Qual o prazo para remição?

Perguntado por: acurado . Última atualização: 21 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 17 votos

De acordo com art. 826, o executado pode realizar a remição a qualquer tempo, desde que antes de adjudicados ou alienados os bens penhorados.

10 DIAS

PRAZO DE 05 DIAS CONTADOS DA ASSINATURA DO AUTO DE ARREMATAÇÃO QUE NÃO SE APLICA DESDE A VIGÊNCIA DO CPC/2015 . PRAZO DA IMPUGNAÇÃO À ARREMATAÇÃO QUE, NO NOVO DIPLOMA, É DE 10 DIAS (ART. 903 , § 2.º , DO CPC ).

Prevista no artigo 826 do Código de Processo Civil, a remição da execução – o pagamento integral do débito no curso do processo para impedir a alienação de bem penhorado – pode acontecer até a assinatura do auto de arrematação e deve contemplar o montante integral da dívida e seus acessórios, mas não eventuais débitos ...

Os passos a serem seguidos após a arrematação de um imóvel em leilão são:

  1. Envio de documentação.
  2. Pagamento da Guia de Depósito Judicial.
  3. Pagamento de Comissão do Leiloeiro.
  4. Auto de Arrematação.
  5. Protocolo de documentos nos autos e aguardo da homologação.

A remição de pena consiste na possibilidade de o preso abreviar o tempo de cumprimento da pena privativa de liberdade nos regimes fechado e semiaberto, pelo trabalho, estudo ou leitura, devendo o tempo remido ser computado como pena já cumprida.

De acordo com o artigo 126, §1º, I, da Lei de Execução Penal, o condenado que cumpre a pena em regime fechado ou semiaberto pode remir um dia de pena a cada 12 horas de frequência escolar, caracterizada por atividade de ensino fundamental, médio, inclusive profissionalizante, superior, ou ainda de requalificação ...

O condenado que cumpre a pena em regime fechado ou semiaberto poderá remir, por trabalho ou por estudo, parte do tempo de execução da pena.

§ 4 o Após a expedição da carta de arrematação ou da ordem de entrega, a invalidação da arrematação poderá ser pleiteada por ação autônoma, em cujo processo o arrematante figurará como litisconsorte necessário.

Quando o bem leiloado tem preço vil, o leilão pode ser anulado ou suspenso. O artigo 891 do Código de Processo Civil (CPC) considera “vil” o preço inferior ao mínimo estipulado pelo juiz e constante do edital, e, não tendo sido fixado preço mínimo e considera-se vil o preço inferior a 50% do valor da avaliação.

Lembrou o Relator que, em regra, o desfazimento da arrematação deve ser requerido pela parte nos próprios autos da ação de execução. Contudo, ressalvou que, em situações como as acima descritas, a desconstituição será intentada por meio de ação própria, de natureza anulatória, consoante o art.

A remissão, como forma de extinção ou suspensão do processo, poderá ser aplicada em qualquer fase do procedimento, antes da sentença. Para esta medida, a aplicação pode ser feita a qualquer instante antes da fase de prolação da sentença, ouvido o órgão do Ministério Público.

ocorre quando o credor remitente perdoa a dívida de forma escrita, verbal. Como, por exemplo A realiza uma declaração, por meio de um documento particular, perdoando a dívida de B. II¨¨Remissão tácita: quando o credor desenvolve uma conduta que faz inferir que ele perdoou a dívida.

Ainda, segundo o artigo 388 do Código Civil: Art. 388. A remissão concedida a um dos co-devedores extingue a dívida na parte a ele correspondente; de modo que, ainda reservando o credor a solidariedade contra os outros, já lhes não pode cobrar o débito sem dedução da parte remitida.

a) não pode ultrapassar o prazo de 6 (seis) meses (CPC, art. 265, § 3º), ressalvada a exceção prevista no art.

206, § 5º, I, CC) o prazo para exercer a pretensão executória é de 5 anos, sendo este, também, o prazo da prescrição intercorrente, contados a partir do fim da suspensão por 1 (um) ano concedida.

O Artigo 205 do Código Civil determina que a prescrição ocorre em dez anos, a não ser quando haja lei fixando prazo menor.

A arrematante poderá desistir da arrematação, sendo-lhe devolvida a quantia depositada em juízo, se antes de expedida a carta de arrematação ou a ordem de entrega, o executado alegar algumas das situações previstas no art. 903 , § 1º do CPC .

O prazo é de até 24 horas após o encerramento do leilão.

Note-se que o auto deve ser assinado pos três pessoas, a saber: o juiz, o arrematante e o leiloeiro. Já a carta é assinada somente pelo juiz. A carta é o título aquisitivo da propriedade. Destina-se ao registro na circunscrição imobiliária.