Qual o primeiro átomo do universo?

Perguntado por: afelix . Última atualização: 5 de fevereiro de 2023
4.1 / 5 14 votos

O primeiro elemento químico formado foi o hidrogênio (H). Ele é o elemento químico mais simples do nosso universo, tem 1 próton, 1 elétron e nenhum nêutron.

Quarks e léptons formam o conjunto das partículas elementares, aquelas que compõem toda a matéria do universo. Juntos, são os blocos de construção da realidade, sendo que up (u) e down (d) são os tipos de quarks que encontramos dentro dos prótons e nêutrons e, quando se juntam com elétrons (e), formam os átomos.

Brand deu o nome de “Phosphorus” (portador de luz). Estava assim descoberto o primeiro elemento químico após a definição de Robert Boyle. Henning Brand (1630-1710) Alemanha: descobre o Fósforo, primeiro elemento químico descrito após a definição de Boyle. Menos de cem anos depois veio o extraordinário A.

Qual a estrutura mais antiga do universo? O telescópio espacial James Webb descobriu a galáxia mais antiga do universo, já encontrada. Trata-se da GLASS-Z13 que surgiu há 300 milhões de anos depois do Big Bang.

Uma delas foi criada por um filósofo grego, Empédocles, por volta do século V a.C. Segundo ele, tudo que existe no universo seria composto por quatro elementos principais: terra, fogo, ar e água.

O maior átomo já gerado em uma situação experimental atende por Oganesson (Og) e tem 118 prótons no núcleo. No papel, ele é um gás nobre – ou seja: apesar de ser uma bizarra criação humana, haveria alguma chance de que tivesse propriedades similares ao do hélio.

Fótons são as partículas de luz batizadas por Einstein, enquanto os glúons são chamados de partículas mensageiras, por ligarem os quarks (outro tipo de partícula subatômica) ao interior dos prótons e nêutrons. Entre as partículas que têm alguma massa, a menor é o neutrino.

O corpo humano é formado por 7 octilhões de átomos e possui aproximadamente 10 trilhões de células. Os átomos mais abundantes, que constituem a maioria das moléculas biológicas (proteínas, carboidratos, lipídeos e ácidos nucleicos), são o carbono, o oxigênio, o nitrogênio, o hidrogênio e o fósforo.

Confira agora um resumo completão sobre os quatro tipos de modelos atômicos:

  1. 1 – Dalton (1803) ...
  2. 2 – Thomson (1903) ...
  3. 3 – Rutherford (1911) ...
  4. 4 – Bohr – 1913.

Ideias sobre a constituição da matéria (o átomo) surgiram na Grécia antiga, por volta de 450 a.C., a partir, principalmente, de Demócrito e Leucipo. No entanto, o átomo só recebeu de fato um caráter científico a partir da chamada teoria atômica de Dalton.

A ideia de que a matéria era feita de blocos de construção discretos, a assim chamada teoria particulada da matéria, foi proposta primeiro pelos filósofos gregos Leucipo (c. 490 a.C.) e Demócrito (c. 470-380 a.C.).

A hipótese de uma partícula indivisível, substancial à matéria, foi lançada pela primeira vez na Grécia Antiga por Demócrito, que foi desacreditado pelos seguidores de Aristóteles.

Hidrogênio

1- Hidrogênio
O hidrogênio não se enquadra perfeitamente em nenhum grupo da tabela periódica e seu isótopo de maior ocorrência é formado por um único próton, um elétron orbitando à sua volta e nenhum nêutron.

hélio (He)

No universo primordial, ainda muito quente, núcleos de H se fundiram para formar um segundo elemento químico, o hélio (He). O hélio tem 2 prótons, 2 elétrons e 2 nêutrons; ou seja, sua massa é 4.

A teoria do Big Bang atribui a origem do Universo a uma grande explosão cósmica ocorrida há quase 14 bilhões de anos. A teoria do Big Bang descreve a origem do Universo a partir da expansão violenta de uma partícula muito densa e extremamente quente que teve início há 13,8 bilhões de anos, aproximadamente.