Qual o predador da cobra-real?

Perguntado por: oassis . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.7 / 5 13 votos

Na lista das predadoras de serpentes também está o anu-branco, que não é um rapinante”, diz. O levantamento indica ainda quais aves são capazes de predar serpentes peçonhentas. “O acauã, o carcará, o gavião-preto, a águia-cinzenta e o carrapateiro predam animais peçonhentos, principalmente jararacas e cascavéis.

muçurana

Uma cobra que se alimenta de cobras e é imune aos seus venenos: conheça a muçurana - Instituto Butantan.

Apesar de contar com o substantivo "cobra" no nome, esta espécie não pertence ao gênero Naja, mas é o único membro do gênero Ophiophagus. É carnívora e a sua dieta consiste basicamente em outros ofídios, venenosos ou não, mas não despreza lagartos, ovos e pequenos mamíferos.

pítons

A cobra não é venenosa, conforme o professor. No entanto, as pítons são capazes de se reproduzir sozinhas(entenda abaixo). "Se acontecer, será uma população de pítons, já que ela não tem predador [no DF]", diz Marcos Vitor Dumont.

Sim, é verdade! E um exemplo é a sucuri, também conhecida como anaconda, que é a maior cobra do mundo e chega a medir 9 metros de comprimento. Quando adulta ela consegue engolir um boi ou, pelo menos, um bezerro.

O acauã, o carcará, o gavião-preto, a águia-cinzenta e o carrapateiro predam animais peçonhentos, principalmente jararacas e cascavéis.

Teiú Como o Teiú é onívoro, ele se alimenta tanto de vegetais quanto de fontes animais. Por esse motivo que esse tipo de lagarto tem dentes, para conseguir mastigar e rasgar seus alimentos com a boca. Na natureza, esse lagarto come cobra, aves, insetos e roedores.

Um exemplo desses animais que comem cobras temos o gambá-comum (Didelphis marsupialis), que é capaz de capturar e se alimentar da cobra cascavel (Crotalus durissus), uma cobra altamente venenosa nativa da América do Sul.

Habitat e comportamento
As cobras-reais vivem principalmente nas florestas tropicais e planícies da Índia, sul da China e sudeste asiático, e sua coloração pode variar bastante de acordo com a região.

Píton-africana
As pítons-africanas vivem na África Subsaariana e são consideradas uma das maiores cobras do planeta, podendo atingir até 5 metros de comprimento. Apesar disso, já foram relatados casos de alguns exemplares que chegaram até 8 metros!

A jiboia é um animal carnívoro, que se alimenta preferencialmente de mamíferos roedores de pequeno porte, os quais ela mata por asfixia. Podem alimentar-se também de alguns anfíbios, aves, outros répteis, como lagartos, e também de ovos de outros animais.

O aparecimento desses animais se dá em períodos chuvosos ou quando ocorrem limpezas de terrenos baldios. As cobras procuram locais onde haja alimentos, especialmente onde os espaços sejam tomados por vegetação”, esclarece o ST Carlos Araújo, especialista em operações de salvamento.

A coral verdadeira é a mais venenosa, embora cause apenas 1% dos acidentes com cobras no país. Em segundo lugar, está a cascavel; em terceiro, a surucucu pico-de-jaca; e, em quarto, a jararaca, responsável por mais de 80% dos acidentes no Brasil.

coral verdadeira

Considerada a serpente mais venenosa do território brasileiro, a coral verdadeira tem um veneno de alta toxicidade que afeta diretamente o sistema nervoso, segundo o Instituto Butantan, especializado na produção do soro que combate o veneno do animal.

Outras, como a cobra jarreteira ou a cobra-capim, não têm veneno e oferecem pouco perigo. As cobras podem ser encontradas em quase todos os continentes da Terra, com exceção da Antártica e Irlanda.

Não existem cobras na Irlanda
Sim, essa é uma das curiosidades sobre a Irlanda mais incrível que o país possui! Diz a lenda que quem expulsou as cobras da Irlanda foi St. Patrick's. No entanto, a ausência desses animais é explicar pelo clima irlandês não ser favorável para que eles vivam e se reproduzam no país.

A cobra mais venenosa do mundo, segundo a Biblioteca Nacional de Medicina dos Estados Unidos (NIH), é conhecida como taipan-do-interior, ou taipan-ocidental (Oxyuranus microlepidotus).

As maiores presas são veados e jacarés – o que já é impressionante, vamos convir. E a cobra precisa ser minimamente proporcional ao almoço: a maior discrepância de tamanho entre réptil e presa foi reportada em 2018, quando uma píton birmanesa de 14 kg morreu engolindo um cervo bebê de 16 kg.

As cobras piton, de acordo com especialistas, possuem uma enorme capacidade de comer animais bem maiores do que elas. Neste caso, especialistas locais disseram que a quantidade de carne da vaca foi excessiva para o réptil, o que levou à sua morte.

Python reticulatus

Píton-reticulada (Python reticulatus)
A píton-reticulada é a cobra mais comprida do mundo. Atualmente, a maior cobra viva (que se conseguiu medir) é uma píton-reticulada chamada Medusa. Ela tem 7,67 metros de comprimento e vive em uma “casa assombrada”, centro de espetáculos, nos Estados Unidos. Isso, sim, é um susto!