Qual o prato preferido de Oxóssi?

Perguntado por: ufernandes2 . Última atualização: 1 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 18 votos

Axoxô ou oxoxô é um prato típico da cozinha afro-baiana e também uma comida ritual dos orixás Oxóssi, Ogum e Olocum no candomblé e umbanda. Possui duas versões: uma consistindo em milho vermelho cozido, e outra em feijão-fradinho com carne-seca, cebola, pimenta-do-reino, cheiro-verde, tomate e pimentão.

Oxóssi também é considerado um orixá de contemplação, amante das artes e das coisas belas, sendo também um caçador de axé. Ou seja, ele busca as boas influências e energias positivas para um ilé, espaço onde são realizadas as festas públicas no Candomblé.

Filho de Oxóssi não come milho vermelho, nem milho verde. Oxalá tem quizila a todas as comidas preparadas no azeite de dendê, portanto os filhos de Oxalá não podem comer delas.

Oxóssi é a divindade da caça que vive nas florestas. Seus principais símbolos são o arco e flecha, chamado Ofã, e um rabo de boi chamado Eruexim. Em algumas lendas aparece como irmã de Ogum e de Exú . É o orixá da caça; foi um caçador de elefantes, animal associado à realeza e aos antepassados.

Oxossi – Coco, cana de açúcar, abacaxi, laranja, limão, camboatá, caju, acerola, sapucaia, cacau, mangaba, butiá, nêspera (ameixa branca), frutinhas de mato (abiu, bacaba, bacuri, murici, pequi, etc).

Então Oxóssi jurou que nunca mais comeria o mel. Pois o mel o faria lembrar de todo sofrimento seu e do seu filho. Por isso Oxóssi não leva mel e Logun é lavado com açúcar mascavo e gengibre.

Que Oxóssi me traga a fartura e abençoe meu caminho. Peço a sua bênção, meu Pai Oxóssi, guia meus passos e me proteja. Oke arô!

Estar em meia a florestas e matas é a melhor forma de se conectar a Oxóssi. Outra maneira é cultivar plantas em sua casa. Ele traz auxílio para o sustento e para atrair boas influências e boas energias.

Axoxô ou oxoxô é um prato típico da cozinha afro-baiana e também uma comida ritual dos orixás Oxóssi, Ogum e Olocum no candomblé e umbanda. Possui duas versões: uma consistindo em milho vermelho cozido, e outra em feijão-fradinho com carne-seca, cebola, pimenta-do-reino, cheiro-verde, tomate e pimentão.

Cores: azul-claro, verde-claro e branco.

Oxóssi é o caçador protetor das matas. Rege a fartura de alimentos. Para ter sua proteção, use às quintas-feiras roupas ou peças verdes ou azul-turquesa e ofereça-lhe milho cozido com lascas de coco. Seus números para sorte: 4, 6 e 42.

Milho Assado para Oxóssi
Para pedir uma mesa sempre farta. Asse as espigas preferencialmente sobre a brasa de carvão. Fatie o coco finamente. Depois de bem assadas, arranje as espigas sobre as palhas no alguidar; cubra com as fatias de coco e regue com bastante melado fazendo uma espiral do centro para a borda.

Por serem cuidadosos, vão levar um bom tempo para se declarar. No entanto, quando o fizerem, surpreenderão a outra pessoa, pois eles se tornam bastante expansivos, dedicados e fazem tudo que estiver ao seu alcance para conquistar a pessoa amada. Admiram beleza, otimismo, inteligência e bom humor.

Oxóssi – Antúrio, Samambaia, folhagens e flores em geral.

Tronqueira (Ogum/Oxóssi/Obaluayê), Exu Mangueira, Exu 7 Folhas Verdes (Oxalá/Oxóssi), Exu Folha Verde, Exu das Matas, Exu Cipó, Exu Samambaia, Exu Pantera Negra (Oxóssi/Omolu), Exu 7 Garras (Oxalá/Oxóssi), Exu Pimenta (Oxóssi/Xangô), Exu Arranca Toco (Obaluayê/Ogum/Oxóssi), Exu Quebra Galho (Oxóssi/Ogum) , Exu Abre ...

Oxóssi e Oxum se apaixonaram logo quando se conheceram, mas por saber que Oxalá não aceitaria tão facilmente o relacionamento, a Orixá teve a ideia de vestir Oxóssi como uma mulher, o levar para o palácio e apresentá-lo como uma amiga.