Qual o prazo para abrir uma reclamação no Mercado Livre?

Perguntado por: ehipolito . Última atualização: 20 de janeiro de 2023
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caso se arrependa ou o produto apresente algum problema. Dependendo do produto, você tem 7 ou 30 dias, a contar da data de recebimento.

O vendedor não responder dentro do prazo determinado
Se o vendedor não responder a tempo, sua solicitação será aprovada automaticamente e o reembolso será processado em conformidade.

Como usar a garantia?

  1. Acesse Seguros, no Mercado Pago, selecione seu produto e clique em "Avisar sinistro".
  2. Vamos pedir que você nos conte o que aconteceu e ao final enviaremos seu sinistro à seguradora.
  3. Pronto! Assim que seu sinistro for aprovado, te informaremos sobre os próximos passos na seção Seguros e por e-mail.

Se o vendedor cancelou sua compra, não enviou o produto ou o produto não chegou para você como esperado, por favor, inicie uma reclamação. Caso você tenha comprado somente um produto, cancelaremos a compra e você não terá que pagar nada.

Uma vez que a mediação é encerrada, não é possível reabrir a mesma, sendo assim sugerimos que entre em contato com o vendedor pelo campo de mensagem da compra para que juntos possam chegar a um acordo.

O valor cobrado está correto, conforme disposto nos termos e condições do nosso site, o custo de devolução é de responsabilidade do vendedor. O Mercado Livre cobre uma porcentagem do custo de devolução, mas é divido com o vendedor.

Passaram-se 30 dias desde que a venda foi feita ou do envio da última mensagem: se isso ocorrer, a conversa será desativada até o comprador te escrever novamente.

É só acessar sua compra e clicar na opção 'Preciso de ajuda. Depois, selecione Tenho problema com um produto. Neste momento, verá as opções com o motivo do seu problema. Ah, é importante que não encerre o protocolo enquanto o seu problema não estiver 100% resolvido.

Se a empresa se recusa a fazer a restituição dos valores, considera-se uma violação ao Direito do Consumidor. Portanto, se o problema não for sanado diretamente com o fornecedor do produto ou do serviço adquirido,será possível que o consumidor entre com uma ação junto com a justiça para solucionar de vez o problema .

O dinheiro é reembolsado no mesmo meio de pagamento usado para comprar. Em alguns casos, oferecemos o reembolso no Mercado Pago se você pagou com cartão de crédito à vista ou débito sem usar o carrinho de compras, para que você receba o dinheiro no ato, sem ter que esperar.

O consumidor registra sua reclamação e a empresa tem até 10 dias para analisar e responder. Em seguida, o consumidor tem até 20 dias para comentar e avaliar a resposta da empresa, informando se sua reclamação foi Resolvida ou Não Resolvida, e ainda indicar seu nível de satisfação com o atendimento recebido.

Se o usuário não receber o produto, Mercado Livre garante 28 dias de cobertura a partir do momento em que o usuário efetuou a compra. Se o usuário se arrepender ou receber um produto diferente, incompleto ou com defeito, ele tem 30 dias corridos a partir da data de entrega para solicitar a devolução.

Para exercer a garantia legal basta que o consumidor apresente a reclamação juntamente com o comprovante de compra, dentro de 30 dias, para serviços e produtos não duráveis, ou 90 dias, para serviços e produtos duráveis.

Esta pode ser comprovada com a fatura do cartão de crédito, o certificado de garantia preenchido pela loja, tíquetes, etiquetas, código de barras, e até mesmo por meio de testemunhas.

A recomendação da própria plataforma é que os usuários evitem contatos e negociações diretas com os vendedores, não trocando e-mails ou telefone e preferindo a ferramenta de chat e os espaços para perguntas do próprio Mercado Livre.

Se o seu status mostrar Entregue, mas você ainda não recebeu seu pedido, verifique com seus familiares ou vizinhos para ver se eles o receberam em seu nome. No caso de ninguém ter recebido a sua encomenda, terá de solicitar um pedido de reembolso.