Qual o primeiro documento a ser retirado?

Perguntado por: edamasio . Última atualização: 21 de janeiro de 2023
3.9 / 5 20 votos

A certidão de nascimento é o primeiro documento que sai em seu nome. Depois dela, vêm RG, CPF, título de eleitor, carteira de trabalho e outros mais.

Muita gente não conhece muito bem ou não sabe o que é RG. As letras significam Registro Geral. Ele é aquele documento “mãe”, a partir dele é possível tirar a maioria dos nossos documentos. É considerado o documento mais importante do cidadão, pois representa identidade de cada pessoa registrada no Brasil.

A carteira de identidade é um documento obrigatório e essencial para os brasileiros, enquanto cidadãos. Sendo assim, o governo disponibiliza a gratuidade na emissão do RG, em casos de primeira via, renovação ao atingir 18 anos e na transição para a nova CIN (Carteira de Identidade Nacional).

Para requerer a identidade é necessário agendar o serviço em um dos Postos do Poupatempo e apresentar no dia a certidão de nascimento e certidão de casamento. Todos os documentos devem estar legíveis, sem manchas, rasuras ou rasgos. Não é necessário levar foto, pois será tirada no atendimento.

O serviço de primeira via do RG para menores de idade pode ser realizado a partir do dia de vida do recém-nascido. Em 2021, o Poupatempo fez 424 mil atendimentos para solicitações de carteiras de identidade a pessoas com menos de 18 anos.

A certidão de nascimento é o primeiro documento que sai em seu nome. Depois dela, vêm RG, CPF, título de eleitor, carteira de trabalho e outros mais. Listamos sete documentos que você precisa cuidar muito bem para não ter dor de cabeça tendo de tirar uma segunda via. Mas, afinal, você sabe para que serve cada um deles?

Existem 4 principais formas de se classificar documentos: por espécie, gênero / formato, assunto e relevância. O primeiro classifica os documentos a partir da origem das informações contidas nele, podendo ser combinado com outros métodos para gerar um resultado ainda melhor.

Assim, os documentos podem ser textuais (quando a informação está escrita), cartográficos (quando o documento representa uma área maior, como em plantas e mapas), iconográfico (quando o documento possui a informação em forma de imagem estática, como em fotografias, partituras, e cartazes), filmográficos (quando a ...

Constituição é a norma mais importante do País.

Carteira de identidade emitida por órgãos de identificação; Carteira de Trabalho e Previdência Social - CTPS; Carteira Nacional de Habilitação (CNH);

A certidão de nascimento é o primeiro e o mais importante documento do cidadão. Com ele, a pessoa existe oficialmente para o Estado e a sociedade.

O Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) é um banco de dados gerenciado pela Receita Federal, que armazena informações cadastrais de contribuintes obrigados à inscrição no CPF, ou de cidadãos que se inscreveram voluntariamente.

quanto custa tirar a nova carteira – é de graça; quem não tirar será multado – não; é obrigatório tirar – neste momento, não, mas os atuais RGs perderão validade; quando os atuais RGs perdem validade – 28 de fevereiro de 2032, exceto no caso de pessoas com mais de 60 anos (aqui segue valendo por tempo indeterminado);

Veja como tirar a 2ª via do RG gratuitamente
Caso ocorra a necessidade de tirar a 2ª via do Registro Geral (RG), é preciso pagar de R$ 25 a R$ 96, dependendo do estado, pela sua emissão. Mas existem algumas situações onde é possível conseguir a isenção desses valores.

Para que você possa tirar o novo RG, será preciso ir às unidades de segurança e institutos de identificação (mesmos locais onde eram feitas as versões antigas). Ao chegar na unidade, você deverá apresentar a sua certidão de nascimento ou casamento. Serão aceitos os documentos impressos ou digitais.

De acordo com o governo federal, o objetivo da mudança é unificar o número do documento em todas as unidades da federação. Com as regras atuais, cada estado do Brasil pode emitir o documento. Sendo assim, na prática, uma pessoa pode ter até 27 números de RG.

Serão considerados documentos oficiais de identificação: Carteira de Identidade, Carteira Nacional de Habilitação, Carteira de Trabalho, Carteira Profissional, Carteira de Identificação Funcional, Registro Nacional de Estrangeiro e Passaporte.