Qual o primeiro pilar da alfabetização mediada?

Perguntado por: icaetano . Última atualização: 2 de maio de 2023
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1º PILAR) SISTEMA DE ESCRITA ALFABÉTICA – para poder se apropriar desse sistema, o aluno precisará aprender como ele funciona. Entretanto, o professor precisa ter sensibilidade para assimilar que a compreensão desse universo se dá em etapas (pré-silábica, silábica, silábica-alfabética e alfabética).

O decreto prevê que os programas e as ações da PNA devem ter “ênfase no ensino de seis componentes essenciais para a alfabetização”: consciência fonêmica; instrução fônica sistemática; fluência em leitura oral; desenvolvimento de vocabulário; compreensão de textos e produção de escrita.

Pré-silábica:
É o primeiro passo da criança rumo à alfabetização. Durante essa fase, o pequeno vai começar a perceber duas coisas: Que a escrita está relacionada à fala – embora ainda não consiga diferenciar por completo o que é desenho ou letra.

pré-silábica: não consegue relacionar as letras com os sons da língua falada; silábica: interpreta a letra a sua maneira, atribuindo valor de sílaba a cada uma; silábico-alfabética: mistura a lógica da fase anterior com a identificação de algumas sílabas; alfabética: domina, enfim, o valor das letras e sílabas.

No Ciclo de Alfabetização, o ensino de Língua Portuguesa encontra-se geralmente organizado em torno de quatro grandes eixos de ensino: (i) leitura de textos; (ii) produção de textos; (iii) oralidade e (iv) conhecimentos linguísticos.

Aprender a aprender, aprender a fazer, aprender a conviver e aprender a ser são os quatro pilares da UNESCO para a educação, mas eles podem ser também um objetivo de vida. O desejo pelo aprendizado não precisa habitar exclusivamente nossos ambientes escolares, ele pode viver dentro de cada um de nós.

CINCO EIXOS: No aprendizado da língua escrita cinco eixos fundamentais são considerados: 1-Compreensão e valorização da cultura escrita (letramento); 2-Apropriação do sistema de escrita (alfabetização); 3-Leitura e interpretação de textos; 4-Produção de textos escritos; 5-Desenvolvimento da fluência em oralidade.

Essa ampliação possibilita a efetivação de novas atitudes, tanto no que se refere à cognição como a convivência social, privilegiando os quatro pilares da Educação adotados pela UNESCO: o aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a viver juntos e aprender a ser.

Pilares da Educação

  1. Aprender a conhecer. É quando tornamos prazeroso o ato de compreender, descobrir ou construir o conhecimento. ...
  2. Aprender a fazer. É ir além do conhecimento teórico e entrar no setor prático. ...
  3. Aprender a viver com os outros. ...
  4. Aprender a ser.

1 – Aprender a conhecer (Aprender a aprender)
Esse pilar envolve o ato de compreender, descobrir ou construir o conhecimento. Mais do que adquirir saberes, os educandos devem ter interesse real pela informação e prazer em aprender e se aprimorar constantemente.

Provavelmente, você que é mãe ou pai aprendeu a ler assim: primeiro as vogais, depois as consoantes. Juntavam-se as letras para formar as sílabas, e as sílabas para chegar à palavra. “B” com “o”, Bó; “l” com “a”, lá: fica “bo-la”.

Crie famílias de palavras
Famílias de palavras são palavras que rimam. Ensinar os alunos sobre famílias de palavras os ajuda a ver padrões dentro de textos e os incentiva a começar a ler agrupando conjuntos de letras dentro de uma palavra.

O método tradicional tem seu aprendizado de forma dividida, ou melhor, por partes, primeiro aprende as vogais, depois as sílabas até chegar às palavras e as frases, para daí por diante construir textos.

Essas hipóteses são: a pré-silábica, a silábica, a silábica-alfabética e alfabética.

São quatro as etapas do processo de leitura: decodificação, compreensão, interpretação e retenção. O processo é seqüencial: cada etapa completa-se a partir da anterior.

Ferreiro e Teberosky definiram em quatro níveis de aprendizagem, são eles: pré-silábico; silábico; silábico alfabético; alfabético até o alcance no nível ortográfico. A partir de uma pesquisa desenvolvida no decorrer de dois anos e de um trabalho experimental com crianças entre quatro e seis anos de idade.

Como consta na BNCC: “esses conhecimentos de alfabetização até o 2º ano incluem a criança compreender diferenças entre escrita e outras formas gráficas, dominar as convenções gráficas, conhecer o alfabeto, compreender a natureza alfabética do nosso sistema de escrita, dominar as relações entre grafemas e fonemas, saber ...

Na LDB, destacam-se três grandes eixos diretamente relacionados à construção do Projeto Político-Pedagógico: o eixo da flexibilidade, o eixo da avaliação e o eixo da liberdade.

Segundo pilar: Aprender a fazer
Além disso, aprender a fazer no âmbito das diversas experiências sociais ou de trabalho, oferecidas aos jovens e adolescentes, seja espontaneamente na sequência do contexto local ou nacional, seja formalmente, graças ao desenvolvimento do ensino alternado com o trabalho.

Perguntas temáticas. Outra forma de despertar a prática dos quatro pilares da educação é dar aos alunos atividades que despertem o senso de criatividade e motivem o pensamento crítico frente a casos do dia a dia. Isso pode ser feito por meio de perguntas que façam os alunos pensar sobre os temas falados.