Qual o povo que mais toma banho?

Perguntado por: rmonteiro . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.5 / 5 6 votos

A nível mundial, os brasileiros são os que tomam mais banhos e os chineses os que vão menos ao chuveiro. Na Europa, os italianos estão em primeiro lugar nos banhos diários. Há ativistas que "fogem aos banhos diários", no entanto, a maioria dos especialistas diz que não há razões para resistir a entrar no chuveiro.

França

Então imagine sete! Pois, saiba que uma em cada 29 pessoas na França toma apenas um banho por semana, de acordo com uma nova pesquisa. Por outro lado, 11,5% dos homens e mulheres do país afirmaram tomar banhos vários vezes ao dia.

As condições de higiene sanitária na Índia são bastante precárias. Cerca de 750 milhões de pessoas não têm acesso a banheiros ou rede de esgoto nesse país.

De acordo com o mapa, cujos dados dão de um estudo da @TheGlobal_Index de 2021, os italianos são os que tomam mais banho: mais de 95% da população toma banho diariamente. Em segundo lugar aparece Portugal (entre 85% e 94%), seguido de Espanha e Grécia (entre 75 e 84%).

Já parou para pensar que, nós brasileiros, temos o costume de tomar muitos banhos por dia?

Segundo dados do nosso Painel de Uso de Cuidados Pessoais, que representa um universo de 115 milhões de pessoas de todas as classes sociais e regiões do País, 68% dos brasileiros tomam, em média, dois banhos por dia.

Em países quentes, como é o caso do Brasil, há uma cultura de que um ou mais banhos por dia são necessários para garantir a limpeza corporal. O problema desse hábito é que isso prejudica o manto hidrolipídico, uma proteção natural produzida pelo organismo e que fica acima da camada mais externa da pele.

6. Japão. No Japão, a média é de seis banhos por semana, com um uso maior da banheira para a atividade. Uma curiosidade é que os japoneses usam muito as fontes de águas termais para se banhar, por acreditarem em seus benefícios para a saúde, principalmente para a pele e a circulação.

A cada cinco desodorantes fabricados no mundo, um é consumido no Brasil. Seja por sua população numerosa ou pelo clima predominantemente quente, que exige mais cuidados com a transpiração, o país lidera o mercado mundial de desodorantes.

O brasileiro toma banho em média 8,5 vezes por semana. Entre os americanos, esse número é de 6,5 vezes.

Os indianos tomam banho de balde
Mas posso dizer que a grande maioria mantém o costume do banho de balde, especialmente em cidades menores e nos vilarejos. Essa preferência pelo banho de balde, mesmo após o advento da água encanada e do chuveiro, não derivou de um único fator.

O legado indígena para os brasileiros
Todos se depilavam, cortavam e lavavam os cabelos. Para isso, usavam produtos vegetais como o óleo de andiroba e extrato de pitanga, que ainda hoje são usados na indústria de higiene pessoal. Também veio deles o costume de tomar banho diariamente, ato que os portugueses evitavam.

Tradicionalmente, a cultura indiana valoriza a higiene pessoal, mas observa menos a do ambiente comunitário. Lá, deve-se sempre tomar banho antes de entrar numa cozinha ou depois de fazer o número 2. Nas ruas, ambulantes fazem e servem comida a menos de 1 metro das valas onde o esgoto corre a céu aberto.

De acordo com os dermatologistas, a falta de banho não é recomendada e há riscos de comprometer a saúde. O banho diário faz parte da rotina de boa parte dos brasileiros. É bastante comum também que as pessoas tomem mais de um banho por dia, principalmente no verão.

Os brasileiros tem sim o hábito de tomar banho diariamente, ao menos a maioria de nós, diferente de países com climas frios. Aliás, esse é o principal motivo, o clima, como já bem dito pelo Gonçalo Melo-Caraglio.