Qual o primeiro alimento na introdução alimentar?

Perguntado por: emoraess . Última atualização: 2 de junho de 2023
4.2 / 5 12 votos

Esses nutrientes estão presentes nas frutas, nos legumes, nas verduras, nos cereais, nas carnes e nos feijões. Resumindo, os alimentos para essa primeira fase alimentar do bebê são: Frutas (frescas, raspadas ou amassadas): maçã, banana, mamão, melancia e abacate,etc. Cereais: macarrão e arroz.

Receita: Primeira papinha – (para as primeiras duas semanas)
Lave bem a cenoura e as folhas de alface. Coloque um pouco de água filtrada para ferver – o suficiente para cozinhar os ingredientes. Depois que a água entrar em ebulição, coloque a cenoura com casca, o alface, a cebola, o sal se desejar e o óleo.

A partir do 6º mês devem ser oferecidas papas no almoço ou no jantar, com cereais ou tubérculos, vegetais frescos, proteína animal e feijões, e nas pequenas refeições, papa de frutas frescas.

Aos 6 meses, você pode amassar o feijão com o garfo para servir na colher, podendo ser misturado ao arroz. Ou, ainda, fazer bolinhos para estimular a criança a comer com as mãos. A partir dos 7 ou 8 meses, observe se o seu filho aceita os grãos sem amassar.

Até os 6 meses de idade, o bebê só precisa do leite materno. A partir do sétimo mês, já é possível introduzir alguns alimentos salgados como as papinhas na alimentação. As leguminosas como o feijão, só podem ser introduzidas no oitavo mês, depois que a criança estiver devidamente acostumada com os alimentos salgados.

Não existe nenhuma fruta que os bebês não possam consumir durante a introdução alimentar. Porém, como hoje em dia muitas frutas são ricas em agrotóxicos, algumas opções como morango e kiwi devem ser evitados e ofertados com menos frequência por absorverem mais substâncias do que as outras frutas.

A introdução alimentar deve começar com a oferta de duas papas de fruta e uma papa de legumes diariamente durante o primeiro mês. A papa de legumes deve conter um alimento de cada grupo alimentar: Hortaliças (folhas verdes, abóbora, beterraba, quiabo, tomate, cenoura etc.)

A orientação geral, defendida tanto pela Organização Mundial da Saúde (OMS) quanto pela Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) é que os BEBÊS SÓ TOMEM ÁGUA A PARTIR DOS SEIS MESES DE VIDA. Essa recomendação é a mesma para QUEM ESTÁ AMAMENTANDO EXCLUSIVAMENTE, PARA QUEM SEGUE A AMAMENTAÇÃO MISTA OU SÓ COM FÓRMULA.

O terceiro e último passo é a introdução da primeira papinha salgada. Essa papinha salgada deve ser feita com um alimento por vez para verificar a aceitação do bebê. Inicialmente pode ser feita com batata, cenoura, mandioquinha ou batata baroa, inhame e posteriormente pode ser acrescentado mais alimentos em conjunto.

A principal regra é usar pouco sal, pois com as ervas já é possível garantir o sabor. Temperos fortes como pimenta e curry são vetados, assim como os artificiais, que costumam ter muito sódio. As papinhas salgadas podem ser temperadas com cebola, alho e azeite.

A partir dos 6 meses, dar alimentos complementares três vezes ao dia, se a criança receber leite materno, e cinco vezes ao dia, se estiver desmamada.

A partir dos 6 meses a criança pode iniciar com qualquer fruta, não há regra. O ideal é oferecer frutas orgânicas, por serem mais saudáveis e não conter agrotóxicos. Quando isso não é possível, prefira as frutas da estação, pois são a que estão mais disponíveis e contém menos agrotóxicos.

6 a 9 meses:
Ofereça a beterraba cozida e cortada ao meio ou em quatro. Também pode cortar a beterraba em tiras e assar, tal como a batata-doce ou abóbora.

você pode oferecer a laranja. assim para o bebê desde os 6 meses.

A introdução de novos alimentos deve se iniciar quando a criança completa 6 meses até que ao completar 1 ano consiga consumir as mesmas refeições que a família inteira. Existem basicamente 3 métodos de introdução alimentar: introdução alimentar tradicional, o BLW e o BLISS.

A partir da introdução alimentar, por volta dos seis meses, o bebê já pode comer ovo. Já houve muita discussão sobre oferecer ou não ovos para crianças. Mas, com o avanço de estudos em relação a alergias, a recomendação da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) hoje é que o ovo pode ser oferecido já aos 6 meses.

5 sinais de que o bebê está pronto para introdução alimentar

  1. Tem interesse e curiosidade pelo que você come;
  2. Consegue sustentar a cabeça e o tronco, além de conseguir sentar sem apoio;
  3. Segura objetos com as mãos;
  4. Reduziu ou eliminou o reflexo de protrusão;
  5. Faz os movimentos de mastigação (mesmo que não tenha dentes).