Qual o primeiro passo para a mudança?

Perguntado por: epaz . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.8 / 5 7 votos

Passo 1 – Mudança começa com a compreensão do porquê. É necessário que você tenha o pleno entendimento da natureza da mudança. Satisfazer a necessidade humana de saber o porquê é o fator crítico na realização de qualquer atividade, ação ou processo. E com a mudança, não é diferente.

Todo mundo está sujeito a viver um mar de transformações na vida. Situações na vida profissional e pessoal que mudam e que nos levam à necessidade de se adaptar, se exercitar, se capacitar, encontrar um eixo para continuar fluindo.

7 dicas de como organizar mudança de forma prática!

  1. Comece com um bom desapego. ...
  2. Organize os pacotes de cada categoria. ...
  3. Identifique os volumes com etiquetas. ...
  4. Reforce a proteção de peças frágeis. ...
  5. Solicite o desligamento de serviços. ...
  6. Leve pertences de valor com você ...
  7. Organize um local de cada vez.

ARTIGO 108 – Ficam proibidas as mudanças aos sábados, domingos e feriados.

Quais dias devem ser evitados para a mudança? Uma das questões mais importantes a serem discutidas quando se trata de mudanças residenciais é evitar ao máximo se mudar aos domingos. Não é permitido fazer mudanças no domingo se você estiver se mudando para um apartamento ou condomínio.

Segunda à sexta
Os dias de semana são ideais para fazer mudanças residenciais, desde que sua agenda permita, pois são dias úteis em que as empresas de mudança costumam realizar trabalhos de pequeno, médio e grande porte.

Como os meses de janeiro, junho e julho costumam ser de férias, você terá mais tempo e tranquilidade para acompanhar a mudança, organizar a casa nova e curtir cada passo dessa nova etapa da vida.

Estatisticamente, a sexta-feira e o mês de dezembro são o dia e o mês, respectivamente, mais utilizados para mudanças residenciais.

Existem quatro tipos diferentes de mudança organizacional: incremental, transformacional, evolucionária e revolucionária. A mudança incremental busca acrescentar algo, ou seja, implementar uma melhoria.

Encaixotar e transportar ficam mais fácil quando você se planeja com antecedência

  1. Faça uma limpeza. ...
  2. Embale o quanto antes. ...
  3. Cuidado com roupas e eletrodomésticos. ...
  4. Liste os seus pertences. ...
  5. Monte uma caixa de sobrevivência. ...
  6. Leve as caixas aos poucos. ...
  7. Avise sobre a mudança de endereço.

O que fazer quando mudar é difícil? Siga esses três passos:

  1. Direcionar: Tornar claro o que precisa mudar e qual o resultado esperado.
  2. Motivação: Estar motivado emocionalmente para fazer a mudança acontecer.
  3. Moldar o caminho: Realizar pequenas alterações no ambiente ou nas situações.

A aplicação da Teoria da Mudança começa com a descrição do que se espera alcançar, etapa que vai nortear o mapeamento do que deve ser feito no curto e médio prazo para chegar a esse objetivo. Para isso, é feita uma representação gráfica causal de como e por que uma mudança deve acontecer em um dado contexto.

Com a metodologia, é possível: melhorar e tornar um planejamento mais concreto; ajudar a equipe a ter visão objetiva do que precisa ser feito para alcançar resultados significativos; criar expectativas realistas e seus possíveis resultados; orientar processos de decisão; e impedir que recursos financeiros e humanos ...

A dica nesse caso é embalar item por item, usando e abusando do plástico bolha. Você também pode usar panos de prato e peças da roupa de cama para manter pratos, panelas e baixelas protegidos.

Como embalar a mudança dos pratos
Eles devem ser bem embrulhados, individualmente, em papel ou plástico bolha. Depois, na hora de colocá-los na caixa, faça uma base com o mesmo tipo de material. E posicione-os de pé. Nunca empilhados.

O que não pode faltar em sua mudança?

  • Caixas de papelão: Com toda certeza, caixas de papelão não podem faltar em hipótese alguma, são nelas que vão ser separadas os seus bens. ...
  • Fita adesiva: ...
  • Caixa de ferramentas: ...
  • Canetões e Canetas: ...
  • Plástico bolha: ...
  • Caixa de transporte para animais:

Geralmente, neste último caso, um bom dia pode ser quinta ou sexta-feira, pois você terá sábado e domingo para se organizar. Já se você não tem empecilhos quanto ao dia da semana para se mudar, vale a pena pensar na segunda ou terça-feira.

Para muitas pessoas, como agosto tem uma atmosfera e energia muito pesada ou azarada, é melhor evitar importantes decisões neste período. Muitos não viajam nesta época, não mudam para uma casa nova, não fecham negócios. E poucos são os casais que se atrevem a casar neste mês. Motivo: é mau agouro, dá azar.

De uma maneira geral, o leva-e-traz pode ser feito de segunda à sexta-feira, entre 8h e 18h. Alguns empreendimentos também permitem que as mudanças sejam feitas aos sábados, no período matutino – via de regra, das 8h às 14h. Aos domingos e feriados, no entanto, costuma-se proibir o entra-e-sai dos moradores.