Qual o presídio mais luxuoso do mundo?

Perguntado por: ualvim . Última atualização: 25 de abril de 2023
4.8 / 5 13 votos

No entanto, estas e outras espetaculares comodidades podem ser encontradas em Halden, uma prisão na Noruega com condições que sem dúvida invejaria a maioria da população livre no planeta.

O complexo foi construído em região rural e isolada do município de Tecoluca, a 74 km da capital, San Salvador. Um muro com dois quilômetros de extensão cerca a construção, que terá dez pavilhões com celas de concreto armado. De acordo com o governo, 600 soldados e 250 policiais vão vigiar o prédio.

A Colônia Penal Agrícola de Campo Grande, Mato Grosso do Sul, é classificada como o pior presídio do Brasil, de acordo com a CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) do Sistema Carcerário.

O governo de El Salvador inaugurou nesta semana o maior presídio das Américas, com o mais alto nível de segurança e capacidade para 40 mil detentos.

A Penitenciária Doutor José Augusto César Salgado, mais conhecida como Penitenciária II de Tremembé, é uma penitenciária localizada no município de Tremembé, no Brasil. É conhecida por abrigar criminosos do sexo masculino considerados "famosos".

Com os métodos baseados no principio da reabilitação e do tratamento humanizado, a Noruega é um país onde o índice de criminalidade é baixo e é considerado o primeiro no ranking de IDH do mundo. Contudo, notadamente, o Brasil tem muito a aprender com a Noruega.

Noruega. O sistema prisional na Noruega vai na contramão das grandes potências carcerárias e possui apenas 3.874 presos, estando na 128ª posição do ranking. Sua taxa de encarceramento é de 74 pessoas por 100 mil habitantes (169º lugar), enquanto que a taxa de ocupação é de 89,8% (141ª colocação).

Conhecida como a “Alcatraz das Montanhas Rochosas”, ADX Florence ou “Supermax” (por ser uma das prisões de máxima segurança) é o local onde chegaram os criminosos condenados mais temidos dos Estados Unidos.

Complexo Penitenciário da Frei Caneca

O Complexo Penitenciário da Frei Caneca é o mais antigo do país e foi inaugurado em 1850, na época do Império.

Quatro prisioneiros de Alcatraz haviam planejado fugir, mas apenas três conseguiram: os irmãos Clarence e John Anglin e Frank Morris, todos condenados por assalto a bancos. A história da fuga inspirou filmes, livros, documentários. Teriam sobrevivido à fuga?

Visitas íntimas em outros países
Nos Estados Unidos é proibida a visita íntima em presídios federais. Na maioria dos estados norte-americanos percebemos uma evolução legislativa no sentido de também limitar tal prerrogativa.

Presídio de Pedrinhas, em São Luís, Maranhão
O Presídio de Pedrinhas é conhecido pelas condições extremamente precárias e violentas. A superlotação é um grande problema, com capacidade para cerca de 1.770 presos, mas abrigando mais de 2.700 detentos.

Gitarama

Gitarama, em Ruanda: conheça a prisão mais temida do mundo. A prisão de Gitarama, em Ruanda, no continente africano, é considerada a mais assustadora do mundo. É um ambiente altamente temido por criminosos, devido às condições desumanas e relatos de canibalismo entre os presos.

O artigo de hoje é sobre uma curiosidade: qual é a maior pena prevista no Código Penal? Se considerarmos somente as penas máximas, a maior pena prevista no Código Penal é 30 anos, prevista para os seguintes crimes: – Homicídio qualificado, incluindo o feminicídio (art. 121, § 2º, do Código Penal).

1 – ADX-Florence Supermax Facility, EUA
Essa prisão não é uma qualquer.

Em regra, no regime fechado (o que acontece também para quem está preso preventivamente), são em média 22h de cela, ou seja, a pessoa tem apenas 2h fora da cela, fazendo com que fique na ociosidade por quase todo o dia.

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail
Entre dezembro de 2018 e junho de 2022, a população carcerária brasileira caiu 11,1%, ou seja, de 744,2 mil para 661,9 mil pessoas detidas. Os dados são do Depen (Departamento Penitenciário Nacional), ligado ao Ministério da Justiça e Segurança Pública.

Marcos Vinicius dos Santos, conhecido como Chapola do Dendê, é apontado como chefe do tráfico de drogas no Morro do Dendê e líder da facção criminosa TCP (Terceiro Comando Puro).

Islândia
Com 1.107 pontos de insegurança, a Islândia é o local mais seguro do mundo. A situação no país melhorou entre 2021 e 2022, quando apresentou uma redução de 55% nas demonstrações de violência, o que melhorou a nota em 3,4%. Ainda assim, esse país está na primeira colocação do ranking desde 2008.

Destes, 67,4% são negros, um aumento de 3,4% em relação a 2020. Esses dados mostram o atual cenário do encarceramento em massa no Brasil.

Suíça. A Suíça ocupa a primeira colocação no ranking dos países mais seguros do mundo. O índice de criminalidade no país é muito baixo e ele apresenta uma das menores taxas de criminalidade de todos os países industrializados.