Qual o prazo para sacar o fundo de garantia?

Perguntado por: afogaca3 . Última atualização: 1 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 6 votos

A Chave de Identificação emitida pelo empregador tem um prazo máximo de 30 dias, sendo obrigação do trabalhador procurar pelo saque dentro desse período. Caso você perca o prazo para o saque, será necessário uma nova emissão do documento, o que leva tempo e mais complicações.

Para os trabalhadores que não tem conta na Caixa, o valor estará disponível para saque até o prazo final. Caso não retirarem, ele retorna automaticamente para a conta, sem prejuízo da rentabilidade no período.

Você pode:

  1. Cadastrar uma conta bancária CAIXA ou de qualquer Instituição Financeira de sua titularidade para recebimento do Saldo do FGTS; ou.
  2. Escolher um dos Canais físicos de pagamento CAIXA: Unidades Lotéricas, Correspondentes Caixa-Aqui, Salas de Autoatendimento e Agências CAIXA.

Caso o trabalhador não saque esse recurso, ele volta automaticamente para a sua conta no FGTS.

O Saque pode ser solicitado de forma totalmente digital pelo aplicativo do FGTS, sem precisar ir até uma Agência da CAIXA. Basta indicar uma conta na CAIXA ou outra instituição financeira no APP para receber os valores, sem nenhum custo.

Para sacar FGTS após demissão, é preciso primeiro que o empregador comunique a Caixa Econômica Federal. O processo é feito pelo Conectividade Social. No prazo de até 5 dias úteis, você pode sacar o benefício. Basta entregar os documentos exigidos e ter a baixa do contrato na carteira de trabalho.

Basta acessar o aplicativo do FGTS para consultar os valores já liberados e solicitar o saque, indicando uma conta de sua titularidade, de qualquer Banco. Tudo 100% digital, sem precisar ir à uma agência.

O empregador deve depositar a multa rescisória na conta do FGTS do trabalhador em até 10 dias úteis após o fim do contrato de trabalho. O valor de 40% sobre o saldo para fins rescisórios deverá ser sacado junto com o saque-rescisão, caso o trabalhador opte por essa modalidade.

Pessoas que desejam realizar o saque-aniversário precisam optar por essa modalidade de retirada do valor. Ao fazê-lo, automaticamente abrem mão do saque-rescisão, o que significa que, em caso de demissão sem justa causa, não poderão realizar a retirada de todo o saldo do FGTS.

dia 15 de dezembro de 2022

Os valores poderão ser retirados da conta do FGTS até o dia 15 de dezembro de 2022. Alguns trabalhadores podem ter mais de uma conta vinculada, nesses casos, o critério para retirada do valor segue a seguinte ordem: contas vinculadas a contrato de trabalhos extintos, começando sempre pela de menor saldo.

A resposta é sim. As casas lotéricas representam a Caixa Econômica e oferecem uma série de serviços financeiros, como pagamentos e depósitos.

O prazo para a empresa fazer as anotações na carteira de trabalho e devolvê-la ao trabalhador é 5 dias úteis, conforme determina o artigo 29 da CLT. Esse prazo serve tanto para quando o trabalhador é contratado, demitido, como também para pedidos de demissão, sendo o mesmo prazo de 5 dias úteis.

Também é possível consultar pela internet ou pelo celular, no site da Caixa, por e-mail ou SMS e no aplicativo FGTS. O extrato do FGTS informa o valor disponível em conta, data da última atualização realizada no saldo, os saques que já foram realizados e os lançamentos relativos aos últimos seis meses.

10 dias

O empregador deve garantir que a rescisão do contrato de trabalho seja realizada de acordo com as regras legais, de forma a evitar o pagamento de multas previstas no artigo 477 da CLT. O prazo para o pagamento da rescisão é de 10 dias corridos, a contar do término do contrato.

Saque Emergencial do FGTS
O valor será depositado em conta poupança digital aberta automaticamente pela caixa, acessível através do aplicativo CAIXA TEM.... Inclusive, com relação à conta poupança digital, a autorização para abertura de forma automática se deu através da Medida Provisória 982 .

Como calcular multa rescisória? É preciso já saber o valor total de contribuição do saldo do FGTS, assim se aplica os 40% sobre o valor, ou seja, o valor X deve ser multiplicado por 0.4 para obter o valor que deverá depositar na conta.