Qual o principal domínio morfoclimático da região Norte?

Perguntado por: iibrahim . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.2 / 5 14 votos

O Domínio morfoclimático amazônico é o maior do Brasil, e está praticamente todo localizado na Região Norte do país.

Domínio Amazônico

Domínio Amazônico:
É o maior domínio morfoclimático do Brasil, ocupa cerca de 40% do território brasileiro e abrange a maior parte dos estados de Rondônia, Acre, Amazonas, Roraima, Amapá, Pará e parte do Maranhão, Tocantins e Mato Grosso.

O domínio morfoclimático da caatinga está localizado principalmente no interior da região nordeste, no chamado sertão nordestino. É o único domínio morfoclimático e bioma que é exclusivamente brasileiro e cobre aproximadamente 11% do território nacional. O clima na caatinga é o semiárido, clima quente e seco.

Domínios morfoclimáticos são regiões definidas com base na sua composição paisagística, formada pela interação dos seguintes elementos: clima, relevo, vegetação, solo, hidrografia. O Brasil é composto por seis domínios: amazônico, da caatinga, do cerrado, dos mares de morro, das araucárias e das pradarias.

Resposta:Localizado na região norte do Brasil, o domínio morfoclimático de maior extensão territorial é o Amazônico.

Dessa forma, foram reconhecidos seis grandes domínios morfoclimáticos, sendo eles: Amazônico, Caatinga, Mares de Morros, Cerrado, Araucárias e Pradarias.

Amazônia

Na Amazônia as Reservas Extrativistas e Reservas de Desenvolvimento Sustentável, federais e estaduais, totalizam 92 unidades, cobrem uma área de 24.925910 hectares, representando 4.8% da Amazônia Legal, 19% das UCs da Amazônia e 8% das florestas da região, beneficiando 1.500.000 pessoas.

Domínio morfoclimático do cerrado
Possui uma área de 45 milhões de hectares, sendo o segundo maior domínio por extensão territorial, incorporando os Estados do Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Tocantins (parte sul), Goiás, Bahia (parte oeste), Maranhão (parte sudoeste) e Minas Gerais (parte noroeste).

Existem, assim, três tipos principais: as matas de igapó, as matas de várzea e as matas de terra firme.

Os Mares de Morros são o domínio morfoclimático mais propenso aos efeitos erosivos, e foram um dos mais devastados por derrubada das florestas, uso abusivo do fogo e empobrecimento do solo devido ao modelo de agricultura tradicional.

Amazônia

A maioria da área dos estados do Norte é coberta pelo bioma Amazônia, mas o Cerrado também está presente em uma pequena parte de Rondônia e no Tocantins o bioma Cerrado prevalece.

O clima da Caatinga é o Semiárido, marcado por temperaturas elevadas e por pouca chuva. O solo da Caatinga é extremamente fértil, porém muito raso e pedregoso.

Caatinga

O Nordeste brasileiro possui diversos biomas, a saber: Caatinga (maior parte), Cerrado (Oeste da Bahia, Piauí e Leste do Maranhão), Mata Atlântica (Litoral Nordestino, até o Rio Grande do Norte) e Floresta Amazônia (Oeste do Maranhão).

Do ponto de vista da população, os Mares de Morro correspondem ao domínio morfoclimático brasileiro mais ocupado territorialmente, sendo, ao mesmo tempo, o espaço que sofreu mais gravemente os efeitos da ação humana, com a maior parte de suas áreas naturais devastada para atividades agropecuárias e para a construção de ...

br tornou-se uma “marca” nacional na Internet e, assim, escolha prioritária quando da definição de um nome de domínio nacional.

O cerrado é um dos domínios morfoclimáticos que se localiza principalmente na região Centro Oeste do Brasil, onde a vegetação é típica do cerrado, com galhos retorcidos em árvores de pequeno porte. O clima é o tropical, com duas estações bem definidas, sendo uma seca e uma chuvosa.

O clima predominante no Domínio do Cerrado é o Tropical sazonal, de inverno seco. A temperatura média anual fica em torno de 22-23ºC, sendo que as médias mensais apresentam pequena estacionalidade.

Clima. As regiões dos mares de morros apresentam um clima quente e úmido e, dependendo da localidade, pode ser tropical úmido, tropical de altitude ou tropical litorâneo. De tal modo, todos eles apresentam um intenso índice pluviométrico e altas temperaturas.