Qual o prazo para entrega de documentos na empresa?

Perguntado por: iximenes . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.3 / 5 9 votos

Desde a reforma trabalhista de 2017, os documentos que comprovem a comunicação da extinção contratual aos órgãos competentes, como as guias para recebimento do FGTS e do seguro-desemprego, devem ser entregues pelo empregador até o décimo dia após a dispensa, sob pena de multa.

Quais documentos uma empresa NÃO pode exigir na hora da contratação?

  • Exame de HIV;
  • Exames que comprovem gravidez;
  • Registros de dívidas ou não do candidato, como certidão negativa no SPC e Serasa, por exemplo;
  • Dados de antecedentes criminais;
  • Documento comprovando ausência de ações trabalhistas do candidato.

Quanto tempo uma empresa demora para chamar depois da entrevista? Em 44% dos casos, uma empresa demora até duas semanas para chamar depois da entrevista. Em 37% dos casos, uma empresa demora até uma semana para chamar depois da entrevista. E em apenas 4% dos processos seletivos, a empresa demora um dia para chamar.

A lei descreve a gestão de documentos como o grupo de procedimentos e operações técnicas que dizem respeito à produção, tramitação, uso, avaliação e arquivamento desses documentos, em fase corrente e intermediária, tendo como objetivo a eliminação ou o recolhimento para guardar permanentemente.

Em geral, os documentos trabalhistas devem ser guardados pelo prazo mínimo de 5 anos, contados da data do pagamento ao empregado, ou de 2 anos da rescisão contratual, em face do prazo prescricional para os trabalhadores urbanos e rurais. Termo de Rescisão do Contrato de Trabalho.

A tabela de temporalidade é um instrumento essencial à gestão de documentos, pois define os prazos de guarda e a destinação dos documentos produzidos e recebidos pela Câmara dos Deputados.

O empregador terá o prazo de 5 (cinco) dias úteis para anotar na CTPS, em relação aos trabalhadores que admitir, a data de admissão, a remuneração e as condições especiais, se houver, facultada a adoção de sistema manual, mecânico ou eletrônico, conforme instruções a serem expedidas pelo Ministério da Economia.

O que o RH leva em conta antes da contratação

  1. Apresentação do currículo. ...
  2. Experiências técnicas ou profissionais. ...
  3. Formação profissional. ...
  4. Comportamento na entrevista. ...
  5. Fit cultural. ...
  6. Estabilidade na sua vida profissional. ...
  7. Habilidade de liderança. ...
  8. Bons resultados nos testes de habilidades.

O empregador pode submeter o candidato à vaga de emprego a processo seletivo, realizado em única oportunidade ou em várias etapas, desde que não sejam ultrapassadas as negociações iniciais.

A discriminação e o assédio são comportamentos inaceitáveis no ambiente de trabalho. A empresa não pode discriminar um funcionário com base em características como raça, gênero, religião, orientação sexual, entre outros. Além disso, o assédio moral ou sexual é proibido por lei e deve ser combatido ativamente.

“Se o pedido for para todos os empregados da empresa ou para todos que forem exercer determinada função, não se configura ato discriminatório e nem passível de indenização por danos morais, pois não reveste de qualquer ilegalidade" explica Sérgio Schwartsman, do Lopes da Silva Advogados.

Quando faz exame admissional já está contratado? Não, pois caso os resultados do exame não correspondam aos estabelecidos pela empresa, não há obrigação da contratação.

A falta de colaboradores na área de recursos humanos e a sobrecarga de trabalho desses profissionais podem ser as principais causas dessa ausência ou demora em oferecer retorno num processo seletivo.

A CLT, contém previsão de contrato a prazo determinado (Contrato de Experiência) justamente para que a empresa/empregador, possa testar o empregado.

As cinco falhas mais comuns que fazem o currículo ser eliminado no processo seletivo, são :

  • 1 – Ignorar as instruções. ...
  • 2 –Não estar apto para a vaga. ...
  • 3 – Na hora da entrevista os detalhes importam. ...
  • 4 – Erros gramaticais. ...
  • 5 – Currículo confuso.

Como saber se a carteira já foi assinada? É possível saber se a carteira de trabalho foi assinada verificando, por exemplo, a Relação Anual de Informações Sociais (RAIS), através do número da carteira de trabalho (usando o CPF) direto no INSS (no site ou App).

É bastante comum que após ler o seu currículo, o recrutador pergunte por que você está interessado em trabalhar naquela empresa. É nessa hora que você deve mostrar que fez a lição de casa e pesquisou tudo o que precisava saber sobre ela, principalmente sua cultura.

O que é arquivamento de documentos? O arquivamento de documentos é o processo para fazer a guarda, controle e gerenciamento de documentos que não são mais usados regularmente. Além do armazenamento de dados, o termo arquivamento também se refere a guarda de documentos físicos.

Documentos como comprovantes de pagamento devem ser guardados por cinco anos, e estão inclusos o IPTU e IPVA, sem contar o DARFS. Notas fiscais de todos os produtos adquiridos ou serviços, precisam ser guardados tanto pelo prazo de garantia, como para evitar qualquer tipo de problema.

  • Os documentos de arquivo passam por três fases distintas de.
  • arquivamento para cumprirem seu ciclo de vida: fase corrente; fase.
  • intermediária; e fase permanente.