Qual o primeiro sinal de glaucoma?

Perguntado por: iguterres9 . Última atualização: 30 de janeiro de 2023
4.9 / 5 7 votos

1. As dores nos olhos e na cabeça estão entre os principais sintomas do glaucoma. No caso de glaucoma agudo, é muito comum sentir dores nos olhos e na cabeça, principalmente na região da testa.

O glaucoma é uma doença que atinge diretamente o nervo óptico dos olhos e envolve de forma clara a perda de células da retina que são responsáveis por enviar impulsos nervosos ao cérebro. Essa pressão intraocular quando acontece de forma elevada aumenta significativamente o risco para o desenvolvimento do glaucoma.

Sintomas do Glaucoma

  • Dor intensa nos olhos e ao redor dos olhos;
  • Vermelhidão nos olhos;
  • Dificuldade aumentada para enxergar no escuro;
  • Dor de cabeça;
  • Aumento da pupila;
  • Enxergar arcos em volta das luzes ao redor;
  • Náusea e vômitos.

Dor intensa no globo ocular
Especialmente no glaucoma de ângulo fechado, os pacientes relatam uma dor intensa no interior dos olhos, que aparece de forma inesperada.

4- Glaucoma
Essa condição pode causar dor de cabeça constante e intensa. O glaucoma não costuma apresentar sintomas iniciais, portanto, se a cefaleia acontecer em uma intensidade muito forte, pode ser que a doença já esteja em um quadro agudo. Há qualquer sintoma de glaucoma, vá até o médico oftalmologista.

As dores nos olhos e na cabeça estão entre os principais sintomas do glaucoma. No caso de glaucoma agudo, é muito comum sentir dores nos olhos e na cabeça, principalmente na região da testa.

O exame de Gonioscopia serve para classificar o tipo do Glaucoma, verificando o ângulo da câmera, no encontro da íris e córnea. Dois colírios são pingados nos olhos do paciente, que ficará com a visão embaçada, devendo olhar dentro de uma lente em forma de cone.

A cirurgia de glaucoma está disponível no SUS? Sim. O SUS (Sistema Único de Saúde) oferece o tratamento do glaucoma, por meio de consultas, exames de diagnóstico, acompanhamento médico, realização de cirurgias e implante de prótese.

Não, o glaucoma possui tratamento. Não é possível reverter os danos do glaucoma e melhorar a visão após a cirurgia, o objetivo é frear a doença e preservar a visão que o paciente possui.

Sintomas da pressão intraocular elevada

  • Redução da visão periférica.
  • Dor intensa nos olhos.
  • Dor de cabeça.
  • Vermelhidão nos olhos.
  • Dificuldades para enxergar.
  • Náusea e vômito.
  • Aumento de tamanho das pupilas.
  • Visão turva e embaçada.

Os resultados do estudo publicados na edição impressa de junho da Ophthalmology podem sugerir que os pacientes com um forte histórico familiar de glaucoma devem reduzir a ingestão de cafeína.

A causa mais frequente de dor nos olhos é a falta de óculos em pacientes com Hipermetropia. Leituras demoradas com óculos defasados também pode causar dor nos olhos. Além disso, a dor nos olhos tem causas inflamatórias, isquêmicas e até mesmo neoplásicas.

No olho com glaucoma, à medida que a doença evolui, as manchas vão aumentando e a visão vai-se deteriorando. Sintomas e sinais como olhos vermelhos, olhos lacrimejantes, fotofobia (sensibilidade à luz), dor nos olhos, dor de cabeça são também frequentes.

De acordo com os cientistas, o consumo exagerado de bebidas alcoólicas e de cafeína pode ter uma relação com o agravamento da pressão ocular. Além disso, pessoas obesas possuem um risco maior de apresentarem glaucoma.

A hipertensão ocular é diagnosticada quando a pressão interna dos olhos ultrapassa 21mmHg. Essa condição seria apenas uma das características do glaucoma.

O glaucoma é causado pela elevação da pressão intraocular e, se não tratado, pode causar a cegueira do paciente. Alguns dos sintomas do glaucoma, e isso pode já indicar o estágio avançado da doença, são dores nos olhos, na cabeça e sensação de tontura, devido ao aumento da pressão.

O glaucoma em fase avançada traz diminuição do campo visual que pode dificultar andar mas não traz tontura tipo labirintite. Normalmente, glaucoma não esta relacionado a tontura. Em casos de glaucomas agudos, nos quais as dores oculares são muito intensas, o paciente pode sentir nauseas e tontura.

O glaucoma surge preferencialmente em pessoas com predisposição genética, após cirurgias oculares, uso de medicações com corticóide e depois de outras doenças oculares como uveíte, retinopatia diabética, oclusão venosa, dentre outras.

“O glaucoma acontece quando existe lesão do nervo ótico, principalmente em função de um aumento da pressão intraocular”, explica a médica. “Em geral, a doença costuma aparecer a partir dos 40 anos.

Entretanto, pacientes acometidos pelo glaucoma de ângulo fechado, considerado o tipo mais agressivo da doença, podem perder a visão completamente de um dia para o outro. Essas condições podem variar de um caso para o outro, no entanto, o diagnóstico precoce pode salvar a visão do paciente.