Qual o prefixo de hipótese?

Perguntado por: rgalvao . Última atualização: 3 de maio de 2023
4.1 / 5 12 votos

-Hipótese resulta do grego, uma vez que é uma palavra formada pela união de duas partes distintas: o prefixo “hypo-”, que é sinónimo de “debaixo”, e do substantivo “thesis”, que é equivalente a “conclusão”.

O prefixo é aquilo que vem antes do radical para ampliar sua significação e formar nova palavra. O prefixo pode mudar de sentido e de forma dependendo do contexto. Por exemplo: des + graça = desgraça (normalmente o prefixo des– indica ideia contrária).

Sufixo – O que é
Em gramática, sufixo é um afixo que se adiciona ao final de um morfema ou palavra. Opõe-se a prefixo. O sufixo é o responsável pela criação de outras palavras, as chamadas palavras derivadas. O Sufixo é a parte que vem depois do radical.

Provém do grego, mais especificamente do vocábulo hypothesis, que significa conjectura ou suposição. Em sua formação foram usados dois elementos lexicais: hypo que equivale a debaixo de e thesis que quer dizer conclusão. Portanto, a hipótese é uma ideia que estabelece uma conclusão definitiva ou uma tese.

A palavra pedreiro deriva de «pedra + -eiro; (...); f[orma] hist[órica] 1365 pedreiiro, sXV pedreyros».

re- (origem latina): refazer, recomeçar, reeditar, reaver,...

A ser considerada uma palavra composta e não uma palavra base, a dúvida prende-se também com o prefixo prae e o seu significado, uma vez que no verbo prepor (lat. prae+ponere) temos o significado de anterioridade ou posteridade na ação.

Etimologia (origem da palavra para). De origem questionável. prefixo Prefixo que pode ser encontrado na formação de várias palavras, com sentido de ao lado, além, acima de, a par de, à volta de, para, contra, quase . Etimologia (origem da palavra para).

Um sufixo é um elemento formador de palavras que se coloca depois do radical de uma palavra primitiva, alterando o seu sentido e classe gramatical. Através do uso de sufixos são formados substantivos, adjetivos, verbos e advérbios. Assim, classificam-se em sufixos nominais, sufixos verbais e sufixos adverbiais.

Prefixos são palavras/termos colocados no INÍCIO de outras palavras afim de mudar o sentido da mesma. Prefixo é a parte que vem antes do radical, essa é fácil, já que “pre-alguma coisa” é bem recorrente em nosso vocabulário.

O prefixo "re-"

Prefixos de negação
Em alguns casos, o prefixo de negação opõe-se ao significado original da palavra (neste caso, funciona como um prefixo de oposição). Algumas palavras não existem sem o prefixo de negação. É o caso de discordar. Alguns prefixos de negação: in-, im-, i-, des-, dis-, á-, an-.

Basicamente, o prefixo é o morfema que vem antes de um radical e o sufixo é aquele que vem depois do radical. Por exemplo, na palavra contradizer temos o radical, que é dizer, e o contra se caracteriza como o prefixo do radical, tornando a palavra com um significado diferente.

Os afixos (prefixos e sufixos) são exemplos de morfemas. Eles são usados para formar novas palavras. A diferença entre o prefixo e o sufixo encontra-se na posição que ocupam na palavra. Os prefixos são colocados antes do radical (parte da palavra que contém o seu significado), e os sufixos, depois.

Prefixo e Sufixo são morfemas que se juntam às palavras a fim de formar novas palavras. Ambos são, na verdade, afixos. O nome prefixo ou sufixo é dado dependendo do lugar que ocupam na palavra. Ou seja, se estiver antes do radical é prefixo, mas se estiver depois do radical é sufixo.

Os 6 tipos de derivação são: prefixal, sufixal, mista, parassintética, regressiva e imprópria. Exemplo disso é a palavra “desinchar”, que é derivada de “inchar”.

Significado de Hipótese
substantivo feminino Possibilidade considerada válida antes de sua confirmação; suposição. Proposição admitida como um início e através da qual algo pode ser comprovado ou demonstrado; conjectura: hipótese científica.