Qual o prazo para atualizar o Cadastro Único?

Perguntado por: arocha . Última atualização: 1 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 8 votos

As famílias inscritas no Cadastro Único devem atualizar os dados a cada dois anos ou sempre que houver alguma alteração.

O prazo anterior venceu no dia 11 de novembro de 2022. Aquelas famílias que estão no Grupo 1 do processo de Averiguação Unipessoal, cujo prazo para atualizar o cadastro e evitar o bloqueio do PAB terminou em 11 de novembro, também terão até o dia 10 de fevereiro de 2023 para atualizar o Cadastro Único.

Até quando pode realizar o recadastramento? Os beneficiários do Auxílio Brasil têm até esta sexta-feira (11) para atualizar seus dados no Cadastro Único (CadÚnico).

E se não atualizar? A falta de atualização dos dados do Cadastro Único pode levar à suspensão de benefícios e posterior cancelamento. Se os registros não forem regularizados, as famílias podem ser excluídas do Cadastro Único a partir de julho de 2023.

A falta de atualização dos dados do Cadastro Único pode levar à suspensão de benefícios e posterior cancelamento. Se os registros não forem regularizados, as famílias podem ser excluídas do Cadastro Único a partir de julho de 2023.

Quem está inscrito no Cadastro Único poderá consultar seu Número de Identificação Social (NIS), código familiar, situação cadastral, data da última atualização e data limite para uma nova atualização cadastral por meio do aplicativo do Cadastro Único e também na versão web, no endereço cadunico.cidadania.gov.br.

Documentos obrigatórios para o cadastramento
a) CPF ou Título de Eleitor; Para os demais membros da família: b) Qualquer um dos documentos de cada uma das pessoas da família: Certidão de Nascimento, Certidão de Casamento, CPF, RG, Carteira de Trabalho ou Título de Eleitor.

Prazo: 11 de novembro de 2022.

Famílias com cadastro desatualizado desde 2016 ou 2017
Para evitar o bloqueio do Auxílio Brasil: Prazo: prorrogado por mais 30 dias, a contar de 14 de outubro de 2022.

Atualizar Cadastro Único pela internet

  1. Acesse o App Meu CadÚnico ou site;
  2. Selecione a opção “Atualização cadastral”;
  3. Faça login com dados do Gov.br;
  4. Preencha os dados, insira novas informações ou confirme as já existentes;
  5. Clique em “Enviar cadastro”.

Atualização do Cadastro Único pela internet é possível através do aplicativo. Inscrição no Cadúnico é exigida para receber benefícios como o Auxílio Brasil e Auxílio Gás.

O recadastramento no Cadastro Único é necessário para que pessoas idosas ou com deficiência recebam ou continuem a receber o Benefício de Prestação Continuada (BPC) em 2019. Com o BPC, o beneficiário recebe um salário mínimo por mês do Governo Federal.

Ultrapassar a renda máxima por pessoa
Se a família deixa de receber renda per capita de no máximo R$ 210, em uma filtragem do Ministério da Cidadania é possível que deixem de ser contemplados.

Aumento da renda familiar e falta de atualização de cadastro podem levar ao bloqueio dos pagamentos. O Auxílio Brasil é concedido a famílias em situação de extrema pobreza – aquelas que possuem renda familiar mensal per capita de até R$ 105.

Você pode fazer a atualização dos seus dados do Cadastro Único pela internet, através do Aplicativo do Cadastro Único.
...
Qualquer um dos documentos de cada uma das pessoas da família:

  1. Certidão de Nascimento;
  2. Certidão de Casamento;
  3. CPF;
  4. RG;
  5. Carteira de Trabalho; ou.
  6. Título de Eleitor.