Qual o primeiro time do Brasil a aceitar negros?

Perguntado por: rmoreira . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.9 / 5 6 votos

Como já citado anteriormente, Ponte Preta, Bangu e Vasco foram pioneiros na luta contra o preconceito. O Cruzmaltino foi um dos primeiros clubes no Brasil a incluir os negros no time, tornando-se também um dos mais vencedores naquela época.

A questão do racismo no futebol é retomada no Brasil em 1998 por meio de um artigo contundente: "A linguagem racista no futebol brasileiro" (SILVA, 1998). Neste trabalho, o autor interpreta notícias veiculadas em jornais após as derrotas da seleção brasileira em Copas do Mundo.

Francisco Carregal nasceu no Rio de Janeiro, Brasil, em 26 de março de 1884, e faleceu em Paraguaçu, Brasil, em 21 de abril de 1949, aos 65 anos de idade. Antes de se tornar jogador profissional, Carregal trabalhava como tecelão na fábrica Bangu.

Assim que adentrou ao gramado do Estádio das Laranjeiras, a torcida do clube da Zona Norte começou a chamar o Fluminense de “Pó de Arroz”, uma alusão ao pó que o jogador utilizava no rosto. Mais do que isso, era uma maneira de provocar a aristocrática torcida Tricolor. 13/05/2021 13:16 - EM. Futebol.

Após 10 rodadas no Brasileirão e uma pausa para a Data Fifa, o clima no Vasco não é dos melhores. Isso porque o Cruzmaltino tem em 2023 a pior campanha da história do clube na era dos pontos corridos. A título de comparação, no último rebaixamento do Vasco, em 2020, o Gigante da Colina tinha 18 pontos após 10 rodadas.

SANTOS

SANTOS. O Santos foi o primeiro clube brasileiro a levantar a taça do Mundial de Clubes. Em 1962, a então chamada Copa Intercontinental, foi disputada apenas entre o campeão Sul-Americano e o campeão Europeu daquele ano.

Há uma disputa entre Vasco, Bangu e Ponte Preta pelo pioneirismo na democracia racial no esporte. O Bangu afirma que, em 1905, foi o primeiro clube a aceitar um jogador negro, o apoiador Francisco Carregal.

Ser rival do Vasco e de Portugal tornou o Flamengo um clube ainda muito mais popular, até porque pobre e sem recursos, mas com muita gente. Muitos torcedores, já apaixonados em derrotar os seus colonizadores. Assim nasceu a popularidade do Flamengo.

O primeiro time brasileiro de futebol foi o São Paulo Athletic Club, fundado em 13 de maio de 1888.

Décadas se passaram e o campo de futebol se tornou um lugar mais seguro. Sambando miudinho ou jogando capoeira, os jogadores negros fizeram dos gramados um palco para brilhares. Assim, colocaram o futebol brasileiro no imaginário artístico do esporte mundial, e continuarão a fazê-lo no futuro.

O racismo dentro do futebol vem sendo naturalizado, justamente pela falta de políticas eficientes contra o preconceito racial dentro do esporte.

Como já citado anteriormente, Ponte Preta, Bangu e Vasco foram pioneiros na luta contra o preconceito. O Cruzmaltino foi um dos primeiros clubes no Brasil a incluir os negros no time, tornando-se também um dos mais vencedores naquela época.

Charles Miller

O futebol foi introduzido no Brasil no final do século XIX, por Charles Miller. Esse estudante paulista retornou da Inglaterra em 1894 e trouxe na bagagem diversos artigos, como bolas, uniformes e um livro com as regras estabelecidas. Por conta disso, Charles Miller é atualmente considerado o pai do esporte no Brasil.

Young Flu

A Young Flu surgiu da união de um grupo de jovens amigos em 1970, todos estudantes na época, que tinham entre si algo mais em comum: torcer pelo Fluminense, e um ideal, o de tornar mais efetivo o seu incentivo a esse grande clube, formando assim uma torcida que viria a ser a maior torcida organizada do Fluminense.

O Clube de Regatas do Flamengo (mais conhecido simplesmente como Flamengo, e popularmente pelos apelidos de Mengo, Mengão e Fla) é uma agremiação poliesportiva brasileira com sede na cidade do Rio de Janeiro, capital do estado homônimo.

O clube tem como alcunhas: Imortal Tricolor, Tricolor dos Pampas, Tricolor Gaúcho, Rei de Copas e Clube de Todos.