Qual o principal objetivo da Contrainteligência?

Perguntado por: lcarvalho . Última atualização: 19 de maio de 2023
3.9 / 5 11 votos

A Contrainteligência tem como principal missão monitorar todos os Sistemas de Segurança da Instituição, ou fora dela, identificando possíveis vulnerabilidades e neutralizando-as.

Entende-se como o conjunto de medidas protetivas, ofensivas, destinadas a detectar, identificar, avaliar, analisar, neutralizar as ações adversas de elementos ou grupos de qualquer natureza, que atentem contra a Segurança Pública (DNISP, 2009, p. 42).

O ramo da inteligência que visa a detecção, prevenção e neutralização de ameaças é chamado contrainteligência. Seu objetivo é proteger a própria agência de inteligência, seus métodos, processos, instalações e ações de inteligência adversa, consideradas ameaças.

Para Gardner, a inteligência consiste na habilidade de resolver problemas ou criar produtos que sejam significativos em um ou mais ambientes culturais. Na teoria, ele concluiu, a princípio, que há sete tipos de inteligência: Lógico-matemática é a capacidade de realizar operações numéricas e de fazer deduções.

Aumentar o intelecto envolve flexibilidade de pensamentos, controle das emoções e ponderação nas ações. O grau de inteligência de uma pessoa não é formado apenas pelos genes herdados dos pais ou pelos conhecimentos adquiridos nas escolas.

Dentre os segmentos de contrainteligência, esta pode ser dividida em segurança Orgânica (SEGOR); Segurança Ativa (SEGAT) e Segurança de Assuntos Internos (SAI). Acerca desta, pode-se mencionar o exemplo da situação em que alguma unidade de Polícia seja acometida de uma invasão criminosa.

é o conjunto de atividades e tarefas técnico-militares exercidas em caráter permanente, com os objetivos de produzir conhecimentos de interesse dos comandantes e seus estados-maiores em todos os níveis, bem como proteger conhecimentos sensíveis, instalações e pessoal do EB contra ações da Inteligência oponente.

Política 48 órgãos do sistema brasileiro de inteligência são coordenados pela Abin, o serviço secreto brasileiro.

O conhecimento produzido por intermédio da Inteligência de Segurança Pública tem papel significativo na prevenção criminal por ser capaz de reduzir o emprego abusivo de força nos encontros com o público, além de melhorar a qualidade do trabalho policial.

Assim, com relação ao tempo, a principal diferenciação entre inteligência policial e investigação policial é que uma age antes da ocorrência do crime, produzindo conhecimentos sobre o futuro, para a prevenção dos delitos, por meios de estimativas e a outro centra se na apuração de um fato, após seu acontecimento.

Polícia Federal: entenda como atua a inteligência e o perfil do agente efetivo. A Polícia Federal (PF) é uma das principais agências de inteligência do Brasil. Com mais de 100 anos de história, a instituição atua em diversos campos, desde investigações criminais até questões de segurança nacional.

Os primeiros estudos de Gardner definiram as inteligências múltiplas em sete tipos: Lógico-Matemática, Linguística, Interpessoal, Intrapessoal, Físico-Cinestésica, Espacial e Musical.

Grafia anterior ao Acordo Ortográfico de 1990: contra-inteligência. Grafia alterada pelo Acordo Ortográfico de 1990:contrainteligência.

Um dado negado é um dado que não está no mundo. É necessária uma operação para obtê-lo. A atividade de Inteligência exige o emprego de meios sigilosos, como forma de preservar sua ação, seus métodos e processos, seus profissionais e suas fontes.

A Teoria das Inteligências Múltiplas contribui para a Educação Inclusiva partindo do pressuposto de que sujeitos diferentes aprendem de formas diferentes, desconstrói o conceito de inteligência, reformulando, aprimorando e diversificando as metodologias de ensino ao substituir a testagem tradicional pelo método ...

A teoria de Gardner tem papel fundamental no desenvolvimento dos seres humanos, pois ela explica diversos fatores de déficit de aprendizagem e também de alto desempenho de algumas pessoas em determinadas áreas de conhecimento.

Como treinar o seu cérebro para ser mais inteligente

  1. Exercite sua memória. Existem vários jogos e mecanismos para melhorar a sua memória. ...
  2. Resolva problemas matemáticos. Exercitar o cérebro com frequência é muito importante. ...
  3. Leia os clássicos da literatura. ...
  4. Alimente-se bem. ...
  5. Durma o suficiente. ...
  6. Respire de maneira adequada.

Compartilhe: Inteligência emocional, flexibilidade e resiliência são as três principais competências que os líderes precisam desenvolver para ter sucesso na gestão de pessoas, principalmente neste momento de retomada das atividades presenciais.

A contraespionagem é a atividade que visa prevenir e impedir as atividades de um governo, associação, organização ou serviço de informações estrangeiros, ou de um agente seu, que impliquem prejuízo para o interesse nacional.