: 27 de abril de 2023
4.5 / 5 17 votos

Como religião o espiritismo tem por objetivo a transformação moral do homem, revivendo os ensinamentos de Jesus Cristo, na sua verdadeira expressão de simplicidade, pureza e amor.

O homem encontra o meio necessário nas diferentes existências, que lhe permitem avançar, segundo o seu desejo e os seus esforços, na via do progresso, em direção à perfeição que é o seu objetivo final. Este é o resumo da Doutrina Espírita, como ela aparece no ensinamento dos Espíritos superiores.

A espiritualidade aparece de várias formas para uma pessoa. Pode estar em frequentar cultos, templos, abrir um negócio, ajudar numa comunidade, criar uma família, escrever um livro. Esta jornada espiritual está relacionada a nos conectarmos ao significado real do que fazemos, independente do que seja.

A Doutrina Espírita, para chegar à crença na existência de Deus, parte do pressuposto de que não existe efeito sem causa. Dessa forma, Deus é o criador de todas as coisas, a inteligência suprema, causa primária de todos os fenômenos, de todas as existências, de todos os efeitos.

O conhecimento da Doutrina Espírita e do Evangelho de Jesus promovem o entendimento da verdadeira caridade e a vivência destes princípios proporciona a sublimação da alma que exterioriza os sentimentos de compaixão em favor do semelhante.

O Espiritismo traz ensinamentos sobre o homem, a natureza, a origem e o destino do mundo, as esferas material e espiritual, Deus e princípios religiosos cristãos, ditados pelos Espíritos por meio dos médiuns.

O espírita é aquele que encontra no Espiritismo respostas às suas questões existenciais, entendimento sobre a nossa posição dentro do contexto da Vida Maior; que se sabe imortal em mais uma experiência transitória na carne, com o objetivo de trabalhar o seu crescimento moral, buscando ser hoje melhor do que ontem e ...

Quando você entra em um centro em espírita, as pessoas não vão te contar quem você foi ou fez em suas vidas passadas. Se essas informações fossem necessárias você se lembraria por conta própria. Quando você entra em um centro espírita, você não recebe a solução mágica para resolver seus problemas.

Basta que se esteja em relação com outros homens para se ter ocasião de fazer o bem, e cada dia da existência oferece essa possibilidade a quem não estiver cego pelo egoísmo. Fazer o bem não consiste somente em ser caridoso, mas em ser útil, na medida do possível, toda vez que o auxílio se fizer necessário.”

Diz: “Nós somos também animais, e o magnetismo animal é muito importante em nossa vida, pois, a espiritualidade faz parte, também, de todos nós.” E mais: “Nós possuímos um campo energético, e temos que ter a capacidade de cuidar dele”.

Como casa de recuperação espiritual, o Centro Espírita auxilia nos na cura de nossas deficiências e fraquezas espirituais, medicando nos com a oportunidade do trabalho junto ao próximo através da assistência social, dos passes, das reuniões mediúnicas e de estudo, cumprindo nos assim tudo fazer pelo sucesso de suas ...

A espiritualidade tem relação com valores e significados: “o espírito nos permite fazer a experiência da profundidade, da captação do simbólico, de mostrar que o que move a vida é um sentido, pois só o espírito é capaz de descobrir um sentido para a existência” (2005:138).

Conversar com ele e com as pessoas que o seguem é um exercício diário de evolução e aprimoramento das suas ações. Esses são algumas das inúmeras atitudes que podem ajudar a exercer a espiritualidade. A conexão com Deus é um processo contínuo e com atitudes integradas.

Como elemento estruturante da experiência humana, a espiritualidade está ligada a manutenção e fortalecimento da saúde física, mental e social, havendo estudos, cada vez mais qualificados nas últimas três a quatro décadas, apontando benefícios diretos como redução de estresse, ansiedade e depressão, uso de substâncias ...

A oração, acima de tudo, é sentimento, devendo ser feita sem afetação ou exibicionismo. Há muita diferença entre orar e declamar; portanto, a oração deve ser simples e espontânea. A prece é eficiente, tanto na manifestação verbal, como no silêncio das vibrações. A prece ilumina, tranqüiliza, orienta e consola.

No espiritismo, não veneramos os santos da Igreja Católica. Há de se distinguirem situações envolvendo os tais santos. Alguns foram boas pessoas, que produziram trabalhos e práticas boas. Talvez, até merecessem ser canonizados.