Qual o principal objetivo da Contra-inteligência?

Perguntado por: uqueiroz9 . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.5 / 5 6 votos

A Contrainteligência é a atividade que objetiva prevenir, detectar, obstruir e neutralizar a Inteligência adversa e as ações que constituam ameaça à salvaguarda de dados, conhecimentos, pessoas, áreas e instalações de interesse da sociedade e do Estado.

Ferreira (2017) ressalta que a inteligência é referente à produção de conhecimento com vistas ao assessoramento do processo decisório ou de planejamento, em conseguinte, a contrainteligência tem como escopo a prevenção, detecção, obstrução e neutralização das ações adversas, de modo que sejam protegidos os dados, ...

CONTRAINTELIGÊNCIA (PNI)
Atividade que objetiva prevenir, detectar, obstruir e neutralizar a inteligência adversae as ações que constituam ameaça à salvaguarda de dados, conheci- mentos, pessoas, áreas e instalações de interesse da sociedade e do Estado.

A atividade de Inteligência de Segurança Pública possui dois ramos: a Inteligência e a Contrainteligência.

INTELIGÊNCIA E SEGURANÇA PÚBLICA Qual é a alternativa que melhor apresenta o conceito de Técnicas Operacionais de Inteligência (TOI)? a ) Técnicas a serem desenvolvidas pelo elemento de operações na coleta daqueles dados que estão disponíveis.

A inteligência ilumina, então, todas as funções cognitivas até a conclusão de uma lógica, mas só podemos definir por sua orientação ou sua direção. Pois bem, tentamos fazê-lo! Podemos, a esse respeito, colocar-nos dois pontos de vista: o ponto de vista funcional e o ponto de vista do mecanismo.

O objetivo da Escola da Inteligência é trabalhar a saúde emocional de crianças, jovens e adultos por meio da gestão da emoção nos aspectos pessoal, acadêmico ou profissional, a fim de garantir a eles uma trajetória existencial com muito mais bem-estar e satisfação.

Como elemento intrínseco à defesa, a Atividade de Inteligência proporciona a capacidade de produzir conhecimentos estratégicos por meio de uma metodologia que busca ser isenta de viés e imparcial.

Conceitualmente, a Contrainteligência é responsável pela neutralização da Inteligência adversa, sendo esta incumbida das atividades de Segurança Orgânica e Segurança Ativa, porém sofrendo de diversas limitações e ingerências em sua efetiva execução.

é o conjunto de atividades e tarefas técnico-militares exercidas em caráter permanente, com os objetivos de produzir conhecimentos de interesse dos comandantes e seus estados-maiores em todos os níveis, bem como proteger conhecimentos sensíveis, instalações e pessoal do EB contra ações da Inteligência oponente.

Inteligência é um conjunto que forma todas as características intelectuais de um indivíduo, ou seja, a faculdade de conhecer, compreender, raciocinar, pensar e interpretar. A inteligência é uma das principais distinções entre o ser humano e os outros animais.

A contraespionagem é a atividade que visa prevenir e impedir as atividades de um governo, associação, organização ou serviço de informações estrangeiros, ou de um agente seu, que impliquem prejuízo para o interesse nacional.

(MBB) A atividade de Inteligência divide-se em dois grandes ramos: Inteli- gência e Contrainteligência. Enquanto a Inteligência destina-se a produzir conhecimentos, a Contrainteligência encarrega-se da difusão. A contrainteligência protege os conhecimentos.

O informe e a informação, juntamente com a apreciação e estimativa, são os tipos de conhecimento de inteligência que todo o analista elabora.

Enquanto o segmento “Inteligência” objetiva “a produção de conhecimentos através de um processo de base intelectual destinado a assessorar um processo de tomada de decisão”, o segmento “Contra-Inteligência” objetiva “a proteção dos conhecimentos produzidos, tendo como princípio negar, a pessoas não autorizadas, o ...

A Atividade de Inteligência corresponde o exercício de ações especializadas para obtenção e análise de dados, produção de conhecimentos e proteção de conhecimentos para o país.

A atividade de inteligência consiste, basicamente, na busca e coleta de dados para a produção de conhecimento, com o intuito de subsidiar o tomador de decisão de forma mais precisa e eficaz, visando a proteção da sociedade e do Estado. Vive-se atualmente a era do conhecimento, onde a matéria prima é a informação.