Qual o principal instrumento da música barroca?

Perguntado por: zmoraes . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 20 votos

Para Gerhard Doderer, o cravo é o instrumento mais significativo no barroco.

As características mais importantes são o uso do baixo contínuo, do desejo e da harmonia tonal, em oposição aos modos gregorianos até então vigente.

A música barroca é geralmente exuberante: ritmos enérgicos, melodias com muitos ornamentos, contrastes de timbres instrumentais e sonoridades fortes com suaves. Orfeu, do compositor Montiverdi (1567-1643) escrita no ano de 1607 é a primeira grande ópera.

Os instrumentos mais típicos do barroco europeu são, no grupo das teclas, o cravo, o clavicórdio e o pianoforte. Há também o órgão, mas este instrumento é ouvido especialmente nas igrejas e não em ambientes mundanos - nestes casos, quando aparece, é em formato mais pequeno e transportável.

Aleijadinho

Aleijadinho (1738-1814) foi um escultor, entalhador, carpinteiro e arquiteto do Brasil colonial. Ele é considerado o maior representante do barroco mineiro, sendo conhecido por suas esculturas em pedra-sabão, entalhes em madeira, altares e igrejas.

Na escultura, grande parte das obras barrocas são sacras, as quais privilegiaram o usos de materiais como barro cozido, cedro e pedra-sabão.

As principais características do Barroco

  • Arte rebuscada e exagerada;
  • Valorização do detalhe;
  • Dualismo e contradições;
  • Obscuridade, complexidade e sensualismo;
  • Barroco literário: cultismo e conceptismo.

- Principais artistas:
Mestre Ataíde; Francisco Xavier de Brito; Aleijadinho (Antônio Francisco Lisboa); Lobo de Mesquita.

As principais características do Barroco, também chamado de seiscentismo, são o dualismo, a riqueza de detalhes e o exagero. Na literatura barroca, os textos refletem elementos rebuscados e quase sempre extravagantes, onde são valorizados os detalhes em um jogo de contrastes.

Principais Compositores Barrocos

  • Arcangelo Corelli (1653 – 1713) ...
  • Alessandro Scarlatti (1660 – 1755) ...
  • Domenico Scarlatti (1685 – 1757) ...
  • Georg Philipp Telemann (1681 – 1767) ...
  • Henry Purcell (1659 – 1695) ...
  • Jean-Philippe Rameau (1683 – 1764) ...
  • José Antônio Carlos de Seixa (1704 – 1742)

Nesta edição, o Caderno de Música irá destacar os principais compositores do barroco tardio, como Domenico Scarlatti, François Couperin, Jean-Philippe Rameau, George Philipp Telemann e os três principais nomes da fase final do barroco: Bach, Haendel e Vivaldi.

O estilo barroco chega ao Brasil pelas mãos dos colonizadores, sobretudo portugueses, leigos e religiosos. Seu desenvolvimento pleno se dá no século XVIII, 100 anos após o surgimento do Barroco na Europa, estendendo-se até as duas primeiras décadas do século XIX.

Alguns representantes dessa época: na arquitetura e na pintura, Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho; na pintura, Manuel da Costa Ataíde, o Mestre Ataíde; na música, José Joaquim Emérico Lobo de Mesquita. Na literatura, os principais autores barrocos do Brasil são Gregório de Matos e Padre Antônio Vieira.

A Itália é o berço desse movimento e seu maior representante, nas artes visuais, é o pintor italiano Caravaggio (1571-1610). No entanto, na literatura, os poetas espanhóis Francisco de Quevedo (1580-1645) e Luis de Góngora (1561-1627) são seus principais representantes.

Cidade de Ouro Preto — situada no interior de Minas Gerais, o local possui o maior conjunto de arquitetura barroca do Brasil.

Bento Teixeira (1561-1618)
Nascido no Porto, Portugal, Bento Teixeira é o autor da obra “Prosopopeia” (1601), que inaugura o movimento do barroco literário no Brasil. Esse poema épico com 94 estrofes exalta a obra de Jorge de Albuquerque Coelho, terceiro donatário da capitania de Pernambuco.

O barroco, também chamado seiscentismo, foi uma tendência artística que reagiu ao otimismo antropocentrista do Renascimento, tendo dominado a literatura, a arquitetura e as artes plásticas no século XVII.

A arte barroca foi um estilo artístico internacional, utilizado na arquitetura, pintura, escrita, música, e outras áreas culturais. Foi impulsionado pela igreja católica, uma das principais instituições da época.

Significado de Barroco
substantivo masculino O estilo que, em múltiplas formas de expressão artística, se caracteriza pelo excesso de ornamentos e pela liberdade de formas, opondo-se ao classicismo.

O barroco teve grande importância no reforço dos valores religiosos disseminados no Brasil Colonial. No Brasil Colonial, a presença dos jesuítas teve grande importância no processo de disseminação do cristianismo católico no interior da colônia.

O homem do barroco buscava a salvação ao mesmo tempo que queria usufruir dos prazeres mundanos,daí surgiram os conflitos. É o antropocentrismo (homem) opondo-se ao Teocentrismo (Deus). O homem deste período está entre o céu e a Terra.