Qual o primeiro sinal de câncer de estômago?

Perguntado por: etrindade . Última atualização: 15 de janeiro de 2023
4.5 / 5 13 votos

Os sintomas iniciais do câncer de estômago são bastante inespecíficos: os pacientes costumam se queixar de queimação no estômago, má digestão, dificuldade de engolir (deglutição) e refluxo ácido.

Náuseas e vômitos: esses sintomas estão presentes em cerca de 50% dos pacientes devido ao tumor reduzir o espaço interno do estômago. Muitas vezes é notada uma forte sensação de indigestão. Perda de peso: com diminuição do apetite e cansaço. Queimação e azia: esses sintomas são semelhantes aos das úlceras.

Os tipos de gastrite crônica atrófica, a metaplasia intestinal e as causadas por H. pylori possuem maior risco de evoluir para o câncer. As inflamações com a presença dessa bactéria devem ser tratadas com antibióticos para interromper e eliminar a infecção.

O câncer de estômago se desenvolve lentamente ao longo de muitos anos. Antes do aparecimento do câncer propriamente dito, alterações pré-cancerígenas ocorrem no revestimento interno do estômago (mucosa). Estas alterações precoces raramente causam sintomas e, portanto, muitas vezes passam despercebidas.

Gastrite pode ser um sinal ou fator de risco para o desenvolvimento de câncer? Depende. A maioria dos diagnósticos de gastrite não tem relação com o desenvolvimento de tumores, exceto a gastrite atrófica, que ocorre quando os anticorpos atacam o revestimento do estômago.

O principal exame para diagnosticar tumores malignos no estômago é a endoscopia digestiva alta, seguida de biópsia e exame anatomopatológico.
...
Mas outros exames também são importantes para avaliar a extensão do tumor, tais quais:

  1. Ultrassonografia endoscópica;
  2. Tomografia computadorizada;
  3. Ressonância magnética.

Alterações significativas no formato das fezes
O formato das fezes pode ser alterado quando a passagem do intestino está bloqueada por um tumor. Fezes longas e finas, em formato de lápis, indicam que algo está impedindo as fezes de ocuparem todo o diâmetro do órgão.

Quando a dor de estômago é persistente, muito forte ou acompanhada de vômitos com sangue ou fezes pretas, é importante consultar o gastroenterologista para identificar a causa e iniciar o tratamento mais adequado.

O que detecta: A alfafetoproteína (AFP) é uma proteína cuja dosagem pode ser solicitada para investigar tumores no estômago, intestino, ovários ou presença de metástases no fígado.

Entre eles estão azia, queimação, aquela sensação de estômago cheio ou inchaço abdominal. Também é possível sentir dor constante ou em pontadas, enjoos, vômitos e arrotos frequentes; ou até perda do apetite e diarreia.

Por exemplo, se a taxa de sobrevida relativa em 5 anos para um estágio específico de câncer de estômago é de 70%, isso significa que as pessoas portadoras de câncer de estômago têm, em média, 70% de probabilidade de estarem vivas pelo menos 5 anos após o diagnóstico, comparando com as pessoas que não tem a doença.

Quais sintomas ela provoca?

  • dor estomacal ou intestinal;
  • sensação de queimação na barriga;
  • diminuição do apetite;
  • emagrecimento progressivo;
  • enjoo e vômito;
  • sensação de estufamento;
  • presença de arrotos frequentes;
  • fezes com a presença de sangue.

O câncer de estômago é mais comum em homens do que em mulheres. Idade. Existe um aumento acentuado na incidência de câncer de estômago em pessoas com mais de 50 anos. A maioria das pessoas é diagnosticada entre os 60 e 80 anos.

Não há sintomas específicos do câncer de estômago. Porém, alguns sinais como perda de peso e de apetite, fadiga, sensação de estômago cheio, vômitos, náuseas e desconforto abdominal persistente podem indicar uma doença benigna (úlcera, gastrite, etc.) ou mesmo tumor de estômago.

Refluxo gastroesofágico pode causar câncer
A endoscopia é o exame recomendado para avaliar pacientes com refluxo e as possíveis complicações da doença.

O fato mais comum é que a ansiedade libere adrenalina e cortisol, fazendo com que o corpo produza ácido do suco gástrico em excesso. A alta acidez deixa todo o sistema digestivo irritado e causa dores, náuseas e vômitos – pode até causar uma úlcera.

Sintomas de gastrite incluem perda de apetite, soluços e fezes escurecidas.

Quais doenças podem causar dor no estômago?

  • Gastrite. ...
  • Refluxo gastroesofágico. ...
  • Intolerância alimentar. ...
  • Úlcera péptica. ...
  • Pancreatite. ...
  • Colelitíase (cálculo na vesícula biliar) ...
  • Infarto agudo do miocárdio. ...
  • Câncer no estômago.

Quando o estômago está inflamado, produz menos ácido, enzimas e muco. A gastrite pode ser aguda ou crônica. A inflamação repentina e acentuada do revestimento do estômago é chamada gastrite aguda. A inflamação que dura por muito tempo é chamada gastrite crônica.

O refluxo frequente pode levar à inflamação das células esofágicas e gerar o chamado esôfago de Barrett. “Esse quadro aumenta em até 20 vezes o risco de desenvolvimento de câncer em comparação com uma pessoa que não tem refluxo”, afirma Dr.

Rachid Nagem, especialista em Cirurgia do Aparelho Digestivo e em Cancerologia Cirúrgica e professor da Faculdade de Medicina da UFMG, informa que em estágios iniciais, a chance do paciente estar vivo pelos próximos 5 anos é de 90%. Porém, quando a doença está alastrada cai drasticamente para 10%.