Qual o prazo que a Prefeitura tem para responder um requerimento?

Perguntado por: egentil . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
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15 dias

Atualmente, a administração tem obrigação de responder os pedidos de informação requeridas com base no Artigo 18 da Lei Orgânica, com prazo de 15 dias, prorrogável por mais 15.

Prazos e recursos do requerimento administrativo
Elaborado o requerimento administrativo, a entidade administrativa tem o dever de recebê-lo e decidir, fundamentadamente, no prazo máximo de 30 (trinta) dias prorrogáveis por mais trinta se motivado, conforme art. 50 da Lei nº 9.784 de 1.999.

Eu, (nome), (nacionalidade), (estado civil), inscrito no CPF sob o nº (informar), residente e domiciliado à (endereço), neste município, venho respeitosamente à presente de Vossa Senhoria requer seja fornecida uma resposta ao requerimento formulado por mim e protocolado nesta prefeitura em (data), conforme cópia anexa, ...

Requerimento é um documento utilizado para fazer um pedido, a uma pessoa ou uma instituição, explicando os motivos. A sua formalidade depende do seu destinatário, que é chamado de requerido. Em várias situações ao longo da sua vida você precisará solicitar algo por escrito.

Resumo sobre requerimento
É utilizado para fazer um pedido ou uma solicitação (por parte do requerente) para algum departamento, órgão ou instituição (o requerido).

Artigo 33 - O prazo máximo para decisão de requerimentos de qualquer espécie apresentados à Administração será de 120 (cento e vinte) dias, se outro não for legalmente estabelecido.

Se a informação estiver disponível, ela deve ser entregue imediatamente ao solicitante. Caso não seja possível conceder o acesso imediato, o órgão ou entidade tem até 20 (vinte) dias para atender ao pedido, prazo que pode ser prorrogado por mais 10 (dez) dias, se houver justificativa expressa.

O Requerimento Administrativo é um documento de formalização do pedido de informações e/ou de adoção de medidas administrativas, endereçada aos órgãos da Administração Pública.

Há dois tipos: o requerimento simples e o requerimento complexo. Suas principais características são: linguagem denotativa, predomínio da função referencial, uso da norma-padrão da língua portuguesa, imparcialidade, e concisão e clareza na escrita.

Principais características dos requerimentos
Texto breve e objetivo; Linguagem formal; Solicitação de algo; Terceira pessoa do singular e plural.

O ofício é subdividido em duas categorias: ofício de solicitação e de requerimento. A solicitação é dirigida a pessoas de sua relação de trabalho e o requerimento a autoridades do serviço público.

O que fazer para agilizar um requerimento em análise?

  1. Reclamação na ouvidoria do INSS;
  2. Pedido administrativo de andamento; e.
  3. Mandado de segurança.

Estruturalmente, o requerimento é organizado com as seguintes partes: vocativo, preâmbulo, exposição do pedido, fecho, local e data, assinatura.

Requerimento é um documento utilizado para apresentar uma solicitação de um cidadão a algum destinatário com poder de solucionar ou interferir no pedido. O requerimento é gênero textual utilizado para pedir, solicitar ou requerer algo, judicialmente amparado, para alguém em cargo de poder.

Documento formal de solicitação
O requerimento é um veículo de solicitação sob o amparo da lei. Esse documento pode ser direcionado a algum órgão superior ou, ainda, a vários destinatários, como o diretor da escola, o gerente, o professor, sendo pessoas que estão relacionadas ao assunto de maneira direta.

Uma pendência indica que o INSS não concluiu a análise do requerimento solicitado pelo cidadão por falta de documento ou informação. Segundo o órgão, uma notificação automática aparece no visor do celular para aqueles que possuem o aplicativo Meu INSS instalado no aparelho e tenham algum tipo de pendência.

_______________(nome da requerente), CNJP nº _________________situada ________________( endereço completo), CEP___________, telefone________, FAX ______________, e-mail _________________, vem por meio deste, solicitar a Vossa Excelência a concessão do Título de Utilidade Pública Municipal, por se tratar de entidade ...

Partes do requerimento

  1. Destinatário do requerimento: nome, sobrenome e cargo da pessoa ou instituição a quem se dirige o requerimento.
  2. Dados pessoais do solicitante: nome, sobrenome, identificação oficial e endereço. Além disso, podem constar outros dados, como o local e a data de nascimento ou o telefone.

O recurso administrativo tramitará no máximo por três instâncias administrativas, salvo disposição legal diversa. O recurso interpõe-se por meio de requerimento no qual o recorrente deverá expor os fundamentos do pedido de reexame, podendo juntar os documentos que julgar convenientes.