Qual o primeiro passo para quem quer engravidar?

Perguntado por: ofreitas . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4.5 / 5 2 votos

Pelo menos 3 meses antes de começar as tentativas para engravidar, deve-se fazer um exame de sangue completo, exame de urina, exame de fezes e exames sorológicos para citomegalovírus, rubéola, toxoplasmose, sífilis, hepatite B e AIDS.

Quais exames devem ser feitos antes de engravidar?

  • Hemograma.
  • Tipo sanguíneo e Fator Rh.
  • Glicemia.
  • Exame da tireoide.
  • Papanicolau.
  • Exames para Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST)
  • Exame de urina.
  • Exame de fezes.

Como engravidar mais rápido: 6 dicas comprovadas

  1. Ter relações no período fértil. Ter relações no período mais fértil, que são os 3 dias antes e os 3 dias depois da ovulação, facilita a gravidez. ...
  2. Manter uma alimentação saudável. ...
  3. Fazer exercícios físicos regularmente. ...
  4. Não fumar. ...
  5. Ter o peso adequado. ...
  6. Evitar bebidas alcoólicas.

Os principais remédios para engravidar de farmácia indicados pelos médicos são:

  1. Clomifeno. ...
  2. Alfacorifolitropina. ...
  3. Urofolitropina. ...
  4. Alfafolitropina. ...
  5. Gonadotropina coriônica humana. ...
  6. Menotropina.

O pico da fertilidade da mulher acontece entre 20 e 25 anos e, por essa razão, esta é considerada a melhor idade para engravidar, de acordo com as considerações fisiológicas do corpo. A explicação está na qualidade dos óvulos e quantidade de óvulos que costumam sofrer alterações com o avanço da idade.

O melhor período para engravidar é entre 11 a 16 dias após o primeiro dia da menstruação, que corresponde ao momento que antecede a ovulação, por isso, o melhor momento para ter a relação é entre as 24 e 48 horas antes da ovulação.

Diferentemente das mulheres, que produzem óvulo só uma vez por mês e já tem uma quantidade limitada de ovulação, o homem é capaz de produzir esperma todos os dias. Dessa forma, o homem não possui intervalos de dias em que é mais fértil do que em outros, pois sua fertilidade não segue o relógio do ciclo menstrual.

Como os sinais são variáveis, a mulher que deseja saber se está ovulando deve ficar atenta principalmente ao aumento da secreção vaginal clara e viscosa, que é o sinal mais comum e que não exige muita atenção. Os outros sintomas citados podem ser evidentes para algumas mulheres e imperceptíveis para outras.

Todo esse processo pode levar até seis dias após a relação sexual para ocorrer, sendo assim, o ciclo completo da fecundação pode levar até 15 dias.

Para fazer o teste de compatibilidade genética, é realizada a coleta de uma amostra de sangue dos futuros pais e levada para análise. Existem testes mais completos e modernos capazes de identificar até 600 doenças de uma vez só. Também há opções que analisam apenas as doenças mais frequentes.

Verde. Além de ser a cor da esperança, ela é também a cor da saúde, e a ideal para usar para quem quer novos ares voltados para o corpo, principalmente para as mulheres que estão tentando engravidar, já que também está relacionado com a fertilidade.

De acordo com o ginecologista e obstetra Domingos Mantelli, a ideia não passa de um mito. “Duchas, sejam feitas com água, Coca-Cola, sabão ou qualquer outra substância não tem nenhuma eficiência como método contraceptivo”, explica Mantelli.

Como saber se posso engravidar: sinais de infertilidade

  1. Menstruação irregular. Algumas mulheres têm dificuldade para identificar em qual período do mês a menstruação chegará. ...
  2. Varicocele. ...
  3. Dor durante a relação sexual. ...
  4. Condição ginecológica. ...
  5. Doenças crônicas. ...
  6. Idade avançada. ...
  7. Peso diferente do ideal.

Como saber a hora certa de ter filhos? Confira agora

  1. Suporte social. Costuma-se atribuir muita responsabilidade à mãe, mas ela precisa mais do que o suporte do pai da criança. ...
  2. Disponibilidade emocional. ...
  3. Estabilidade clínica. ...
  4. Comunicação e conciliação. ...
  5. Congelamento de óvulos e reprodução assistida.

O medicamento mais conhecido para induzir a ovulação é o citrato de clomifeno, que estimula a produção do FSH. Esse indutor é encontrado na forma de comprimidos e tem baixo custo, mas só deve ser tomado com prescrição médica, pois pode oferecer riscos à saúde da mulher.