Qual o primeiro sinal de gengivite?

Perguntado por: arocha . Última atualização: 3 de maio de 2023
4.5 / 5 2 votos

inchaços; mudanças de tonalidade; mau hálito; gosto ruim na boca.

Fases de uma gengivite
Fase intermédia: Nesta fase intermédia surge o inicio da lesão. As gengivas ficam um pouco mais avermelhadas, a hemorragia é maior durante as escovagens e a sensibilidade aumenta. Fase final: A lesão torna-se grave. Pode existir hemorragia abundante durante as escovagens.

As gengivas ficam vermelhas e inflamadas e sangram facilmente. O diagnóstico normalmente se baseia no exame das gengivas pelo dentista. Uma boa higiene oral, limpezas profissionais frequentes, e nutrição adequada, geralmente elimina a gengivite, e alguns enxaguantes bucais podem ajudar.

O uso frequente de água morna e sal é um ótimo remédio caseiro para prevenir a gengivite e não tem contraindicações. Sua ação antisséptica é um remédio muito eficaz para amenizar a inflamação e o inchaço da gengiva. Para acabar com a gengivite em 3 dias é necessário se atentar aos primeiros sinais da doença.

Alterações hormonais que ocorrem na puberdade, durante a menstruação, na gravidez e na menopausa provavelmente explicam os episódios de gengivite que se instalam nessas fases da vida e, por isso, exigem acompanhamento odontológico e cuidados de higiene bucal especiais e redobrados.

Um quadro de gengivite, por exemplo, costuma apresentar inchaço, vermelhidão e sangramento espontâneo no tecido gengival. Já a periodontite, esses sintomas tendem a ser mais intensos e acompanhados de outros, como mau hálito persistente, alteração no paladar e dentes alongados devido à retração gengival.

Misture o suco de 1 limão com um pouco de sal, utilize essa mistura para massagear sua gengiva, deixe por 1 minuto e depois enxágue sua boca com uma solução de água morna e sal. O limão é anti-inflamatório e também tem vitamina C, por isso é ideal para tratar a inflamação das gengivas.

A gengivite pode ser revertida, em geral, removendo a placa bacteriana e o tártaro (se for o caso), que são duas das principais causas da inflamação gengival.

Falta de higiene bucal
Quando a higiene é feita de forma deficiente, a dentição começa a acumular a placa bacteriana, problema responsável pela gengivite. A escovação deixa os dentes limpos, evita o acúmulo de alimentos e de bactérias, evitando essa e diversas outras doenças bucais.

Na maioria dos casos, a gengivite desaparece dentro de 10 a 14 dias. Se seu caso é mais grave, pode levar mais tempo para tratar. Cuide da sua saúde bucal para evitar que se repitam.

Também pode ser necessário o uso de medicamentos via oral, antibióticos (geralmente amoxicilina ou minociclina), anti-inflamatórios (como ibuprofeno e nimesulide) e analgésicos (como o paracetamol, por exemplo), para aliviar a dor da gengivite.

Gengivite moderada se caracteriza pelo aspecto brilhante, vermelhidão e aumento de volume e sangramento à sondagem. Gengivite severa apresenta vermelhidão com sangramento ao toque leve, mesmo sem ser sondada.

Dúvidas frequentes sobre dor na gengiva
Se você passar o fio dental e sentir dor, pode ser um sinal de que você tem gengivite ou outra doença periodontal.

A gengivite é ocasionada através do acúmulo de tártaro (placas bacterianas endurecidas que se acumulam nas gengivas devido à má escovação e o não uso diário do fio dental).

Ibuprofeno: reduz a dor ao reduzir o processo inflamatório. Benzocaína gel: reduz a dor por um curto período de tempo. Limpeza com jato de água entre os dentes (Waterpik). Uso frequente e cuidadoso de fio dental ou escovas interdentais (com fios mais finos que escovam entre os dentes).