Qual o primeiro passo para ensinar a ler?

Perguntado por: oassis7 . Última atualização: 24 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 14 votos

Como ensinar a criança a ler?

  1. 1 – Apresente o alfabeto à criança. ...
  2. 2 – Apresente a ordem de leitura. ...
  3. 3 – Explique a diferença entre símbolos, letras e desenhos. ...
  4. 4 – Faça joguinhos com sílabas e vogais. ...
  5. 5 – Trabalhe a associação entre sílabas e objetos. ...
  6. 6 – Introduza palavras simples. ...
  7. 7 – Caça-palavras e cruzadinhas.

Como as crianças aprendem a ler
Provavelmente, você que é mãe ou pai aprendeu a ler assim: primeiro as vogais, depois as consoantes. Juntavam-se as letras para formar as sílabas, e as sílabas para chegar à palavra. “B” com “o”, Bó; “l” com “a”, lá: fica “bo-la”.

A alfabetização fônica inicia-se com o ensino das vogais, cujo nome das letras é o mesmo de seus sons. Depois, são introduzidas as consoantes prolongáveis, isto é, as consoantes cujos sons podem ser facilmente pronunciados sozinhos e prolongados, como por exemplo as letras F, J, M, N, V e Z.

Pestalozzi

O método de Pestalozzi parte do princípio de que a criança se desenvolve de dentro para fora, sendo assim, o ensino deve partir das questões mais fáceis e simples para o mais difícil e complexo; daquilo que é conhecido pela criança para aquilo que é novo; do conhecimento concreto para o abstrato.

Devemos começar pelo ensino da leitura, por ser menos complexo do que a escrita, mas também porque a habilidade da escrita pressupõe habilidades de leitura.

por volta dos 6 anos de idade

Segundo a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), o processo de alfabetização infantil deve se iniciar no 1ª ano do Fundamental, por volta dos 6 anos de idade. Espera-se que a alfabetização integral dos estudantes seja finalizada até o 2º ano do Ensino Fundamental.

- Nível silábico
Começa a separar oralmente as palavras e procura uma correspondência na grafia. A cada sílaba ela atribui uma letra. Pode servir qualquer letra ou existir uma associação do som à letra convencional. A escrita silábica é uma grande conquista da criança e não é transmitida pelo adulto.

O bebê ou criança deve conhecer primeiramente as letras do alfabeto para que depois sejam formadas palavras — ou seja, ela deve aprender que essas letras formam palavras. Dessas letras, as vogais devem ser as primeiras a serem introduzidas.

O neurocientista Stanislas Dehaene estuda há 20 anos o impacto dos números e das letras no cérebro humano. Ele afirma que o método mais eficaz de alfabetização é o que chamamos fônico. E o pesquisador francês parte do ensino das letras e da correspondência fonética de cada uma delas, como se fazia antigamente.

Como também qualitativo, pois analisou-se o processo de ensino aprendizagem nos três pilares: Leitura, interpretação e escrita.

As 5 melhores atividades para ajudar na alfabetização

  • Jogo da memória das letras;
  • Jogo das sílabas;
  • Qual é a palavra;
  • Pescaria dentro da palavra;
  • Ortografia.

Afinal, como ensinar o alfabeto para crianças?

  1. Explorar os sons das letras. Ensinar a pronúncia correta das letras e explorar ao máximo os sons também faz parte do processo de alfabetização. ...
  2. Realizar associações. ...
  3. Usar músicas. ...
  4. Ensinar letra a letra. ...
  5. Utilizar atividades e jogos.

Alfabetizar e letrar são duas ações distintas, mas inseparáveis do contrario: o ideal seria alfabetizar letrando, ou seja, ensinar a ler e escrever no contexto das práticas sociais da leitura e da escrita, de modo que o individuo se tornasse ao mesmo tempo alfabetizado e letrado.

“Essa prática garante a formação das bases necessárias para a construção de outras linguagens”, comenta. Estimular a leitura precoce, por sua vez, compromete tal formação. Além disso, pode ocasionar problemas como sobrecarga, deficiências na coordenação motora, apatia, desinteresse, desmotivação e estresse.

O processo de leitura é dividido em 4 fases: decodificação, compreensão, interpretação e retenção.

Algumas crianças começam a decifrar as primeiras palavras por volta dos 5 anos, enquanto outras ainda estão aprendendo as letras e só vão começar a ler tempos depois, por volta dos 7 anos de idade. Nesse período, é comum que pais e mães se preocupem com o desenvolvimento dos filhos.