Qual o preço de uma Colonografia?

Perguntado por: aveloso . Última atualização: 20 de janeiro de 2023
4.2 / 5 6 votos

Formas de pagamento da equipe médica: Dinheiro, PIX ou em até 2x no cartão de crédito (com acréscimo de 10%). Não aceitamos cheques!

Para a avaliação interna e externa do cólon (intestino grosso) e do reto, a Ecomax disponibiliza aos seus pacientes o moderno exame de colonoscopia virtual ou também chamada colonografia. Trata-se de um método de diagnóstico não invasivo, realizado por meio de tomografia computadorizada.

A colonoscopia é feita com o paciente sedado. Através de um tubo com uma câmera na ponta do aparelho, chamado de colonoscópio, guiado até o reto, é possível produzir imagens de alta qualidade ao longo do caminho. Essas fotografias e vídeos são produzidos em um computador para análise médica.

É um exame de tomografia computadorizada (TC) minimamente invasivo, de baixa dose de radiação, sem necessidade de sedação e sem o uso de meio de contraste. Além disso, a CTC permite uma análise estrutural do reto e dos colos e a identificação de lesão extracolônica, especialmente em pacientes assintomáticos(1,6,7).

A colonoscopia virtual (CV) é um exame de raios X especial do cólon, que utiliza a tomografia computadorizada (TC) de baixa dose. É um procedimento menos invasivo que uma colonoscopia convencional, pois não necessita de sedação. A CV procura pequenos pólipos dentro do cólon que podem se transformar em câncer de cólon.

dor ou desconforto abdominal, como gases ou cólicas; perda de peso sem razão aparente; cansaço, fraqueza e anemia. Quando a doença está no início, não é comum a ocorrência de sintomas, por isso é importante a realização de exames preventivos para a detecção precoce da doença.

O Projeto de Lei 1088/21 assegura a realização de exame de colonoscopia no Sistema Único de Saúde (SUS) às mulheres e homens pertencentes a grupos de risco para identificação de neoplasia maligna (câncer) colorretal.

Quais as causas de pólipos? Existem diversas causas para o surgimento de pólipos. No caso de pólipos intestinais e anorretais, por exemplo, o paciente pode apresentar os pólipos devido a condições como a Doença de Crohn, mas também por outros fatores de risco, como excesso de peso, diabetes e alimentação inadequada.

Na TC abdominal, o médico tem acesso a imagens de estruturas como intestino, pâncreas, fígado, rins, vesícula biliar e baço. O exame é rápido, simples, indolor e não invasivo, além de custar menos do que outros procedimentos semelhantes, como a ressonância magnética.

A colonoscopia convencional é mais invasiva e rotineiramente exige sedação do paciente para diminuir o desconforto. A colonoscopia virtual usa imagens obtidas por tomografia computadorizada para rastrear os pólipos, lesões que antecedem o câncer. É, portanto, uma técnica de diagnóstico por imagem não-invasiva.

O exame de sangue oculto avalia a presença de pequenas quantidades de sangue nas fezes, que podem não ser visíveis a olho nu. Ajuda a detectar a presença de sangramentos no intestino grosso, que podem ser sinais de úlceras, colite ou até câncer.

Pode ocorrer perfuração intestinal durante a introdução do colonoscópio. Esta temida complicação ocorre em cerca de 0,05% das colonoscopia com finalidade diagnóstica. Ressecção de pólipos pode acarretar em duas graves complicações: a perfuração e a hemorragia.

Vai depender de como era seu trânsito intestinal antes. Até pode ocorrer, mas não podemos considerar normal. É provável que com sua alimentação diária o intestino volte a funcionar logo, mas seu médico precisa estar ciente! À disposição!

A alteração do hábito intestinal nos primeiros dias pós colonoscopia é normal. A saída de muco pode ser decorrente desta ileite que precisa ser investigada para definir o tratamento específico (conservador, antibioticos, corticoides, imunossupressores)....

Colonoscopia não se faz com anestesia. É apenas com sedação.

– Repouso: em casa, por pelo menos 24 horas. – 03 dias depois do exame deve ser evitado: carne vermelha, frutas com bagaço e sementes em geral.