Qual o prato campeão de consumo em São Paulo?

Perguntado por: amaia . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.6 / 5 15 votos

Boa parte da população considera o virado à paulista um dos “marcos” da cidade e a principal comida típica de São Paulo. Ele é feito com arroz, massa de feijão com farinha de mandioca, couve refogada, banana à milanesa, ovo frito e carne de porco na forma de bacon, torresmo, linguiça e bisteca.

Virado à paulista

Virado à paulista
Boa parte da população considera o virado à paulista um dos “marcos” da cidade e a principal comida típica de São Paulo. Ele é feito com arroz, massa de feijão com farinha de mandioca, couve refogada, banana à milanesa, ovo frito e carne de porco na forma de bacon, torresmo, linguiça e bisteca.

Virado à paulista
Um prato que teve origem nas expedições dos bandeirantes e faz parte da cultura paulista até hoje, sendo o mais conhecido entre os pratos típicos de São Paulo. E não há nada melhor do que começar a semana com o arroz, tutu de feijão, bisteca, ovo frito, torresmo e banana frita, não é?

Espaguete

De acordo com pesquisas do setor alimentício, o macarrão está presente em 98,7% dos lares brasileiros, sendo, o espaguete, o grande expoente de vendas da categoria, representando cerca de 60% desse total.

feijoada

Considerada por muitas pessoas o prato nacional, a feijoada é muito consumida em vários países de língua portuguesa. A receita original surgiu no norte de Portugal e se espalhou pelo mundo no período das grande navegações.

A análise estratificada por grandes regiões confirmou que em todo o País arroz, feijão, café, pão de sal e carne bovina são os cinco alimentos com maior prevalência de consumo.

A cozinha mineira é repleta de iguarias que agradam aos mais diversos paladares

  • Frango com quiabo. ...
  • Tutu. ...
  • Feijão tropeiro. ...
  • Leitão a pururuca. ...
  • Vaca atolada. ...
  • Doce de leite. ...
  • Goiabada cascão. ...
  • Pão de queijo.

Desde março de 2022 até março deste ano foram servidas 1.796.278 refeições nas 27 unidades móveis implantadas no estado, sendo que 8.200 são oferecidas por dia, nos 27 caminhões que fazem a distribuição das marmitas.

Sobre o Bom Prato
Criado em 28 de dezembro de 2.000, o programa Bom Prato tem como objetivo oferecer refeições saudáveis e de alta qualidade a um custo acessível à população de baixa renda ou em situação de vulnerabilidade. Atualmente, conta com 107 unidades instaladas no estado, sendo 73 fixas e 34 móveis.

Em janeiro de 2001, o então governador Mario Covas inaugurava o primeiro restaurante Bom Prato, no bairro dos Campos Elíseos.

Feijoada. A feijoada é considerada o prato mais popular no Brasil, é um cozido feito com feijão preto e pedaços de porco, servido com rodelas de laranja, arroz, torresmo, farofa e couve.

Referência em Frutos do mar, camarão, lagosta, peixes, carnes, saladas, à parmegiana, os premiados Restaurantes Coco Bambu possuem um amplo cardápio, com comidas e bebidas diferenciadas, feitas com os melhores ingredientes, pratos bem servidos,com valores acessíveis .

A peça pedida por Vinícius Jr., Éder Militão e Gabriel Jesus, acompanhados do ex-jogador Ronaldo Fenômeno, chega a custar o equivalente a cerca de US$ 1,7 mil. Mas o prime rib coberto com folha de ouro está longe de ser o prato mais caro do mundo: o g1 encontrou cardápios com itens de até US$ 25 mil.

Alimento mais consumido: Arroz
A pesquisa mais recente sobre o assunto afirma que o alimento mais consumido é o arroz. Comparando com a pizza, o arroz é bem dependente. Afinal, dificilmente se come arroz sozinho. Por outro lado, ele é versátil.