Qual o primeiro presidente do Brasil que foi responsável pela?

Perguntado por: resteves . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 6 votos
Presidente do Brasil
Duração4 anos (com limite de dois mandatos consecutivos)
Criado em15 de novembro de 1889
Primeiro titularDeodoro da Fonseca
Sucessãoatravés de sufrágio universal direto (Linha de sucessão presidencial do Brasil)

Na política, Deodoro da Fonseca foi um dos personagens que levaram à queda da monarquia no Brasil e à proclamação da república, em 15 de novembro de 1889. Apesar de ser um monarquista, o militar foi convencido a apoiar o golpe. Com a queda da monarquia, foi nomeado para a presidência do país em 1889.

Deodoro da Fonseca foi o primeiro presidente da república. Coube a ele a missão de decretar as primeiras medidas do novo governo e evitar possíveis reações monarquistas.

Em 1889, no Rio de Janeiro, até então capital do pais, Marechal Deodoro da Fonseca liderou uma ofensiva que derrubou a Monarquia, na época, sob o comando do Imperador Dom Pedro II. Na mesma noite, o Marechal assinou um manifesto que deu início à República Federativa e Presidencialista no Brasil.

Afonso Pena e Getúlio Vargas foram os únicos presidentes a morrer durante o exercício do mandato.

1994 (1º turno):
Fernando Henrique Cardoso (PSDB) - 54,28%

Devido à instabilidade política do regime recém empossado, agravada pela crise econômica que gerou alta inflação e fechamento de indústrias, Deodoro foi obrigado a renunciar ao cargo de presidente pelo almirante Custódio de Melo, que ameaçou bombardear a cidade do Rio de Janeiro, fato que ficaria conhecido como a ...

O governo Floriano Peixoto (1891-1894) foi o segundo governo republicano e encerrou o período conhecido como República da Espada, quando o Brasil foi governado por militares. Floriano assumiu o poder em 1891, logo após a renúncia do Marechal Deodoro da Fonseca.

Seu vice, Floriano Peixoto, assumiu a presidência – em uma espécie de acordo entre Floriano e os parlamentares – como forma de garantir estabilidade ao Brasil.

O primeiro presidente do Brasil eleito pelo voto popular foi Prudente de Morais, eleito presidente da república em 1º de março de 1894.

Ocorreu no dia 15 de novembro de 1889, executada pelo marechal Deodoro da Fonseca. Embora tenha sido conduzida pelo movimento republicano, com representantes como Quintino Bocaiuva, Benjamin Constant, José do Patrocínio, entre outros, a Proclamação da República representou, sobretudo, o enfraquecimento da monarquia.

Conhecido como “Marechal de Ferro”, “A Esfinge” e “Consolidador da República”, Floriano Peixoto foi o segundo presidente da República brasileira. Nascido em 1839, em Maceió (AL), lutou na guerra do Paraguai. Após a proclamação da República, foi eleito vice-presidente do governo Marechal Deodoro.

O Brasil tornou-se uma república em 15 de novembro de 1889. Desde então existiram seis diferentes repúblicas na história do nosso país.

A emancipação política do Brasil, ocorrida em 1822, deve ser analisada sob a perspectiva de um processo que começou a ser desenhado anos antes. Em consonância com boa parte da historiografia que aborda o tema, o ano de 1808 desponta como um marco para o caminhar da Independência política brasileira.

São criados Grão-Pará e São Paulo, que posteriormente é dividido e dá origem aos estados de Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso. 1889 - Independência e República Até a Independência, em 1822, havia o contorno de 17 estados, mais a Cisplatina (atual Uruguai).

Tancredo de Almeida Neves GCTE (São João del-Rei, 4 de março de 1910 – São Paulo, 21 de abril de 1985) foi um advogado, empresário e político brasileiro, tendo sido o 33.º primeiro-ministro do Brasil (o primeiro do período republicano) e presidente da república eleito, porém não empossado devido a problemas ...