Qual o principal objetivo ao analisar dados?

Perguntado por: iescobar . Última atualização: 3 de abril de 2023
4.8 / 5 3 votos

A análise de dados é um procedimento que visa transformar números e informações em insights para a tomada de decisão. Apesar de ser usada em diferentes áreas, é no universo corporativo que a técnica ganha destaque.

A importância dos dados nas estratégias de negócio
Com uma estratégia de Data Analytics assertiva, é possível aumentar a produtividade, reduzir custos, otimizar processos, melhorar a experiência do usuário, conhecer melhor seus clientes, identificar insights acionáveis e muito mais.

A partir de dados quantitativos ou qualitativos, os analistas podem escolher entre quatro métodos de análise de dados: descritiva, diagnóstica, preditiva e prescritiva.

Existem três categorias básicas de monitoramento: Monitoramento técnico; Monitoramento funcional; Monitoramento de processos de negócios.

Logo, a análise e interpretação de dados refere-se à implementação de uma série de processos, na qual as informações são revisadas para se chegar a uma conclusão. As etapas do gerenciamento de dados têm como objetivo ajudar as pessoas a entender os dados numéricos que foram coletados, organizados e disponibilizados.

Como fazer a análise de dados na sua empresa?

  1. Definição de objetivos.
  2. Planejamento de interpretação de dados.
  3. Levantamento de indicadores ideais e personalizados.
  4. Uso de ferramentas de suporte.
  5. Ciclo de coleta, análise e implementação de melhorias.

Uma estratégia de dados ajuda a identificar as melhores ferramentas que atendem às necessidades comerciais e auxiliam equipes de TI e aos usuários da empresa. Também é possível verificar se as ferramentas cumprem todas as políticas de governança de dados, garantindo a conformidade com regulamentações.

A coleta de dados é uma atividade que visa captar conteúdo importante gerado por ferramentas, sites e público em atividades de interação. Essa é uma prática fundamental para realizar análises de comportamento e preferências, o que permitirá desenvolver campanhas de marketing mais precisas e vender mais.

Destacam-se, a análise de documentos, os questionários, as entrevistas e o grupo focal. Trazemos discussões sobre a importância de cada um dos instrumen- tos, acompanhado das vantagens e desvantagens da utilização de algumas destas técnicas.

Quais são os 4 tipos de processamento de dados?

  • Processamento em batch. As informações são enviadas diretamente para um servidor central, às vezes em uma infraestrutura de cloud computing. ...
  • Processamento online. ...
  • Processamento offline. ...
  • Processamento em tempo real.

A coleta de dados é um processo que visa reunir os dados para uso secundário por meio de técnicas específicas de pesquisa. Esses dados são utilizados para tarefas de pesquisa, planejamento, estudo, desenvolvimento e experimentações.

Em termos simples, o objetivo do monitoramento é medir se implementamos as atividades (por exemplo, projeto de Desenvolvimento Socioeconômico ou controles de risco/impacto) que havíamos planejado, comparando com indicadores definidos.

O monitoramento, seja de usuário ou de performance, é uma atividade diária. Cabe ao DBA analisar comportamentos não esperados, incluindo redução de desempenho e consultas ineficientes, bem como condições gerais do SGBD e do sistema operacional.

O monitoramento e avaliação se referem aos processos de acompanhamento dos programas implementados para que se possa avaliar seus resultados, ou seja, a efetividade no alcance do objetivo proposto.

Esta análise busca compreender o significado dos dados coletados e também tem o objetivo de facilitar o entendimento dos conteúdos através de alguma classificação apresentada de forma sistematizada, que pode ser a divisão em categorias ou pela contagem de palavras e termos contidos nas respostas.