Qual o preço da carne de javali?

Perguntado por: acordoba . Última atualização: 3 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 4 votos

Pernil de Javali s/ Osso – R$ 79.90 /kg (Congelado)

A doação, venda ou industrialização da carne de javali não é permitida. O controle populacional só pode ser feito por agentes de manejo autorizados pelo IBAMA ou Polícia Militar Ambiental.

A carne do javali tem um sabor próprio, exótico, típico de animais de caça; não apresenta as estrias gordurosas presentes na carne de suíno e tem uma cor vermelha forte, mais escura que a de porco doméstico e muito mais saborosa.

O animal é considerado uma das espécies exóticas invasoras mais prejudiciais ao meio ambiente e à economia. Sua caça foi autorizada em todo o país em janeiro de 2013. No Brasil já existem 44.408 registros ativos de "controladores" autorizados a capturar e abater javalis.

O consumo da carne dessa variedade selvagem de suíno, assim como o contato com a saliva e o sangue do animal, não são recomendáveis por causa da possibilidade de transmitir agentes causadores de doenças como brucelose, leptospirose, toxoplasmose, cisticercose e raiva para seres humanos.

Atualmente, dos 5.570 municípios brasileiros, 30% apresentam a presença do javali na forma selvagem, sendo os estados com maior população os das Regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste.

O lombo e o file Mignon são peças nobres de carne desossadas tiradas da parte superior e inferior da (espinha dorsal) carré inteiro. Devidamente curados são de inigualável sabor; o lombo, os salames e principalmente o presunto cru derivado do pernil.

No Brasil, o calibre 12 é o mais popular pela dificuldade dos controladores de conseguirem outros modelos mais potentes e diferenciados. A potência do cartucho é mais do que necessária para lidar com o javali. Uma das mais populares entre os caçadores é a Mossberg calibre 12, importada pela CBC.

"Pode ser aberta, algum dia, a licença, mas segue o único permitido no País, só javalis. Não tem nenhuma outra caça permitida pelo órgão ambiental, por conta da norma do Ibama declarando que é um animal nocivo.”

Caçar javali a noite é a melhor opção para pessoas que não dispõe de muito tempo, recursos ou moram longe da área de caça.

Há registros da presença de javalis em quinze unidades da federação: Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás, Distrito Federal, Roraima, Tocantins, Maranhão, Bahia, Minas Gerais, São Paulo, Espírito Santo e Rio de Janeiro.

A raiva dos javalis
Entre os outros 158 estão os agentes causadores da febre maculosa, da leishmaniose, da leptospirose, de febres hemorrágicas e da raiva.

Pelo contrário do que se pensa, a carne do javali é bem diferente da carne de porco comum. Para começar, ela retrai pouco ao ser cozida, tem o sabor peculiar da carne de caça, é menos gordurosa e mais natural, por isso muito mais saudável, mesmo em comparação com as que são consideradas “magras”.

Sua expectativa de vida em estado selvagem é em torno de 2 a 10 anos. Seu principal predador natu- ral é o lobo-cinzento, não pre- sente no Brasil, o que o torna um animal exótico e sem predador natural, liberando a caça.

Os principais Estados com a ocorrência foram São Paulo (439 registros), Paraná (207), Minas Gerais (198) e Rio Grande do Sul (178). Há pouca dúvida, entre especialistas, de que o javali precisa ser controlado.

Para realizar o controle de javalis é necessário se inscrever no Cadastro Técnico Federal – CTF[1] de atividades potencialmente poluidoras e/ou utilizadoras de recursos ambientais do Ibama, no código 21-58, na categoria “Atividades sujeitas a controle e fiscalização ambiental não relacionadas no Anexo VII, da Lei Nº 6.

A carne de javali é deliciosa
Além de saborosa, a carne do javali também é muito saudável. Enquanto 100 gramas da carne de porco comum possuem cerca de 242 calorias e 14% de gordura a mesma quantidade de javali possui 160 calorias e apenas 1.4% de gordura.