Qual o prazo para extinção de um processo?

Perguntado por: rgarcia . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.7 / 5 6 votos

Quanto tempo leva para um processo ser extinto? Um processo é extinto quando restar clara a negligência das partes, mesmo que seja só de uma delas, porém é preciso uma inércia advinda delas, ou seja, que não se manifestem, que não pratiquem os atos processuais devidos, permanecendo o processo parado por mais de 1 ano.

– Houver perempção, litispendência ou coisa julgada. – Houver ausência de legitimidade ou interesse processual. – For acolhida alegação de existência de convenção de arbitragem ou quando o juiz arbitral reconhecer sua competência. – Houver desistência da ação.

No caso exposto, ao extinguir o processo sem a resolução do mérito, o juiz deixa de observar o procedimento previsto no art. 485, III, § 1º, do CPC. Traz, portanto, um erro de procedimento para a sentença.

A partir do oferecimento da defesa, portanto, a extinção do processo sem resolução de mérito deverá ser requerida pelo réu.

Com uma pesquisa realizada por número de CPF, é possível identificar a existência de ações onde você eventualmente conste como parte. É possível também solicitar certidão judicial, de forma gratuita e online, onde constará a existência ou não de ações judiciais nas quais o solicitante é parte.

Em regra, o autor poderá repropor a ação extinta sem julgamento do mérito se comprovar o pagamento ou depósito das custas e dos honorários advocatícios. Há, porém, uma ressalva. O inciso V do artigo 267 não permite a repropositura da ação extinta.

Ainda de acordo com a nova norma, os processos estarão aptos à eliminação após cinco anos do arquivamento definitivo.

O que é Extinção:
Extinção significa o efeito de extinguir-se e está diretamente relacionado com a biologia e ecologia. Extinção é a morte, o desaparecimento total de diversas espécies, como animais, plantas, e pode ocorrer por diversas causas, algumas inevitáveis e outras com uma causa específica.

A execução, no entanto, só se extingue com a satisfação do credor, ou quando o credor renuncia ao crédito.

Caso o seu processo tenha sido julgado extinto, o primeiro passo a se fazer é entrar em contato com seu advogado para que ele explique o motivo da extinção e lhe explique os próximos passos, se haverá o cumprimento da sentença, recurso ou mesmo um novo processo no futuro.

Conforme ilustra o Art. 924 CPC extingue-se a execução quando: a petição inicial for indeferida; a obrigação for satisfeita; o executado obtiver, por qualquer outro meio, a extinção total da dívida; o exequente renunciar ao crédito; e, ocorrer a prescrição intercorrente.

Em muitos casos, é possível consultar o andamento do processo e verificar a sua baixa definitiva por meio do número do processo ou pelo nome das partes envolvidas. Também é possível comparecer ao Fórum onde o processo foi julgado e solicitar informações sobre a baixa definitiva.

Qual é o recurso cabível contra o pronunciamento que julga a impugnação ao cumprimento de sentença? Se o pronunciamento judicial extinguir a execução: será uma sentença e caberá APELAÇÃO. Se o pronunciamento judicial não extinguir a execução: será uma decisão interlocutória e caberá AGRAVO DE INSTRUMENTO.

A execução será extinta sempre que o executado obtiver, por qualquer meio, a supressão total da dívida (art. 924 , CPC/2015 ), que ocorrerá com o reconhecimento de que não há obrigação a ser exigida, seja porque adimplido o débito, seja pelo reconhecimento de que ele não existe ou se extinguiu.

A reativação de processo extinto permite que a parte \proponha de novo a ação\, segundo inteligência do art. 486 do CPC , já que a prescrição somente pode ser interrompida uma única vez, por força do art. 202 do CC , não podendo a autora ser beneficiada pela própria inércia.

Incompetência Absoluta e Relativa: A incompetência (absoluta ou relativa) é defeito processual que, em regra, não leva à extinção do processo.... Tanto a incompetência absoluta como a relativa devem ser alegadas como questão preliminar na contestação (art. 64 , CPC )....