Qual o primeiro país a usar o gás cloro na Primeira Guerra Mundial?

Perguntado por: abarros . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
3.9 / 5 3 votos

Em 22 de abril de 1915, perto de Ypres, na Bélgica, milhares de cilindros de gás clorídrico produzidos por indústrias como Bayer e Hoechst foram usados pelos alemães contra o exército francês. De efeito asfixiante, o gás provoca queimaduras nos olhos, garganta e pulmões, cegueira, náusea e dor de cabeça.

1774

Por volta de 1630, o gás de cloro foi primeiramente sintetizado em uma reação química, mas descartada como uma substância fundamentalmente importante. Sua caracterização foi feita em 1774 por Carl Wilhelm Scheele, que supôs como sendo um óxido de um novo elemento.

Durante a 1ª Guerra Mundial, a Alemanha, através do método de síntese Meyer-Clarke, foi capaz de produzir o gás mostarda em escala industrial e, portanto, utilizá-lo como arma química pela primeira vez na história. O primeiro alvo desta nova arma química foi a cidade belga de Ypres, em 12 de julho de 1917.

O seu primeiro uso industrial em larga escala foi em abril de 1915, quando o Exército alemão usou gás cloro para atacar tropas francesas em Ypres, na Bélgica.

Aviões de combate, tanques, submarinos e gases tóxicos entraram em cena durante a Primeira Guerra Mundial, em um trágico reflexo da corrida armamentista entre os países beligerantes de 1914 a 1918, na tentativa de dizimar o inimigo.

gás lacrimogêneo

A primeira substância tóxica usada em combate foi o gás lacrimogêneo, lançado em pequenas quantidades pelos franceses contra unidades militares da Alemanha logo no começo da guerra, em 1914.

A descoberta do cloro (do grego chlorós: esverdeado) data de 1774, quando um farmacêutico sueco, Carl William Scheele, a partir da reação do ácido muriático (forma impura de HCl) com dióxido de manganês (MnO2), obteve um gás esverdeado que acreditava ser um composto contendo oxigênio.

O cloro em sua forma pura foi descoberto em 1774 por Carl Wilhelm Scheele, um químico de ascendência alemã e sueca. Foi produzido em uma reação de óxido de manganês (IV) com ácido clorídrico.

O cloro foi descoberto em 1774, em Uppsala, na Suécia, pelo químico sueco Karl Wilhelm Scheele.

A sua utilização mais importante é como branqueador na fabricação de papel e tecidos, mas também é usado para fazer pesticidas (de insetos), borracha, e solventes. O cloro é usado na água potável e água de piscinas para matar as bactérias prejudiciais.

Em 28 de julho, o conflito iniciou-se com a invasão austro-húngara da Sérvia, seguida pela invasão alemã da Bélgica, Luxemburgo e França, e um ataque russo contra a Alemanha.

Síria

O agente neurotóxico sarin foi utilizado em uma localidade no noroeste da Síria no final de março, cinco dias antes do letal ataque de Khan Sheikhun, que matou mais de 80 pessoas - anunciou a Organização para a Proibição de Armas Químicas (Opaq) nesta quarta-feira (4).

Desde pequeno, as refeições dos soldados eram baseadas em um caldo unguento feito de sangue, pernas de porco cozidas e vinagre. Muitos evitavam a comida de tão repugnante que era, embora fosse tudo o que tivessem para lhes dar energia ou saciá-los após o combate.

O primeiro tanque de guerra da História chamava-se “Mark I” e entrou em combate pela primeira vez na Batalha de Somme, em 15 de setembro de 1916.

Estados Unidos da América

Estados Unidos da América
Para você ter uma ideia, o país investe 760 bilhões de dólares no exército, enquanto que a China, o segundo país que mais investe, possui um orçamento de 230 bilhões. Os Estados Unidos também possuem a tecnologia mais avançada para combates e defesa atualmente.

Em 22 de abril de 1915 um nuvem esverdeada pairou sobre o norte de Ypres, na Bélgica, asfixiando cerca de 5.000 soldados franceses. Os alemãs tinham acabado de liberar 168 toneladas de cloro no ar. Esse foi o começo da guerra de gases na frente ocidental.

Durante a guerra de trincheiras, foram utilizadas pela primeira vez armas químicas. Os alemães inicialmente utilizaram gás clorídrico, que, com o tempo, também passou a ser utilizado por franceses e britânicos. Por fim, o gás clorídrico foi substituído pelo gás mostarda.

Quando a Primeira Guerra Mundial eclodiu, o Brasil ficou neutro, buscando não restringir os produtos brasileiros exportados na época, principalmente o café.

Frederick Guthrie

O gás mostarda foi sintetizado em 1860 por Frederick Guthrie, a partir da reação da reação entre etileno e SCl2. Guthrie notou os efeitos tóxicos da substância na sua própria pele.