Qual o prazo para fazer o teste da orelhinha?

Perguntado por: lcosta . Última atualização: 7 de janeiro de 2023
4.2 / 5 9 votos

Todos os recém-nascidos devem ser submetidos à TAN, preferencialmente nas primeiras 24 a 48 horas de vida, ainda na maternidade, ou no primeiro mês de vida, caso a criança tenha nascido em domicílio ou em serviço de saúde sem disponibilidade do exame [1,2,3].

O teste da orelhinha tem como objetivo identificar alterações na capacidade auditiva do bebê, e, por isso, é um teste importante para o diagnóstico precoce de surdez, por exemplo. Além disso, esse teste permite identificar pequenas alterações auditivas e que poderiam interferir no processo de desenvolvimento da fala.

A avaliação do frênulo lingual faz parte do exame físico do recém-nascido e deve ser realizada por profissionais da equipe de saúde que atendam o binômio mãe e recém-nascido na maternidade (entre 24h-48h de vida do recém-nascido), devidamente capacitados para essa avaliação.

Sinais de surdez em bebês
Não tem reação a sons altos; Falta reconhecimento à origem do som, exemplo quando algo produz som e a criança não se vira em direção ou olha para o local ou objeto de onde veio o som; Não faz sons com a boca (em tentativa de fala como má, dadá, etc.);

O teste da orelhinha precisa ser realizado ainda quando o bebê estar na maternidade, ou seja, logo após o nascimento. Caso não seja feito, até por volta de seis meses de vida é possível realiza-lo. Os casos com mais riscos são de crianças nascidas antes das 38 semanas de gestação.

Obrigatório há mais de três anos, o teste da orelhinha pode ser feito nos hospitais e maternidade do Sistema Único de Saúde (SUS) em todo o país. Ele não causa dor, dura alguns minutos e o resultado sai na hora. Porém o bebê precisa estar dormindo para fazer o teste.

O Teste da Orelhinha ou Triagem Auditiva Neonatal é um exame importante para detectar se o recém-nascido tem problemas de audição. Após a sua realização é possível iniciar o diagnóstico e o tratamento das alterações auditivas precocemente.

O nome técnico é triagem metabólica e permite a detecção de uma série de doenças como hipotireoidismo congênito, anemia falciforme, fenilcetonúria e fibrose cística.

Sinais de aviso: recém-nascido a 3 meses
Não responde à sons, músicas ou vozes. Não se acalma ao ouvir sons suaves. Não se move ou acorda com o som de vozes ou ruídos quando dorme em um local silencioso. Aos 2 meses, não emite sons vogais como “uuhhh” ou “aahh”.

O teste do olhinho ou teste do reflexo vermelho é um exame baseado na percepção do reflexo vermelho no olho do recém-nascido. Deve ser realizado no próprio berçário sempre antes da alta do bebê, nos primeiros 30 dias de vida.

Apesar de não prestar atenção o tempo todo aos sons do ambiente, se o bebê não se assusta com barulhos fortes e repentinos, também pode ser um sinal de que ele não está ouvindo direito. Observe ainda se quando acorda chorando ele se acalma ao ouvir a sua voz ou se é preciso que ele a veja para se tranquilizar.

A recomendação é que o exame seja realizado em até 30 dias de vida, preferencialmente entre os sete primeiros dias de vida, porém, caso o recém-nascido já tenha mais de 30 dias, o exame deve ser realizado o mais rapidamente possível.

Como é feito o teste
Ele é feito enquanto o bebê dorme, justamente para evitar algum tipo de incômodo. É introduzida uma delicada sonda no conduto auditivo da criança, que vai produzir o estímulo sonoro e captar seu retorno. Não se preocupe! Tudo isso é isento de dor e feito de maneira bem rápida.

O teste deve ser realizado nas primeiras 72h de vida até 30 dias no máximo. Será avaliado clinicamente o tamanho do frênulo, analisada a forma como mama e a pega no seio materno.

Para saber se o bebê escuta bem, você deve colocar as mãos atrás da cabeça dele. Então, a criança reagirá a este ou a qualquer outro ruído súbito se mexendo ou piscando os olhos.

Como aliviar o soluço
Deixar a criança em posição inclinada, para estimular que arrote mais um pouquinho. Se o bebê ainda estiver em fase de amamentação, colocá-lo ao peito, pois a sugada estimula o diafragma a voltar à condição normal.

Choros preocupantes
Caso o bebê tenha um choro sem energia, baixo, nasal, é gora de redobrar a atenção a outros sinais que podem acompanhar, como: febre, vômito, diarréia, bolinhas vermelhas pelo corpo, entre outros sinais que são incomuns. Nesse momento, confie em seus instintos, entre em contato com o seu médico.

O Teste do Olhinho custa R$200, em média, na cidade do Rio de Janeiro.

O exame é realizado por um otorrinolaringologista ou por um fonoaudiólogo, que irá introduzir uma sonda que emite um estímulo sonoro na orelhinha do bebê, que irá captar o retorno deste som.