Qual o prazo para cumprimento de carta precatória?

Perguntado por: acosta9 . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.5 / 5 2 votos

90 dias

É inserido o prazo de 90 dias para o cumprimento e retorno da Carta Precatória pelo Juízo Deprecado, caso este não foi mencionado pelo juízo Deprecante.

O modo de cumprimento das Cartas Precatórias é ditado pela própria carta precatória em si. Ou seja, as instruções sobre o que o Juízo deprecante precisa que o Juízo deprecado cumpra.

Prazo de cumprimento da carta precatória: artigos 261 e 267 do CPC. A carta precatória não possui um prazo de cumprimento específico, pois quem definirá o prazo que o juiz deprecado terá para cumprir a execução da ordem definida será o juiz deprecante.

6.4. Ao receber a carta precatória, o juízo deprecado deverá oficiar ao juízo deprecante informando a data designada para o ato. 7. Publicar a expedição da carta precatória, para intimação das partes, sob pena de nulidade, caso haja advogado constituído.

Se tudo estiver regular, o juiz deprecado irá determinar o cumprimento do ato solicitado pelo juiz deprecante. Depois de cumprido, o advogado responsável pelo processo será intimado sobre o resultado e ela será devolvida ao juízo de origem no prazo de até 10 dias e as custas processuais deverão ser pagas.

1. É dever da parte autora efetuar o pagamento de despesas processuais, tais como o preparo de carta precatória.

O prazo para o oficial de justiça cumprir os mandados é, em regra, de 20 (vinte) dias a partir do dia útil seguinte à distribuição. Entretanto, em situações excepcionais, este prazo pode ser reduzido, como nas hipóteses de audiências próximas, liminares, mandados que se refiram a réus presos ou mandados de plantão.

"O Juiz deprecado somente pode recusar cumprimento à precatória e mandar devolvê-la nos casos do artigo 209 do Código de Processo Civil, ou quando entender que absolutamente competente é o próprio Juízo deprecado.

Além de carta precatória criminal e cível, há outras áreas do Direito que também podem expedir esse documento, porém, não há norma específica para cada uma, sendo utilizada em sua maioria as que constam no CPC.

De regra, o valor da causa será o mesmo do processo originário da precatória.

Portal Unificado da Justiça Federal da 4ª Região TRF4 | JFRS | JFSC | JFPR

  1. Preenchimento obrigatório: CPF ou CNPJ do Beneficiário:
  2. Preencher somente um dos campos abaixo: Número: Número de registro de precatório ou RPV (10, 15. ou 20 dígitos) ...
  3. Repita as letras no campo ao lado da imagem e clique no botão "Consultar"

Sempre que um precatório é validado para pagamento até o dia 1 de julho ele fica para o ano seguinte. Caso ele tenha sido posto depois desse período, ele fica para o ano subsequente.

Na página www.tjsp.jus.br/precatorios, no item Credores do menu lateral, acesse Lista de Precatórios Disponibilizados e Pendentes de Pagamentos, que direciona para sistema eletrônico de consulta.

O tempo que um processo fica em diligência pode variar bastante, a depender da complexidade do caso e das diligências que precisam ser realizadas. Não existe um prazo definido para a duração da diligência, pois cada caso é único e pode requerer diferentes investigações e busca por informações relevantes.

Na Comarca da Capital, o cumprimento das cartas precatórias do Juizado Especial Criminal compete à Vara do Juizado Especial Criminal Central e dos Foros Regionais (Varas Criminais), conforme o endereço para cumprimento da diligência (somente nos limites territoriais da cidade de São Paulo).

Feito o repasse pelo ente público devedor ao Tribunal, é feita a atualização dos valores devidos a cada credor. Em seguida, o Tribunal efetua o pagamento do precatório, seguindo as ordens das listas cronológicas e preferenciais.